Como converter uma tomada elétrica de não aterrada para aterrada

Pin
Send
Share
Send

Se você mora em uma casa antiga sem um painel aterrado, não é exigido pelo Código Elétrico Nacional que atualize suas tomadas não aterradas em outras, mas, por razões de segurança, convém fazer isso de qualquer maneira. Na verdade, existe apenas uma maneira de cumprir isso, e instalar um novo painel aterrado e religar as tomadas com cabos que incluem um fio terra. Isso dá muito trabalho, e a NEC permite uma solução alternativa - substitua a primeira tomada em cada circuito por uma tomada de interrupção de falta à terra e identifique corretamente cada tomada de três pinos que você instalar.

Alternativas inseguras

Antes de considerar a maneira correta de converter tomadas não aterradas em aterradas, é importante considerar algumas estratégias comuns e entender por que elas são não compatível com o código:

  • Passando um fio terra para um cano de água próximo ou peça de metal aterrada deixa o fio terra exposto e perigoso, e não há garantia de que o metal ao qual você está conectado esteja realmente aterrado. Em muitos casos, existe uma alta resistência que impede um caminho claro para o aterramento e sai da saída sem proteção do aterramento.
  • Conectando o terminal de terra ao neutro por meio de um jumper o cabo pode energizar qualquer coisa que você conectar na tomada - mesmo quando não estiver ligado, e você poderá sofrer um choque. Isso ocorre porque a corrente está passando pelo fio terra até a carcaça do equipamento.
  • Executando um fio terra separado de volta ao seu painel aterrado e conectando-o ao barramento de terra parece uma boa solução, mas deixa o fio terra exposto e vulnerável a danos. Para estar em conformidade, o fio deve estar contido no mesmo revestimento que os fios quente e neutro.

Todas essas soluções são realmente mais perigosas do que deixar a saída de duas pontas como ela é, porque a saída de três pontas cria a impressão de aterramento adequado quando, de fato, esse aterramento pode não existir.

Substituindo tomadas por GFIs

As saídas GFI monitoram a diferença entre a corrente que circula nos fios quente e neutro e, quando uma diferença superior a 5 miliamperes é detectada, um disjuntor dispara e a energia é desconectada. Embora isso não seja um aterramento verdadeiro, ele fornece proteção contra eletrocussão, incêndios e danos aos seus aparelhos. Um GFI não protege equipamentos eletrônicos sensíveis que pode suportar danos causados ​​por correntes inferiores a 5 miliamperes. Um GFI também não deve ser usado com um filtro de linha, porque o filtro de linha usa o fio terra para redirecionar o excesso de corrente.

Procedimento para substituir uma tomada

Etapa 1 Desligue a energia

Desligue o disjuntor que controla o circuito no qual você está trabalhando. Teste a tomada com um testador de voltagem sem contato para confirmar que não há voltagem.

Etapa 2 Desconecte a tomada antiga

Desaparafuse a placa de cobertura, desaparafuse e remova a tomada da caixa elétrica. Desconecte os fios da linha; se não estiverem claramente marcados, identifique o fio quente com fita preta. Se houver outro par de fios conectado à tomada, desconecte-os e identifique o fio quente da mesma maneira.

Etapa 3 Conecte a nova tomada

Olhe na parte de trás do GFI - você verá uma etiqueta identificando um par de terminais como "Linha" e um como "Carga". Conecte os fios da linha aos terminais da linha. Se você conectar os fios ao outro par de terminais, o GFI ainda terá energia, mas não fornecerá nenhuma proteção. Conecte os fios de carga aos terminais "Load", depois aparafuse a tomada na caixa e recoloque a placa de cobertura.

Etapa 4 Rotule a tomada

Coloque uma etiqueta na placa que diz "Nenhum equipamento aterrado". O NEC exige esse rótulo quando um GFI é usado para essa finalidade. Geralmente é fornecido na caixa em que a tomada veio.

Pin
Send
Share
Send