Diferentes tipos de folhas

Pin
Send
Share
Send

Se você gosta de observar uma nova temporada, já sabe que um grande indicador de uma nova temporada é a mudança das folhas. Surpreendentemente, as folhas podem causar uma intensa variedade de sentimentos. Eles podem produzir felicidade, como quando você brinca com folhas que caem de uma árvore. Eles podem causar profunda alegria apenas por parecerem bonitos nas fotos.

As folhas podem causar raiva, como quando mancham seu carro e a entrada de automóveis no outono. As folhas também podem causar tristeza quando você notar que o verão acabou, o outono está terminando rapidamente e você não verá outra folha até a primavera. Existem muitos tipos diferentes de folhas, e cada folha desempenha um papel considerável no círculo da vida.

A imagem está disponível para download em alta resolução por até 1920x1080.

Função das folhas

Quando se trata de plantas e árvores, as folhas são mais críticas do que alguns de nós pensam. Veja as árvores, por exemplo. Troncos e galhos de árvores utilizam as folhas como principal sistema de apoio para sobreviver. Eles levantam as folhas em direção ao sol para poderem pegar a luz do sol. As folhas mantêm árvores e plantas vivas, assim como nós também. Eles coletam dióxido de carbono, que a fotossíntese converte em açúcares e oxigênio.

Funções das folhas

Uma folha pode ser definida como um órgão vegetal acima do solo. Uma folha típica é considerada fina e laminar (uma fina camada, placa ou escala de rocha sedimentar, tecido orgânico ou outro material). A função principal de uma folha é passar pela fotossíntese. Uma célula foliar contém cloroplasto que é exposto à luz para iniciar o processo de fotossíntese.

A fotossíntese é o processo pelo qual plantas verdes e alguns outros organismos usam a luz solar para sintetizar alimentos a partir de dióxido de carbono e água. A fotossíntese em plantas geralmente envolve a clorofila de pigmento verde e gera oxigênio como subproduto. As folhas também podem absorver o vapor de água do ar, armazenar comida e água, fornecer proteção e realizar muitas outras funções para ajudar a árvore a sobreviver.

Tipos de folhas

A folha é uma potência para muitas plantas e árvores, porque é onde todo o material alimentar converte sua energia para a planta. As plantas e as árvores estão aprendendo a se adaptar ao ambiente ou clima em que crescem, de modo que a forma, o tamanho e vários outros atributos físicos de suas folhas são uma correlação direta com o ambiente.

Existem duas classificações amplas para folhas, que são filtradas em categorias separadas com base em seus atributos. As duas categorias principais são folhas simples e folhas compostas.

Uma folha simples tem uma única lâmina em seu caule e o caule é anexado ao corpo da planta.

Uma folha composta é uma haste de folha que possui mais de uma lâmina, e as múltiplas lâminas são chamadas de folhetos. A infinidade de folhetos forma uma única folha presa a um único caule. Semelhante à folha simples, se o caule de uma folha composta for removido, uma marca de cicatriz é deixada no corpo da planta.

Características comuns das folhas

Embora a folha simples e a folha composta sejam duas classificações amplas, é possível classificar diferentes tipos de folhas com base em seus outros atributos. A classificação primária para identificar folhas é através da forma da folha.

Folhas largas e planas são consideradas folhas sazonais. Durante a primavera, as folhas largas são verdes e, no final do verão, as folhas largas mudam de cor e caem. As folhas ovadas têm uma forma oval e o meio da folha é largo.

As folhas de agulhas e escamas são encontradas principalmente em árvores perenes. Árvores sempre verdes seguram essas folhas durante o inverno. Eles podem crescer individualmente ou em feixes, variam em comprimento e são estreitos e pontiagudos. As folhas de escama são planas e ficam próximas ao caule.

Outras características das folhas

As folhas lanceoladas são mais longas do que largas. Esses tipos de folhas parecem uma lança (uma lança usada por cavaleiros montados que tem um cabo de madeira e uma cabeça de aço pontiaguda) na base e se tornam mais estreitos em direção ao ápice.

As folhas oblongas são paralelas nas laterais e têm uma forma retangular com cantos arredondados.

As folhas lineares são largas e maiores que a largura da planta. Folhas lineares não têm pontas ou ângulos agudos.

Folhas cordadas têm contornos em forma de coração e sua base se estende bruscamente para dentro. A folha cordada tem um entalhe proeminente onde o caule se estende.

Tipos de arranjos de folhas

A classificação por forma é realmente a melhor maneira de identificar uma folha, mas você também pode identificar uma folha pelo tipo de folha. As categorias incluem folhas de plantas com flores, folhas de coníferas (uma árvore que possui cones e folhas sempre verdes como agulhas ou escamas), frondes, folhas na grama e folhas especializadas e incomuns.

Folhas em plantas com flores

As folhas das plantas com flores são chamadas angiospermas. As plantas com flores também incluem arbustos e árvores de folha caduca. Eles têm uma folha clássica e são considerados o tipo mais comum que se pode encontrar. A folha clássica tem um esqueleto de veias com uma membrana entre elas e é muito delicada. A grande área de superfície permite que a folha receba muita luz solar e troque gases.

O único aspecto negativo desse tipo de folha é que os animais e as pragas são muito atraídos pelas plantas com flores. As plantas com flores tendem a perder muito e a crescer de novo na primavera porque geralmente duram apenas uma estação de crescimento. No final da temporada, eles são bastante mutilados, mas voltam no ano seguinte.

As folhas das plantas com flores podem crescer de várias maneiras. Cada espécie de planta com flores evolui e se desenvolve para sobreviver na área em que cresce. As folhas das plantas com flores podem crescer diretamente do caule enquanto alternam entre os lados ou podem ter muitas folhas. Quando crescem com várias folhas, cada folha tem seu próprio caule e elas crescem a partir de um único ponto na planta. As folhas podem crescer como um leque, espiral (padrão de espirais ou círculos) ou formato de roseta.

Folhas em coníferas

A maioria das coníferas é considerada sempre-viva e possui uma folha diferente em comparação com outros tipos de plantas. A maioria das folhas de coníferas tem formato de agulha. Alguns têm longos picos verdes finos, enquanto outros têm seções transversais quadradas ou sulcadas necessárias para aumentar a resistência. As coníferas têm barreiras densas e pontiagudas que protegem as árvores de pequenos animais. As coníferas não perdem folhas velhas ou danificadas.

Todas as coníferas são resistentes a pragas ou animais que pastam. Quando você olha para as coníferas, as folhas quase parecem escamas verdes que cobrem os galhos. De fato, as escamas verdes são na verdade grossas folhas agrupadas em torno de um galho vestigial.

As agulhas não precisam coletar luz solar ou nutrientes, como folhas largas, e são mais hábeis em sobreviver a condições climáticas adversas. Enquanto as folhas normais congelam durante os meses de inverno ou secam durante os verões quentes, as coníferas podem sobreviver a temperaturas severas.

Fronds

Samambaias, cicadáceas, palmeiras e outros tipos de plantas têm folhas. Uma folha é uma única folha grande que na verdade é dividida em vários segmentos menores. Cada uma das folhas cresce de um único caule central chamado estipe para uma série de lâminas separadas. Cada lâmina tem uma forma complexa própria, mas a folha ainda é considerada uma folha inteira. Pragas e animais freqüentemente afetam a aparência desses tipos de folhas devido às características das folhas.

Variedade de grama

Na verdade, a grama é considerada apenas uma grande classe de plantas, porque existem muitos tipos. A forma da grama pode diferir, mas a maioria dos tipos de grama possui uma forma distinta de folha. A grama tem um estilo de bainha, com folhas longas e finas que crescem da base do caule e envolvem-no. A grama pode ter uma única folha por planta ou muitas folhas. A base do caule da grama pode ser envolvida por várias folhas que tendem a se espalhar mais alto.

Folhas especializadas e incomuns

Algumas plantas também possuem folhas especializadas. tem plantas comedoras de insetos que possuem folhas altamente modificadas. Plantas como a armadilha de Vênus, por exemplo, tem um recipiente que prende suas presas. A planta carnívora satisfaz suas folhas comendo insetos. Cada folha possui um corpo principal normal que coleta dióxido de carbono, libera oxigênio e realiza a fotossíntese como outras plantas, mas a ponta tem dois lóbulos de cada lado de uma dobradiça. Os lobos contêm cabelos que podem detectar insetos e depois se fecharem. Os pêlos rígidos impedem que o inseto escape das folhas enquanto a planta digere lentamente o inseto.

O que é Venation?

Outra maneira de identificar folhas é observando as veias das folhas. Venação é o padrão de disposição das veias na lâmina de uma folha. Existem três tipos de venação: veia paralela, veia pinnadamente e veia palmatória.

Venação paralela é quando as veias são dispostas paralelamente uma à outra. Esses tipos de veias são menores e geralmente correm longitudinalmente na folha ou podem ser paralelos e direcionados para fora do meio diafragma até a margem da planta.

As folhas com veios pinados têm uma única veia ou nervura central e, a partir dessa veia, veias menores se ramificam quase como as divisões de uma pena.

Por fim, existem costelas com veios palmatosos. Estes têm várias veias principais que irradiam a partir da base da lâmina da folha.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Tipos de folhas - Botânica - Biologia (Abril 2024).