Como os fungos se reproduzem?

Pin
Send
Share
Send

Os seres humanos têm uma relação mista com fungos. Fungos como trufas proporcionam um deleite culinário, enquanto o fungo que causa o pé de atleta não causa nada além de desconforto. Alguns fungos têm a capacidade de quebrar árvores em solo rico, mas também destroem a madeira da sua casa. O reino dos fungos inclui milhares de espécies, a maioria das quais pode se reproduzir sexualmente, assexuadamente ou ambas, dependendo das circunstâncias. O mundo reprodutivo dos fungos varia de esporos a corpos frutíferos.

Crédito: Juliasv / iStock / Getty ImagesCogumelos que crescem em uma floresta.

Noções básicas de reprodução de fungos

Embora exista uma grande variedade de fungos, a maioria possui uma estrutura semelhante. O corpo principal de um fungo é constituído por uma rede de estruturas semelhantes a fios chamados hifas. Esse corpo é chamado de micélio. Para fungos terrestres, o micélio cresce no subsolo e pode se estender por quilômetros. Em muitos fungos, as hifas desempenham um papel importante na reprodução. Por exemplo, alguns fungos produzem um corpo frutífero formado a partir de hifas que se erguem do chão.

Esporos assexuais

Durante a reprodução assexuada, algumas hifas se tornam corpos produtores de esporos, chamados esporângios ou conídios. O grupo de fungos conhecido como Zygomycota desenvolve esporângios dentro de um saco. Este saco então explode para liberar os esporos. Uma vez que os esporos pousam em um habitat adequado, eles germinam uma nova hifa que cresce em um micélio. Nos grupos de fungos Ascomycota e Basidiomycota, esporos chamados conídios não são mantidos dentro de um saco. Uma vez dispersos, os esporos germinam e formam um novo micélio. Ascomicota inclui fungos como o responsável pelo pé de atleta; Basidiomycota inclui fungos como cogumelos.

Reprodução Sexual

Alguns fungos que se reproduzem assexuadamente também podem se reproduzir sexualmente. Na reprodução sexual, as hifas de fungos individuais se encontram e se juntam para se tornar o que é chamado gametangia em um processo conhecido como plasmogamia. Dentro dos gametângios, os núcleos das células dos dois indivíduos se fundem. Esse processo - cariogamia - combina e mistura o DNA dos dois indivíduos. A cariogamia produz um esporo que tem o dobro do número normal de cromossomos. Na meiose, esse esporo diplóide se divide pela metade para criar dois esporos, cada um com o número normal de cromossomos. Zigomicota, Ascomycota e Basidiomycota se reproduzem sexualmente. A diferença é a estrutura em que os esporos se formam. Basidiomycota forma corpos frutíferos chamados cogumelos ou basidius; Ascomicotas têm sacos chamados asco; e Zygomycota produzem zigospore.

Variação entre fungos

Embora alguns grupos de fungos se reproduzam sexualmente e assexuadamente através de esporos, outros grupos apenas se reproduzem assexuadamente. Isso inclui algumas leveduras que se reproduzem por divisão celular e outros fungos que se reproduzem por fragmentação, onde um pedaço de hifa se rompe para formar um novo micélio. Líquenes, uma combinação simbiótica de fungos e algas, também se reproduzem assexuadamente. Durante a reprodução, pedaços de hifas se juntam a um pedaço de alga em uma estrutura conhecida como soredia. A soredia então se dispersa do líquen pai para formar um novo líquen em outro lugar. Embora os fungos sejam classificados como protistas, sua estratégia reprodutiva é semelhante aos fungos, pois os esporos são formados nos corpos de frutificação. Esses fungos podem ter sido o precursor evolutivo do reino dos fungos.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Reprodução assexuada dos Fungos - Diversidade dos Seres Vivos - Biologia (Abril 2024).