Como limpar manchas de tinta

Pin
Send
Share
Send

Quando se trata de remover manchas de tinta, existem dois fatores importantes que determinam o curso de ação correto, o tipo de tinta e o item que foi manchado. Afinal, limpar a tinta a óleo dos móveis é um processo muito diferente do que remover as aquarelas do tapete. Porém, não importa que tipo de tinta, você deve sempre tentar borrar a tinta derramada enquanto molhada e manter o derramamento molhado até que seja limpo para evitar manchas sempre que possível.

Como limpar manchas de tinta: como limpar manchas de tinta

Tinta à base de água

Tintas, como aquarelas, tintas para dedos, acrílico e látex, todos têm uma base de água. Estas são as tintas mais comuns usadas em projetos domésticos e resultam na maioria das manchas em móveis e carpetes. Estes são muito mais fáceis de limpar do que as tintas a óleo, pois a base da água não repele a água como o óleo. O processo de limpeza específico dependerá da superfície que precisa ser limpa.

Tapete

Se a tinta estiver molhada, use primeiro uma faca de manteiga ou um raspador de tinta para remover grandes gotas de tinta antes de se instalarem. Em seguida, use uma toalha de papel e tente apagar a tinta antes de secar. Em seguida, combine 1 xícara de água morna com uma colher de chá de detergente para lavar louça e use a solução para eliminar a sujeira, começando de fora para dentro. Continue reaplicando a solução e enxugando até que a mancha acabe. Quando a área estiver completamente seca, aspire completamente. Se a tinta já secou, ​​aplique água quente misturada com um pouco de detergente na mancha e deixe descansar por alguns minutos para amaciar a mancha. Depois que a tinta estiver amolecida, use uma faca de manteiga para raspar a mancha e uma escova de dentes para esfregar em mais solução de limpeza à medida que avança. Se a tinta não aparecer, tente usar um vaporizador portátil enquanto raspa.

Estofados

Siga o mesmo processo que o tapete. Mas antes de usar qualquer detergente ou outro limpador, verifique a etiqueta de tecido nos móveis. "W" significa que você pode usar um detergente à base de água. "S" significa que você deve usar um solvente para limpeza a seco. "WS" significa que você pode usar detergente à base de água ou solvente para lavagem a seco. "X" significa que você só pode aspirar o estofamento e, caso contrário, ele só deve ser limpo por um profissional. "O" significa que o estofamento é orgânico e que não pode ser utilizado calor no processo de limpeza, incluindo água quente.

Roupas

A roupa deve ser abordada de maneira semelhante ao tapete. Primeiro, remova qualquer tinta molhada raspando-a e depois use a torneira para limpar a mancha da parte de trás da roupa. Em seguida, use uma solução de detergente para a roupa misturada com água para limpar a tinta, aplicando novamente até que a mancha se esvai. Se a mancha já estiver endurecida, o álcool pode ajudar a soltar a tinta o suficiente para que você possa raspar com uma faca de manteiga.

Vidro

Use uma lâmina de barbear para raspar a tinta seca da superfície dos espelhos ou janelas.

Tintas à base de óleo

As tintas a óleo são usadas com mais frequência em projetos de arte, portanto, não são tão comuns quanto as tintas à base de água. É essencial que você limpe os derramamentos de tinta a óleo o mais rápido possível, porque eles são incrivelmente difíceis de limpar da maioria das superfícies. Sempre verifique o rótulo quanto a tintas a óleo para obter os produtos sugeridos para remoção, pois alguns sugerem diluentes específicos em caso de derramamento. Nunca use água para limpar uma tinta à base de óleo, pois isso apenas espalhará a mancha e a tornará pior.

Tapete

Se a tinta estiver molhada, use uma toalha para secar e absorver o máximo de tinta possível, depois use um vaporizador portátil para manter a tinta macia e um clipe de papel para separar as fibras do tapete, enquanto continua a secar com uma toalha limpa. Finalmente, use acetona, diluente ou aguarrás para secar o conjunto na tinta. Antes de usar esses produtos em seu tapete, você deve testá-los em um local escondido do seu piso para garantir que eles não branquem as fibras.

A tinta a óleo não pode ser limpa do tapete depois de seca, mas você pode cortar as fibras manchadas. Tenha cuidado ao aparar as fibras ou o carpete pode parecer vazio.

Estofados

Como as tintas a óleo geralmente só podem ser limpas com solventes, os códigos que instruem como limpar o material não se aplicam. Pode ser necessário consultar um limpador profissional, mas o produto pode ficar manchado permanentemente. Como último recurso, você sempre pode testar um pouquinho do solvente em um local oculto dos móveis para testar se ele alveja o tecido. Se isso não causar problemas, você pode seguir um processo semelhante ao usado no tapete.

Roupas

Use um diluente de tinta, conforme recomendado pelo fabricante, acetona ou aguarrás para limpar o tecido. Coloque as roupas em uma espessa camada de trapos ou toalhas de papel e aplique o diluente, acetona ou aguarrás na parte de trás do tecido. Use uma escova para empurrar a tinta para fora e troque as toalhas sob a roupa para ter uma superfície limpa para esfregar o tempo todo. Depois que a tinta sair da roupa, sature-a com detergente líquido e trabalhe-a no tecido. Em seguida, mergulhe a roupa na água mais quente sugerida para o tipo de tecido e deixe de molho durante a noite antes de esfregar mais uma vez com detergente e depois lavar a roupa. Embora algumas roupas não devam ser expostas a solventes, a alternativa é deixar a mancha, que pode arruinar a roupa de qualquer maneira.

Vidro

A tinta a óleo pode ser removida do vidro usando um solvente ou uma lâmina de barbear para raspar a tinta.

Madeira e Azulejo

Essas duas superfícies não são tão afetadas pelo tipo de tinta que você usa. Mas, mesmo assim, sempre proceda com cuidado e considere testar seu método de remoção em uma área oculta antes de trabalhar na própria pintura. Para remover a tinta em azulejos ou superfícies de madeira, use um raspador ou lâmina de barbear para remover a tinta, se puder, sem danificá-la. Como alternativa, você pode tentar usar uma pistola de calor para suavizar a tinta antes de raspar, mas certifique-se de que sua superfície aguente a temperatura. Finalmente, você também pode usar um solvente antes de raspar a tinta, mas certifique-se de que ela não branqueie ou danifique a superfície primeiro.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Como tirar manchas de tintas das roupas branca ou colorida . (Abril 2024).