Como reverter a direção de um motor CA monofásico

Pin
Send
Share
Send

Se você trabalhar com motores em casa ou no local de trabalho, é útil saber um pouco sobre como eles funcionam. Em alguns casos, pode ser necessário reverter a direção de um motor CA monofásico. Felizmente, esta é uma tarefa bastante simples, porque a maioria dos motores de indução monofásicos avança e retrocede, dependendo da fiação e do campo magnético resultante. Antes de empreender esse tipo de projeto, no entanto, certos procedimentos de segurança devem ser seguidos como em qualquer trabalho elétrico.

Como reverter a direção de um motor CA de fase única

Dicas de segurança elétrica

É essencial que você compreenda todas as etapas necessárias para um projeto elétrico antes de começar. Para sua segurança, você deve sempre informar os outros presentes que você estará trabalhando com eletricidade e pedir que eles não acionem nenhum disjuntor ou interruptor até que você termine. Desligue toda a energia dos motores que você usará na caixa do disjuntor. Sempre que possível, use luvas de borracha de alta tensão e use ferramentas de cabo de borracha.

Fundamentos de motores monofásicos

No centro de um motor de indução está um rotor. Este rotor é composto de ferro permeável e um enrolamento de circuito de alumínio. Esse enrolamento de alumínio faz com que o motor resista a mudanças rápidas no campo magnético. Isso significa que, qualquer que seja o campo que o motor detecte, ele seguirá. Por isso, é possível reverter a direção do motor, revertendo o campo a seguir.

Mudança de direção do motor monofásico

Para inverter a rotação em um motor de partida de capacitor monofásico, será necessário reverter a polaridade do enrolamento de partida. Isso fará com que o campo magnético mude de direção e o motor siga. Para conseguir isso, você pode trocar as conexões em cada extremidade do enrolamento. Sempre inverta os fios que levam ao enrolamento de partida.

Observe que a maioria dos motores, ainda rotulados com as instruções do fabricante, indicará que não são reversíveis. Nesse caso, é provável que os fios que você precisa acessar estejam alojados no motor. Se sua unidade tiver esse aviso, é mais fácil não prosseguir. Se, no entanto, seu motor for reversível, você poderá notar que ele fornece instruções para reversão. Geralmente, essas instruções indicam quais fios mudar. Por exemplo, algumas unidades podem fazer com que você troque os fios vermelho e verde na caixa de terminais no final da caixa. Em outros casos, os fios azul e amarelo podem precisar ser trocados. A cor dos fios é altamente individual e depende da marca e modelo do motor que você possui. É melhor ler as instruções fornecidas pelo fabricante antes de continuar.

Se você determinou quais fios podem ser revertidos, use uma chave de fenda para remover as tampas das extremidades do motor. Seu motor pode ter uma caixa de derivação. Em ambos os casos, você precisará obter acesso aos terminais em que os fios indicados estão conectados. Você pode usar um alicate de ponta fina para remover os fios e mudar os terminais aos quais eles estão conectados. Alguns sistemas usam porcas para conectar os fios. Se esse for o seu caso, você precisará usar uma chave de porca para obter acesso aos terminais.

Depois de terminar de trocar os fios, recoloque a tampa de extremidade ou feche a caixa de junção do motor. Restaure a energia do circuito e teste o motor para garantir que o campo magnético tenha mudado e que agora ele esteja girando na direção oposta.

Pin
Send
Share
Send