Os ventiladores de teto podem aumentar o ar seco?

Pin
Send
Share
Send

O ar seco pode ser um benefício ou uma desgraça, dependendo da temperatura e da estação. As pessoas que vivem em casas com calor de ar forçado costumam se queixar de ar seco no inverno, pois pode deixar a garganta seca e áspera e causar olhos lacrimejantes e sangramentos nasais. No verão, o ar seco é um alívio bem-vindo do calor e da umidade, pois ajuda na evaporação da umidade da pele.

Os ventiladores de teto não removem a umidade.

Ar seco dentro de casa

O ar seco ocorre quando há falta de umidade ou umidade no ar. O ar úmido parece mais quente que o ar seco na mesma temperatura; no verão, quanto mais seco o ar, melhor. O ar seco tem o efeito inverso no inverno, pois é mais frio que o ar úmido. Para esse fim, convém colocar uma panela de água morna perto do radiador ou da abertura de aquecimento para fazer circular a umidade com o calor e fazer com que a temperatura ambiente fique mais alta.

Como funcionam os ventiladores de teto

Os ventiladores de teto circulam o ar ambiente, mas não aumentam a secura ou removem a umidade; eles movem o ar sobre a pele, evaporando a umidade mais rapidamente do que o normal. Os ventiladores de teto giram no sentido anti-horário no verão para empurrar o ar quente para baixo e misturá-lo com bolsas de ar frio perto do chão; eles giram no sentido horário no inverno para puxar o ar quente e enviá-lo pelo teto e pelo chão, misturando-se ao ar frio e até à temperatura ambiente. A operação de seus ventiladores de teto no verão diminui a energia necessária para o seu ar condicionado, permitindo economizar em contas de refrigeração. No inverno, coloque os ventiladores de teto em ponto baixo para não sentir um rascunho; usá-los junto com seu forno para distribuir calor significa que você pode desligar o termostato alguns graus e economizar em custos de aquecimento.

Aumentando o ar seco

Se você estiver tentando aumentar o ar seco no verão, execute um desumidificador junto com o seu ar condicionado. Os desumidificadores aspiram o ar úmido e usam um ventilador para soprá-lo sobre uma combinação de água fria e quente, liberando a umidade do ar. O ar seco é então expelido pela máquina e o ar circula pela sala e enviado repetidamente pela máquina. Esse processo seca gradualmente o ar da sala. Os ventiladores de teto ajudarão a circular o ar mais seco por toda a sua casa.

Reduzindo o ar seco

Use um umidificador junto com o seu sistema de aquecimento no inverno. Umidificadores funcionam de várias maneiras; eles podem soprar o ar ambiente sobre uma almofada de umidade e liberar ar úmido, podem ferver água e liberar vapor no ambiente ou podem resfriar a água e liberar um vapor frio no ambiente. Todos os métodos ajudam a eliminar o ar seco.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Ar-condicionado e ventilador podem ser os vilões das alergias - Jornal da Vida 08012018 (Abril 2024).