Posso salvar minhas plantas de tomate após uma geada?

Pin
Send
Share
Send

O tomate (Lycopersicon esculentum) é uma planta tenra que não suporta uma geada pesada, mas as plantas levemente geadas podem se recuperar. Geralmente cultivados como plantas anuais, os tomates podem crescer durante todo o ano nas zonas de resistência das plantas do Departamento de Agricultura dos EUA de 10 a 11. A 40 graus Fahrenheit e temperaturas mais baixas, as folhas, caules e frutos das plantas de tomate sofrem danos, mas você pode ajudar a salvar as plantas. protegendo-os de mais geadas.

Salvando Plantas Jovens

As plantas jovens de tomate são especialmente vulneráveis ​​ao clima frio. Os sinais de danos causados ​​pela geada incluem caules e folhas macios e descoloridos, e manchas de folhas submersas que são marrons a marrons. As manchas geralmente aparecem entre as veias das folhas. Se o dano não for extenso - afetando apenas as bordas externas das folhas, por exemplo, as plantas provavelmente se recuperarão. Mova as plantas para uma área livre de gelo, se estiverem em recipientes, e cubra as plantas no chão com lençóis de tecido, se houver mais geadas. Se as hastes abaixo das folhas mais baixas estiverem descoloridas e macias, haverá pouca esperança para as plantas. Descarte-os e semeie ou compre imediatamente novas plantas de tomate para uma colheita naquele ano.

Resgatar plantas maduras

Você pode salvar plantas de tomate maduras que sofreram uma geada tardia. A data média anual da última geada é apenas um guia aproximado de quando esperar a geada tardia, e às vezes as geadas do final da primavera ou do início do verão pegam os jardineiros de surpresa. Se suas plantas maduras de tomate apresentarem danos causados ​​pelo gelo, inspecione-as cuidadosamente. Aqueles que desmoronaram completamente não podem ser salvos, e talvez você precise contar com vizinhos gentis para obter frutos caseiros de tomate naquele ano. Se, no entanto, suas plantas maduras ainda estiverem de pé, arrume-as removendo as folhas danificadas pelo gelo. Aperte-os ou corte-os no ponto mais próximo onde o tecido saudável começa. Limpe as lâminas das tesouras de poda com álcool antes e depois da poda para ajudar a evitar a propagação de pragas e doenças.

Protegendo-os de Geadas

Se suas plantas de tomate sobreviveram a uma geada leve, fique de olho na previsão do tempo e proteja-a na próxima vez que a geada for esperada. Regue o solo das plantas de tomate na noite anterior a uma geada e cubra as plantas com jornais, lençóis velhos, lonas de tecido, coberturas de linhas flutuantes ou um material semelhante antes do pôr do sol. Espalhe o material sobre as estacas das plantas de tomate e não permita que o material toque nas plantas, porque o toque reduz o nível de proteção contra geadas. Uma opção para proteger as plantas jovens de tomate é lavar e cortar as tampas dos recipientes de plástico e colocar os recipientes sobre as plantas antes da geada da noite. Retire os recipientes na manhã seguinte quando o gelo descongelar; isso impedirá que as plantas jovens aqueçam os raios do sol.

Colheita de tomates após uma geada

A estação de crescimento de plantas de tomate é de alguns meses em algumas áreas dos Estados Unidos, mas você pode colher frutos de tomate até e logo após a primeira geada do outono. As plantas de tomate produzem melhor quando as temperaturas diurnas são de 70 a 75 F durante o dia e de 65 a 68 F durante a noite. Em temperaturas abaixo de 60 ° C, a produção diminui ou para, e as plantas não crescem ou produzem quando as temperaturas são frias o suficiente para desenvolver geadas. Após a primeira geada do outono, colha todos os frutos. Corte todas as partes danificadas pelo gelo das frutas e coma as porções não danificadas frescas, ou salve as frutas não danificadas para comer como tomates verdes ou para permitir amadurecer. Os tomates verdes amadurecem quando espalhados em uma única camada em um local escuro e arejado, onde a temperatura não cai abaixo de 55 F. Os frutos de um tomateiro congelado não devem ser enlatados porque podem não ser seguros.

Pin
Send
Share
Send