Requisitos de pia de cozinha ADA

Pin
Send
Share
Send

Em 1990, o governo federal aprovou a Lei dos Americanos Portadores de Deficiência (ADA). Embora muitos possam pensar que uma pia de cozinha não precisa estar em conformidade com a ADA, isso ocorre quando faz parte de uma instalação pública, como um restaurante ou uma escola. O ADA é um conjunto de diretrizes de design e construção de instalações públicas que garantem a segurança dos clientes com deficiência quando eles entram e usam os edifícios. A altura, a folga, os controles e a segurança são os requisitos mais importantes para uma pia de cozinha aprovada pela ADA.

Crédito: Digital Vision./Photodisc/Getty ImagesMulher em cadeira de rodas.

Altura

As pias de cozinha devem estar acessíveis.

Enquanto a maioria das pessoas pode pensar que alguém que fica parado o dia inteiro usa uma pia de cozinha em um restaurante, a ADA exige que a altura também seja acessível para quem está em cadeira de rodas. A altura da pia da cozinha em uma instalação pública não pode ser superior a 34 polegadas acima do piso acabado. Isso permite que uma pessoa em cadeira de rodas possa lavar a louça e alcançar os controles da torneira facilmente.

Afastamentos

Crédito: Baloncici / iStock / Getty Images

Uma das diretrizes mais importantes da ADA são os requisitos de liberação que permitem às pessoas com deficiência a capacidade de manobrar dentro e ao redor do edifício ou dos espaços. Na pia da cozinha, uma pessoa em cadeira de rodas deve ter um espaço livre de 30 por 48 polegadas na frente da pia para poder rodar até ela. A pia em si deve ter uma altura do joelho de 27 polegadas de altura, 30 polegadas de largura e 19 polegadas de profundidade embaixo da pia. Isso pode ser difícil para pias de cozinha comerciais, mas é possível.

Controles e Segurança

Os controles da pia da cozinha devem estar acessíveis.

Para que uma pessoa com deficiência use a pia, os controles devem estar acessíveis pelo ADA. Os controles da torneira devem ser operados por alavanca - ou seja, um controle de pressão ou de toque. Não é permitido torcer ou apertar os controles. Eles devem ser fáceis de operar, usando no máximo 5 libras. por pé de força. Os canos embaixo da pia devem ser embrulhados ou isolados para proteger os usuários de queimarem-se acidentalmente nos canos de água quente. Também não deve haver bordas afiadas ou abrasivas embaixo da pia.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: COMO TROCAR SIFÃO PIA DA COZINHA (Março 2024).