Pequeno no espaço, grande no estilo: estas são as melhores idéias de decoração para pequenas salas de estar

Pin
Send
Share
Send

crédito: Stephen Paul para Hunker

Quando se trata de relaxar, cochilar, dar festas ou se acomodar em maratonas de filmes, a maioria dessas atividades é realizada em uma área da casa: a sala de estar. Como o nome sugere, certamente vivemos muito nessas salas. E no final do dia, não importa realmente se o seu espaço possui tetos de catedral e uma planta ampla - as mesmas atividades podem ser desfrutadas com a mesma facilidade em um layout minúsculo.

Ao iniciar o brainstorming de idéias de decoração de salas de estar pequenas, você provavelmente descobrirá que alguns desafios esperam por você. Mas com um pouco de criatividade e este guia útil, você descobrirá que esses obstáculos serão mais fáceis de enfrentar do que você pensava. No entanto, lembre-se de que uma sala especialmente pequena exigirá ainda mais criatividade do que um espaço de tamanho médio. E o armazenamento provavelmente será a parte mais difícil, mas é possível com as peças de móveis certas e um pouco de raciocínio.

Por fim, convém levar em consideração seu orçamento. Felizmente, a falta de metragem quadrada significa que você não precisará de tantas coisas, portanto economizará dinheiro automaticamente a esse respeito. Por outro lado, você pode optar pela qualidade em detrimento da quantidade em uma pequena sala de estar, por isso precisará considerar isso ao começar a alocar fundos.

É tudo sobre o layout

crédito: New Darlings

Antes de comprar uma única peça de mobiliário ou qualquer objeto decorativo, você deve criar um layout possível para a sala. Se você não planeja incluir uma TV, ótimo - você terá opções quase ilimitadas sobre como deseja organizar seu espaço. Mas se você estiver incluindo uma TV em sua sala, precisará centralizar seus assentos em volta dela, e isso pode limitar suas opções.

Você também terá que considerar a localização das janelas, tomadas elétricas e como você e sua família se moverão pelo espaço (você não deseja colocar o sofá no meio de uma passarela). Tentar navegar em uma pequena sala de estar com móveis repletos de brânquias é uma receita de frustração, sem mencionar provavelmente um risco de tropeço. Ao planejar seu layout, deixe espaço para respirar e se movimentar. Você não precisa preencher uma pequena sala de estar com excesso de móveis e decoração ... menos é realmente mais nessa situação.

Por exemplo, neste espaço pertencente a Robert e Christina de New Darlings, eles levaram em conta as janelas, junto com o balcão da cozinha nas proximidades. Um sofá em forma de L e uma pequena mesa de café se encaixam perfeitamente.

Vamos falar sobre armazenamento e organização

crédito: Tessa Neustadt para Emily Henderson

Compreensivelmente, pode ser difícil obter armazenamento em um espaço pequeno. Mas se você der uma olhada em alguns dos melhores designs de sala de estar aconchegantes do mercado, notará que os proprietários de imóveis incorporaram opções inteligentes de armazenamento em seu espaço.

Uma dessas idéias de decoração de sala de estar que nunca sai de moda é uma mesa de console, que não ocupa muito espaço e pode ser colocada atrás do sofá ou contra a parede. Foi o que Mel Burstin, da Emily Henderson Design, fez nesta sala de estar e encheu as prateleiras superiores e abertas de livros, velas e outros itens essenciais.

Tente escolher móveis que tenham um componente de armazenamento, como um otomano que se abre para que você possa guardar itens dentro. Hoje existem tantas estantes de livros disponíveis que você certamente encontrará uma solução para caber até nos cantos mais pequenos - e lembre-se de que também pode pendurar prateleiras flutuantes. Utilize um armário próximo e guarde alguns itens essenciais da sala de estar. Os embutidos também funcionam lindamente, se você tiver o orçamento, principalmente quando colocado ao longo da parede ao redor de uma TV.

Por último, mas não menos importante, decoração da sala de estar

crédito: Stephen Paul para Hunker

Agora que você criou um layout e amplas soluções de armazenamento, é hora de se aprofundar em pequenas idéias de decoração de salas de estar.

Primeiro de tudo, móveis são super importante ao montar uma pequena sala de estar. Os seccionais são adoráveis, mas podem não ser a melhor opção de assento em um aperto apertado. Em vez disso, por que não ser criativo com poltronas e outros sofás de dois lugares? Ou então, você pode comprar um sofá comum e fornecer assentos extras com cadeiras de destaque, algo que a blogueira Ashley Hosmer fez em sua sala de estar. Além disso, diminua as mesas de centro e as laterais - ou simplesmente as renuncie se desejar manter seu espaço aberto.

A iluminação também é um fator importante. Um candelabro é uma maneira divertida de criar um ponto focal em uma pequena sala de estar, mas se estiver sobrecarregando o espaço, pode ser necessário mudar para um suporte embutido ou semi embutido que seja firme no teto e não concorra com o resto da sua decoração. Se você tem pouca superfície de mesa, um candeeiro de mesa provavelmente não é a melhor opção. Em vez disso, considere instalar arandelas de parede que não precisam de uma superfície de mesa e não exigem muito espaço.

Como mencionado anteriormente, quando se trata de decoração, é melhor praticar a filosofia "menos é mais" em uma pequena sala de estar. Seja seletivo com os objetos exibidos e mostre apenas peças que são sentimentais ou criem o impacto visual certo. Isso vale para arte de parede, objetos de mesa, plantas e livros de mesa de café também.

E aí está - sua pequena idéia de decoração de sala de estar está completa. Agora, tudo o que resta a fazer é se instalar, relaxar e desfrutar de todo o seu trabalho duro.

Pin
Send
Share
Send