Poliolefina vs. PVC

Pin
Send
Share
Send

Existem potencialmente centenas, senão milhares, de diferentes tipos de plásticos disponíveis no mundo hoje. Eles são fabricados em todo o mundo e utilizados para vários produtos, incluindo embalagens, embalagem retrátil, brinquedos, móveis e até produtos de beleza. Obviamente, pode ser difícil classificar todos os diferentes nomes de plásticos e polímeros, como poliolefina ou PVC.

Um tubo de PVC sendo instalado em um edifício

Poliolefina

A poliolefina é um polímero termoplástico orgânico que possui uma textura cerosa. O termo significa literalmente "semelhante a óleo". Este plástico é criado através de uma técnica complexa conhecida como polimerização. É inodoro e não poroso, tornando-o ideal para uso em vários itens, incluindo plásticos estruturais, vários produtos industriais, vários bens de consumo e, mais comumente, em embalagens de alimentos como um tipo de embalagem retrátil.

PVC

PVC é a abreviação de cloreto de polivinil. O PVC também é um tipo de polímero e é um dos tipos de plástico mais usados ​​em todo o mundo. Esse termoplástico é composto de 57% de cloro e 43% de carbono, tornando-o menos confiável em recursos não renováveis, como óleos brutos ou gases naturais. O PVC é usado em uma infinidade de produtos, de produtos de beleza a móveis, embalagens e como embalagem retrátil.

Semelhanças

Uma das maiores semelhanças entre poliolefina e PVC é o fato de que ambos os plásticos podem ser usados ​​em uma variedade de produtos: artigos de beleza, móveis, embalagens e embalagens retráteis. Ambos os produtos podem durar vários anos, sem degradar de forma alguma. Por fim, o PVC e a poliolefina são resistentes a fluidos de limpeza, gases automatizados e gases marinhos.

Diferenças

Embora ambos atendam a muitos propósitos, alguns produtos se beneficiam de serem feitos de poliolefina em vez de PVC. Por exemplo, o invólucro retrátil fabricado a partir de poliolefina é preferido porque não se torna quebradiço à medida que envelhece, nem fica amarelo ou se quebra, em oposição ao envoltório retrátil de PVC. Além disso, durante a produção de PVC, o odor e a fumaça são produzidos em grande número, o que cria depósitos no PVC durante a embalagem; esse mesmo problema não ocorre com a produção de poliolefina. Por outro lado, em termos de outros produtos, o PVC pode suportar períodos mais longos de exposição aos raios UV sem degradar.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Química - Polímeros Artificiais: Polietileno, Polipropileno, Poliestireno, PVC, PVA, Teflon e Náilon (Abril 2024).