As luzes negras são perigosas?

Pin
Send
Share
Send

Uma característica comum em lojas de acessórios para festas, danceterias e dormitórios de faculdade, as luzes negras emitem uma qualidade índigo altamente saturada. Embora o efeito mental dessas luzes possa variar de etéreo a perturbador e profundamente calmante, a natureza ultravioleta da luz pode causar mais danos do que a lâmpada comum.

Uma água-viva sob luz UV

Física

A "luz negra" emitida pelas lâmpadas e tubos de cor púrpura é um comprimento de onda invisível da luz com qualidades UV. À medida que a luz sai da fonte, os fótons podem atingir certos materiais, liberando outros fótons que fazem com que certos objetos e substâncias brilhem. Quando o filamento está aceso, os comprimentos de onda UV mais longos ultrapassam o vidro e não são filtrados pelo corante escuro: a razão da cor violeta e azul da luz.

Perigos potenciais

Enquanto a maioria dos físicos e profissionais de entretenimento citados tendem a concordar que uma exposição limitada à luz negra provavelmente não causará danos, várias alegações recentes regeneraram o escrutínio quanto aos efeitos na saúde das luzes UV. A exposição a comprimentos de onda UV, inicialmente considerados seguros devido à sua qualidade não ionizante, tem sido associada a possíveis crescimentos de melanoma maligno. Embora não tenham sido realizados estudos para reproduzir esse efeito em humanos, estudos recentes recomendam uma exposição limitada sob as luzes.

Perigos oculares

A iluminação emitida por uma luz negra é semelhante à luz solar, pois é considerada inofensiva aos olhos - a menos que você olhe a fonte sem proteção. De fato, como um raio ultravioleta, a luz negra faz parte de um espectro incluído na luz solar natural. O perigo, assim como outras lâmpadas, ocorre quando o contato visual prolongado ocorre com a luz negra, causando danos permanentes à retina, comumente referidos como "cegueira da neve".

Perigos para a pele

Como a luz negra, na maioria das vezes, não é visível, é muito difícil avaliar sua intensidade. De acordo com um estudo realizado pela International Radiation Protection Association, o limite de exposição a uma onda ultravioleta de 60 joules / metro é de oito horas. Considerando que a lâmpada preta média de 40 watts produz 40 joules por segundo (que depois dividimos pelas paredes e pelo teto do espaço), isso coloca a "taxa de exposição" média atingida em meia hora ou menos.

Perigos gerais de UV

Ao considerar a inclusão ou não de luzes negras como um complemento para a sua casa ou local de artes, lembre-se desses fatos: sob exposição prolongada e intensa aos raios UV, muitos plásticos ficam amarelados. De acordo com a Oftalmologia Investigativa, camundongos expostos a comprimentos de onda UV por 12 horas por dia durante 90 semanas desenvolveram mutações extremas nas lentes e retinas. Além disso, "catarata nuclear", o termo para um bronzeado permanente do olho, ocorreu em seres humanos depois de experimentar exposições muito mais intensas aos raios UV do que aquelas encontradas em luz negra.

Pin
Send
Share
Send