Como funciona um frasco de spray?

Pin
Send
Share
Send

Muitas pessoas usam frascos de spray todos os dias para tudo, desde a limpeza até a higiene pessoal, mas muitas não sabem como funcionam. Um frasco de spray é projetado para extrair líquido do frasco usando uma válvula unidirecional. A bomba, acionada por um gatilho, força o líquido através de um bico que interrompe o fluxo do líquido, transformando-o em uma fina névoa ou corrente.

Os frascos de spray usam princípios básicos de mecânica e encanamento de líquidos.

Garrafa

A garrafa é o reservatório do qual a bomba aspira líquido quando o usuário pressiona o gatilho na garrafa de spray. O líquido se move da garrafa para o tubo. O tubo e o reservatório são semelhantes em frascos de spray e outros tipos de bombas, como bombas em dispensadores de sabão. Para líquidos finos, como produtos de limpeza, um tubo mais fino pode funcionar, mas para líquidos mais espessos, como sabonete, é necessário um tubo mais espesso para puxar o líquido.

Bomba

A bomba é a principal parte de trabalho de um frasco de spray. A bomba consiste no mecanismo de gatilho, um pistão, um cilindro e uma válvula unidirecional. Quando o usuário pressiona o gatilho, ele força o pistão no cilindro, o que força o líquido através do bico como uma corrente concentrada de líquido. Quando o gatilho é liberado, o pistão se move para trás, puxando o líquido de volta para o cilindro. Este líquido é forçado a sair do bico na próxima vez que o gatilho for pressionado. Uma válvula unidirecional na parte inferior da bomba permite apenas que o líquido flua pelo tubo para dentro da bomba, e não para a garrafa.

Bocal

O bico do frasco de spray concentra o líquido em um fluxo forçando-o através de um orifício muito pequeno. Os bicos dos frascos de spray também possuem uma válvula unidirecional que evita que o ar volte para a bomba e permite a sucção dentro da bomba, para que o líquido possa ser puxado pelo tubo. Sem essa válvula, a bomba aspiraria o ar de volta ao cilindro, em vez de sair do líquido da garrafa.

Outros elementos de design

Alguns bicos têm uma tela embutida com muitos orifícios minúsculos que fazem o líquido emergir como uma névoa, e alguns podem ser aparafusados ​​para travar a garrafa e impedir que o fluido escape. O tubo em alguns frascos de spray também possui uma parte mais larga na parte inferior para facilitar a captação do fluido. Às vezes, essa extremidade mais larga do tubo tem uma tela para que a matéria sólida não seja sugada para dentro do tubo.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Como abrir frascos de perfume spray recravido (Abril 2024).