Romex vs. Fiação do conduíte

Pin
Send
Share
Send

Aproximadamente 90% das residências nos Estados Unidos são conectadas com cabos revestidos não metálicos (NM), conhecidos e referidos pelo nome comercial ROMEX®. O cabo revestido é conveniente e fácil de executar. No entanto, é necessário um conduíte para toda a fiação residencial e comercial em determinadas áreas do país, tornando a fiação doméstica mais cara e mais difícil para o proprietário médio.

ROMEX®

ROMEX® é um cabo de dois ou mais fios fechados em uma bainha de plástico ou borracha. Os tipos mais comuns de ROMEX® são classificados apenas para uso interno e são fornecidos com tamanhos de fio de 14 e 12 AWG. O cabo inclui um fio terra nu, embrulhado em papel. O NM 14-2 ROMEX® possui um fio isolado preto, um fio isolado branco e um fio terra desencapado, todos os calibres 14. O 14-3 ROMEX® adiciona um fio isolado vermelho. NM 14-2 ROMEX® é o tipo mais comum de fio usado para fiação residencial.

Canalização de metal

O conduíte é fornecido em vários tipos e tamanhos. Tubo de metal elétrico (EMT) é o tipo mais comum e às vezes é chamado pelo nome comercial de Thinwall. É dobrado usando uma ferramenta de dobra especial. Não há fios no conduíte e eles devem ser instalados ou puxados através do conduíte após a instalação. O conduíte rígido é semelhante ao EMT na aparência, mas é muito mais forte. O conduíte rígido é usado para fios muito grandes, instalações externas e onde a resistência estrutural é necessária. O EMT é o canal mais comum usado na fiação residencial.

Eletroduto flexível de metal

O conduíte de metal flexível, ou FMC, se parece com o antigo cabo BX que antes era popular antes da saída do cabo com revestimento NM. No entanto, ele não é vendido com fios internos e eles devem ser puxados através do conduíte após a instalação. O FMC requer conectores especiais. É frequentemente referido pelo nome comercial Greenfield.

Segurança

O Código Elétrico Nacional (NEC) é responsável por garantir a segurança de todo o trabalho de fiação elétrica novo e existente realizado nos Estados Unidos. Os inúmeros códigos da NEC especificam como conectar com segurança. Municípios de todo o país adotam o NEC em suas próprias ordenanças e fazem alterações para atender às necessidades específicas. A NEC não reivindica que o conduíte seja mais seguro que o ROMEX®.

Flexibilidade

O eletroduto tem uma grande vantagem sobre a fiação ROMEX® e é a flexibilidade. Embora o ROMEX® esteja disponível em vários tamanhos, os fios isolados são todos brancos, pretos e vermelhos. Usando o conduíte, é possível usar qualquer fio de cor e implementar esquemas de codificação de cores que não são possíveis com o ROMEX®. Com o conduíte, você pode puxar dois fios amarelos de um interruptor para uma luminária. Como ambos são considerados "quentes", nenhum fio branco é necessário. Fiação como essa é bastante comum no conduíte.

Despesa

O eletroduto dobrará o custo de uma instalação elétrica. Se for necessário usar o FMC Greenfield, o custo pode até triplicar, porque o Greenfield e os conectores necessários são muito caros em comparação com o EMT. Greenfield raramente é usado por esse motivo. ROMEX® é o tipo mais econômico de fiação residencial, mas carece da flexibilidade da fiação do conduíte.

Fio

ROMEX® vem como um pacote; todos os fios que você pode usar são colocados em uma única bainha de plástico ou material emborrachado. O eletroduto exige que o fio comprado em bobinas seja puxado pelo EMT. Não há pacotes, apenas bobinas grandes de fios menores e mais leves.

Pin
Send
Share
Send