Quais são os regulamentos para portas corta-fogo?

Pin
Send
Share
Send

Uma porta corta-fogo é uma porta selada entre compartimentos, destinada a impedir ou retardar a propagação de fogo, fumaça e calor entre esses compartimentos. Embora seu uso seja geralmente necessário em propriedades comerciais, os proprietários costumam instalá-los em locais onde há maior risco de incêndio (como entre a cozinha e o resto da casa). As portas corta-fogo são geralmente portas com estrutura selada resistente ao fogo, feitas de vários materiais e instaladas em paredes com classificação de incêndio. Os requisitos para portas corta-fogo são definidos pela National Fire Protection Association e esses requisitos foram incorporados à maioria dos códigos de construção locais nos Estados Unidos, com pouca ou nenhuma modificação.

Crédito: barbacane64 / iStock / GettyImagesQuais são os regulamentos para portas corta-fogo?

Classificações explicadas

As classificações de incêndio medem a quantidade de tempo que uma porta é capaz de conter a propagação do fogo, conforme testado de acordo com as diretrizes da NFPA. Isso significa que uma porta com classificação de duas horas, por exemplo, pode resistir à combustão por duas horas em caso de incêndio. Além disso, uma porta corta-fogo normalmente possui três quartos da classificação da parede circundante. Por exemplo, uma parede com classificação de duas horas geralmente contém portas com classificação de 90 minutos. No geral, uma classificação de incêndio pode variar de 20 minutos a três horas, mas lembre-se de que as portas de 20 minutos foram projetadas para bloquear a fumaça em vez de chamas. Os requisitos de classificação para cada tipo de porta e parede em um edifício são definidos por um bombeiro ou por códigos de construção.

Etiquetas de teste

Todas as portas e esquadrias com classificação de incêndio devem incluir etiquetas que indiquem que cumpriram todos os requisitos de teste. A etiqueta deve ser fornecida por uma agência de testes certificada, como o Underwriters Laboratory, e pode ser gravada em relevo ou fixada mecanicamente. As etiquetas devem indicar a duração da porta, como 90 minutos, e não podem ser obscurecidas, pintadas ou adulteradas de nenhuma maneira.

Requisitos de porta e estrutura

As portas corta-fogo de madeira devem ter núcleos de madeira maciça ou mineral, enquanto as portas de aço normalmente têm núcleos alveolados ou isolados. A porta deve ser preparada na fábrica, para que não haja mais de um quarto de polegada de folga entre a parte inferior da porta e o piso acabado. Além disso, nenhum furo maior que 1 polegada de diâmetro pode ser perfurado sem anular a classificação de incêndio. Os pares de portas devem estar equipados com uma costura ou molde astragal ou sobreposto. Além disso, os quadros devem ser fabricados em aço com bitola 16 e devem ser preparados na fábrica para receber o hardware.

Cofres e falhas de segurança

Todas as portas corta-fogo têm um recurso de segurança adicional - elas devem ser fechadas e travadas automaticamente. Isso significa que, em caso de incêndio, todas essas portas serão fechadas e trancadas sem a ajuda de uma pessoa. Isso é feito com o uso de uma dobradiça mais próxima ou de mola e um conjunto de fechadura ou dispositivo de saída com classificação de incêndio. Além disso, as portas corta-fogo nunca podem ser mantidas abertas com um batente de porta ou qualquer outro dispositivo que não seja um porão magnético. A retenção magnética deve estar ligada ao alarme de incêndio para que a porta se feche automaticamente durante um incêndio. As fechaduras elétricas usadas nas portas corta-fogo devem ser à prova de falhas, nunca à prova de falhas - ou seja, as portas serão destrancadas automaticamente durante um incêndio para salvar vidas, em vez de permanecerem trancadas para proteger a propriedade.

Grelhas e janelas

Grelhas são permitidas nas portas corta-fogo, mas somente se forem rotuladas por uma agência certificada. As persianas devem ter elos fusíveis, o que os ajuda a fechar para impedir a propagação da fumaça. Janelas de vidro são permitidas, mas lembre-se de que elas não podem ser usadas em combinação com persianas. Portas com classificação de 45 minutos podem ter até 1.296 polegadas quadradas de vidro; portas com classificação de 90 minutos podem ter até 100 polegadas quadradas de vidro. As portas corta-fogo de três horas podem não ter janelas de vidro.

Pin
Send
Share
Send