Qual madeira é mais dura, carvalho ou bordo?

Pin
Send
Share
Send

O bordo é mais duro que o carvalho. Mas a dureza nem sempre se traduz em durabilidade. Madeiras mais duras podem ser suscetíveis à deterioração, enquanto a madeira mais macia resiste a ela. Onde você usa a madeira é mais importante do que sua densidade e dureza. Diferentes subespécies de cada variedade também desempenham um papel importante ao considerar as escolhas entre carvalho e bordo.

O bordo de grão apertado é mais duro que o carvalho de grão largo.

Vermelho, branco, duro e macio

O carvalho tem duas variedades comuns, vermelho e branco. Ambos podem ser divididos em 10 ou mais subespécies. Maple também tem duas variedades, duras e macias. A categoria de bordo macio é separada em outras sete variedades. A maioria dos construtores e marceneiros refere-se a bordo e carvalho genericamente porque dois tipos, carvalho vermelho e bordo duro, são os mais usados. Se você não tiver certeza sobre o tipo com o qual está lidando, consulte os preços da madeira. O bordo macio deve ter um preço mais baixo que o bordo duro. O carvalho branco, que é mais exclusivo que o carvalho vermelho, deve ter um preço mais alto que o carvalho vermelho.

Dureza e grão

Na escala de dureza Janka - uma escala que classifica madeira para dureza, hickory é a mais dura de todas as madeiras domésticas, ocupando 1.820. O bordo duro ocupa 1.450, enquanto o carvalho vermelho ocupa 1.290. O álamo está em 540 na extremidade inferior da balança. Os padrões de grãos também indicam a dureza da madeira. O bordo duro, com seu padrão de grão apertado e intertravado, resiste à quebra ao longo das linhas de grão, o que também influencia a penetração da água. Os poros abertos e o amplo grão de carvalho vermelho permitem que a umidade penetre em um grau mais alto do que a estrutura de poros fechados e vítreos do bordo.

Trabalha duro

As técnicas de montagem de bordo geralmente exigem a primeira perfuração em sua superfície dura, pois as unhas tendem a dobrar ou quebrar no bordo sem orifícios piloto. Também faça pilotos em carvalho vermelho. Outros problemas de montagem incluem dificuldade em laminar ou bordar a colagem de painéis ou portas. Devido à sua dureza, às vezes a cola é expelida da articulação, causando uma articulação fraca. O carvalho vermelho, com sua textura porosa, absorve melhor a cola que o bordo, e as juntas são normalmente confiáveis.

Lâminas e queimaduras

Por causa da tensão na madeira e um padrão de grão inconsistente, é mais provável que o bordo torça ou entorte do que o carvalho quando cortado. O bordo duro embota o equipamento comum de madeira, resultando em queimaduras e, às vezes, emperramento. Moinhos de carvalho vermelho bem, sem embotamento excessivo de lâminas e facas e é considerado mais fácil de usar do que o bordo duro. O carvalho vermelho, devido ao seu grão grosso e às vezes quebradiço, lasca mais facilmente do que o bordo quando cortado.

Sob o pé

Maple duro é um material de revestimento premier. Sua superfície durável e vítrea termina com um alto brilho que pode sofrer punições. Maple é comumente usado para pistas de boliche, pistas de dança e casas de alto padrão. O piso de carvalho vermelho também é durável, mas com suas linhas de grãos mais proeminentes, é mais demorado de manter. Os móveis de bordo duro têm menos probabilidade de se dividir ao longo das linhas de grãos, onde as peças se dobram nas pernas ou nos pés do que o carvalho vermelho.

Armários e Acabamentos

Armários e portas de bordo duro são mais pesados ​​que uma porta de carvalho vermelho comparável. As portas de bordo emitem um ruído estridente quando se fecham. As portas de carvalho vermelho produzem um som mais embotado. O bordo é menos poroso que o carvalho e, embora seja mais difícil, portas e armários de bordo são mais suscetíveis a amolgadelas e riscos do que o carvalho por causa da superfície lisa e uniforme. O carvalho vermelho, com seu padrão de chama grossa, esconde melhor os arranhões. A dureza do bordo pode levar a manchas, exigindo um trabalho extra de preparação, como uma lixagem final com uma lixa de grão alto. O carvalho vermelho absorve a mancha a uma taxa uniforme e normalmente é livre de manchas sem preparação extra da superfície.

Bordo macio

Todas as variedades de bordo macio são mais macias que o carvalho. O bordo macio é normalmente reservado para esculturas, botões, alças, folheados e corpos sólidos da guitarra. Também é bom para molduras e acabamentos e pode ser usado em armários. O carvalho, porque pode lascar ou lascar, é menos desejável para moldagem, acabamento ou entalhes, mas muitos ainda o utilizam dessa maneira.

Exterior e Decadência

Mesmo que sejam mais macios, ciprestes, cedros, pinheiros amarelos, abetos ou qualquer outra madeira resistente às intempéries, é melhor para decks externos do que bordo ou carvalho. O bordo duro e o bordo macio são classificados como não duráveis ​​e perecíveis, e são suscetíveis ao ataque de bugs. Carvalho vermelho e bordo macio também são suscetíveis à deterioração. O carvalho branco é considerado altamente durável, resistente aos elementos e adequado para uso externo, mas é caro e mais difícil de trabalhar.

Pin
Send
Share
Send