Como funciona um pressostato?

Pin
Send
Share
Send

Sem um pressostato e um manômetro, a bomba funcionava toda vez que alguém abria uma torneira e deixava cair a água no tanque de retenção ou no tanque de pressão, mesmo que um pouco. O manômetro na maioria dos sistemas residenciais é definido para um máximo de 50 libras por polegada quadrada (PSI) e um mínimo de 30 (PSI). Quando a pressão no tanque cai para 30 PSI, o interruptor ativa a bomba no poço e permite que mais água flua para o sistema. Quando a leitura no medidor atinge 50 PSI, o interruptor inicia.

Manômetro usado com tanque de pressão

O medidor

Manômetro usado com tanque de pressão

O interruptor

O pressostato está conectado à caixa de controle da bomba. Geralmente é aterrado a um dos pinos GND na caixa de controle. Os fios vão dos pinos L1 e L2 na caixa de controle aos terminais do pressostato (geralmente 2 e 3). Os terminais 1 e 4 se conectam a uma caixa de fusíveis ou outra fonte de alimentação. O interruptor também costuma ser aterrado à barra de aterramento da caixa de fusíveis.

Operação do interruptor

Pressostato que controla a bomba de cisterna

O comutador é passivo, não exigindo operação manual do proprietário. A pressão da água faz tudo. Quando a pressão cai, os contatos normalmente abertos se fecham, completando o circuito elétrico e ativando a bomba. Quando a pressão definida é atingida, os contatos se abrem novamente, desligando a bomba.

Alguns interruptores na linha de água funcionam com um diafragma pressionado contra um pistão e mola dentro da unidade. A pressão da mola é ajustada por um parafuso de ajuste. Pressão suficiente no diafragma mantém o interruptor "desligado". Quando a pressão cai, o interruptor é ativado.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Tudo Sobre Pressostato Automático p Compressores - teoria e pratica (Março 2024).