Como pintar listras em uma parede

Pin
Send
Share
Send

Crédito: The Home DepotPintar as listras na parede é uma maneira de fazer uma sala parecer maior.

Para alguns, pintar uma sala é uma tarefa a ser concluída o mais rápido possível, mas para outros é uma chance de exercitar a criatividade artística. Se você é do último tipo e procura uma maneira de alterar a sensação espacial de uma sala, tente pintar listras. As listras verticais da parede fazem o teto parecer mais alto, assim como as listras verticais nas roupas fazem a pessoa parecer mais alta. Listras horizontais, por outro lado, fazem paredes opostas parecerem mais afastadas. Além dessas alterações na percepção espacial, as listras também conferem uma qualidade de mansões à moda antiga, como as suntuosas plantações no sul do país.

As faixas ficam melhores quando não são muito largas. Designers recomendam uma largura de 4 a 12 polegadas. Embora cores nítidas e contrastantes possam ser dramáticas e interessantes, elas também podem ser chocantes; portanto, a menos que você esteja pintando um salão de festas, provavelmente você deve ficar com cores próximas umas das outras. Uma boa estratégia é escolher as cores do mesmo cartão de amostra, mas não há regra. Se você quiser usar tinta que você já tem, não há motivo para não usá-lo.

Planejando o layout

credit: Value PaintingDivide a largura da parede por um número ímpar para garantir listras correspondentes nos cantos.

As listras não precisam ter a mesma largura, mas uma sala geralmente parecerá mais aconchegante e relaxante, se for o caso. Para descobrir quantas listras caberão na parede, meça o comprimento ou a largura da parede, dependendo de você estar pintando listras verticais ou horizontais. Divida essa medida por qualquer número para determinar a largura de cada faixa e o número de faixas a serem pintadas. Lembre-se da faixa de largura padrão, entre 4 e 12 polegadas.

Se o número for ímpar, garante que as listras nos cantos sejam da mesma cor e contribui com um elemento de uniformidade. Por exemplo, suponha que você esteja pintando listras horizontais em uma parede de 3 metros. Divida a altura da parede (96 polegadas) por 9 e você terminará com nove faixas horizontais, cada uma com uma largura de 10,7 polegadas (arredondadas até 11 polegadas) e faixas correspondentes na altura do piso e do teto. Por outro lado, você pode dividir por um número maior, digamos 21, para obter listras mais estreitas (4 1/2 polegadas) e mais.

Disposição das listras

crédito: The Home DepotUse um nível para garantir que suas listras estejam perfeitamente verticais ou horizontais.

Você pode pintar listras sobre uma cor de parede existente, mas na maioria dos casos, provavelmente desejará alterar a cor aplicando uma nova camada de tinta. Dê a este subpêlo pelo menos 4 horas para secar antes de esticar as listras. Espere durante a noite, se puder. Quanto mais tempo a tinta secar, menor a chance de ela sair quando você remover a fita usada para colocar as listras.

Use uma fita métrica e um lápis colorido com um matiz próximo à cor da parede para marcar as posições das listras e desenhe-as na parede usando um nível e uma régua. Um nível é uma ferramenta essencial, porque se as listras não forem exatamente verticais ou horizontais, seu olho perceberá. Depois de desenhar as linhas, coloque a fita do pintor ao longo de cada uma delas, mantendo a borda da fita alinhada com a parte da faixa que você vai pintar.

Antes de pintar a faixa, é uma boa idéia aplicar mais uma camada da cor base subjacente na área da faixa, diretamente sobre a fita. Deixe a tinta secar por 2 a 3 horas e selará a borda da fita, impedindo que a cor da faixa superior escoe e garantindo uma borda reta e limpa.

Pintando as listras e removendo a fita

Crédito: Bunnings WarehouseRemova a fita com cuidado para evitar puxar a tinta da parede.

Quando a fita estiver no lugar, basta aplicar a cor da faixa com um pincel ou rolo, cobrindo completamente a borda da fita que define a faixa. A menos que as cores sejam muito semelhantes, você provavelmente precisará de dois casacos. Deixe a primeira demão secar por cerca de 2 horas antes de aplicar a segunda.

A remoção da fita é provavelmente a parte mais crítica de todo o procedimento. Você deve fazê-lo cerca de uma hora após pintar a camada final, enquanto a tinta ainda é macia o suficiente para separar facilmente na linha da fita. Puxe a fita devagar e com cuidado, dobrando-a para baixo e afastando-a da parede. Tenha cuidado para evitar a tinta molhada na parede, no chão ou em suas roupas. Mantenha um saco de lixo de plástico à mão e deposite cada pedaço de fita diretamente no saco assim que removê-lo. Dessa forma, você não pisará acidentalmente em um pedaço de fita adesiva com tinta fresca e rastreará a tinta por toda a sala.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Listras Verticais na Parede. PALOMA SOARES (Abril 2024).