Os acabamentos transparentes de poliuretano são para uso externo?

Pin
Send
Share
Send

Os proprietários muitas vezes desejam mostrar a beleza da madeira de qualidade nas portas externas e aparar com um acabamento claro. Isso pode causar problemas se você aplicar o tipo errado de poliuretano. O acabamento não aguenta o sol e o clima, exigindo mais um trabalho de retoque. O poliuretano pode ser usado com sucesso ao ar livre se tiver os ingredientes adequados. Procure um acabamento que tenha aditivos para proteção ultravioleta. O rótulo deve dizer para uso externo, para que o acabamento seco se flexione com a madeira em expansão e contração.

O poliuretano é o mais durável dos acabamentos exteriores claros.

Poliuretano

Como o poliuretano é um acabamento claro, ele pode realçar a beleza da madeira. Uma escolha popular para armários e acabamentos, também protege a madeira. O poliuretano externo contém resina de poliuretano, um agente de nivelamento que reduz o brilho, o absorvedor de ultravioleta e o solvente. A maioria dos poliuretanos classificados para uso externo será à base de óleo. Não tente usar um poliuretano interno do lado de fora porque o acabamento descasca muito rapidamente.

Resistência ultravioleta

Acabamentos claros não têm a durabilidade da tinta. O acabamento claro que permite que o grão de madeira apareça também permite a entrada de luz solar prejudicial. O bloqueio ultravioleta pode ser complicado. A maioria das formulações usa compostos metálicos finamente moídos que são transparentes à luz visível, mas refletem a luz ultravioleta. O dióxido de titânio costuma ser usado para esse fim. Os compostos absorventes ultravioleta absorvem os raios e os liberam como calor. Nenhum dos aditivos é 100% eficaz. Para bloquear a luz ultravioleta com mais eficiência, você precisa de mais compostos bloqueadores. Mas adicionar mais tornaria opaco como tinta.

Flexibilidade

A madeira se expande e contrai com umidade, vento e temperatura. Os poliuretanos externos devem ter a combinação certa de óleos e resinas para que o acabamento seja flexível com a madeira. Mesmo com aditivos especiais, a Minwax recomenda a recobrimento uma vez por ano. Se for revestido enquanto o acabamento antigo ainda estiver em boas condições, você só precisará remover a graxa e a sujeira, lixar e limpar com álcool mineral para preparar a superfície.

Considerações

Embora o poliuretano externo esteja disponível nas versões óleo e látex, o Coastal Contractor conclui que as versões à base de água simplesmente não se sustentam tão bem quanto as versões a óleo. A quantidade de protetor UV contida no poliuretano afeta a durabilidade. Os fabricantes guardam essas informações, para que você não saiba se é uma quantidade generosa ou apenas uma gota ou duas. Para obter melhores resultados, mantenha uma boa marca e preste atenção à cobertura e ao número de informações sobre casacos no rótulo. A cobertura recomendada leva em consideração a quantidade certa de protetor ultravioleta para a madeira. Mexa o poliuretano antes e durante a aplicação para distribuir uniformemente os ingredientes bloqueadores de ultravioleta.

Pin
Send
Share
Send