Como testar o amianto

Pin
Send
Share
Send

Crédito: Schneider LaboratoriesUse um kit de teste de um laboratório credenciado para testar o amianto

O amianto é um material de silicato natural, composto por fibras longas, semelhantes a vidro, que são compostas por milhões de pequenos miomas. É abundante e resistente, e não queima, o que significou para os construtores, em meados do século XX, que era ideal para isolamento, forros e pisos e até mesmo material de textura de parede. No entanto, os perigos do amianto se tornaram aparentes quando os trabalhadores que o minaram começaram a morrer de doenças respiratórias, como asbestose, câncer de pulmão e mesotelioma. Uma lei do Congresso no início dos anos 70 proibiu certos usos do amianto. A EPA tentou, sem sucesso, ampliar a proibição em 1989, e hoje alguns usos ainda são permitidos nos Estados Unidos.

Isso tudo significa que há uma boa chance de você ter amianto em sua casa, principalmente se ele foi construído antes de 1972. Embora não seja nada para brincar, o amianto geralmente não representa um perigo se estiver embutido em pisos ou telhados. e é deixado imperturbável. No entanto, você deve se preocupar se você tem uma textura velha de pipoca em seus tetos ou paredes ou um isolamento soprado em seu sótão. Nesse caso, é aconselhável que o material seja testado quanto à presença de amianto, pois nesses locais as fibras de amianto têm maior probabilidade de se libertar e circular no ar.

Onde o amianto pode estar à espreita

O local mais provável para encontrar amianto é em torno de canos no porão.

Devido à sua resistência ao fogo, o amianto é um material ideal para isolar fornos e tubos de forno, portanto é mais provável que o encontre no porão ou em outra área de serviço público. Além disso, é um ingrediente em algumas paredes de vermiculita e isolamento no sótão. Você também pode encontrá-lo em ladrilhos de teto e piso, em revestimentos para exteriores e em telhas de cimento. Texturas de teto de pipoca mais antigas podem conter uma pequena quantidade de amianto. Os regulamentos atuais permitem que os fabricantes o incorporem na placa de moinho, bem como em chapas onduladas e planas de produtos de cartão de cimento que ainda podem ser adquiridos.

Quando preso a um material como ladrilho ou placa de cimento, o amianto não é perigoso, porque as fibras não podem se tornar transportadas pelo ar. Como regra geral, o amianto geralmente não é perigoso, desde que não seja perturbado. No entanto, se você estiver planejando reformas que incluam perfuração, serragem ou remoção de materiais, precisará saber se elas contêm amianto. Você também precisa tomar precauções se algum material suspeito estiver se deteriorando e começando a desmoronar por si próprio.

Como usar um kit de teste

Você precisa de uma máscara de poeira e óculos de proteção ao coletar amostras.

Você pode encontrar vários kits de teste on-line e em centros de construção. Praticamente tudo isso exige que você colete uma amostra e envie para um laboratório. Alguns kits vêm de laboratórios de teste credenciados e o custo da análise do laboratório está incluído no preço. Outros kits oferecem apenas os materiais necessários para colher a amostra; o custo da análise laboratorial será outra taxa. Você deve seguir um procedimento específico ao coletar a amostra para evitar a criação de fibras transportadas pelo ar que possam ser inaladas.

A maioria dos kits de teste vem com luvas e uma máscara, mas você precisará de alguns suprimentos extras. A chave para coletar uma amostra com segurança é trabalhar o mais lenta e deliberadamente possível para evitar a poeira. Ninguém deve estar em casa quando você está fazendo este trabalho.

Coisas que você precisa

  • Folhas de plástico

  • Macacão descartável

  • Luvas de latex

  • Máscara de pó

  • Óculos

  • Garrafa de spray

  • Formão

  • Alicates

  • Papel toalha

  • Toalhetes húmidos

  • Três sacos de lixo

  • Fita

  • Vácuo

  • Pintura

  • Pincel descartável

Etapa 1 Prepare a área

  1. Pare o fluxo de ar dentro da sala onde você estará trabalhando na medida do possível. Feche as janelas e verifique se nenhum exaustor ou HVAC está funcionando enquanto você trabalha. O objetivo é impedir a possível circulação de fibras de amianto no ar.
  2. Espalhe folhas de plástico no chão e estenda-as às paredes. Você pode usar folhas finas, desde que não tenha orifícios. Você descartará essas folhas depois que terminar.
  3. Coloque um macacão descartável. Você pode encontrar um no departamento de pintura em qualquer loja de ferragens. Como as folhas de plástico, você terá que descartá-las quando terminar. Coloque também luvas de látex, óculos de proteção e uma máscara facial.
  4. Encha um frasco de spray com água e misture bem a área onde você está indo trabalhar. Umedeça as folhas de plástico e a superfície da qual você irá extrair a amostra. Isso ajuda a garantir que nenhuma fibra perdida seja transportada pelo ar.
Use um frasco de spray para manter a poeira baixa.

Etapa 2 Extrair e ensacar uma amostra

Use um cinzel para remover uma amostra da placa ou ladrilho de cimento.
  1. Remova uma pequena amostra do material suspeito, usando um cinzel ou raspador de tinta. Trabalhe devagar e deliberadamente. Você precisa de uma amostra que pesa cerca de 1/4 libra para um teste bem-sucedido. Se estiver removendo textura ou isolamento da parede ou do teto, cubra as pinças de um alicate com toalhas de papel e use o alicate para extrair a amostra.
  2. Misture a amostra assim que você a extrair.
  3. Usando um pano úmido para reter a amostra, coloque-a no saco plástico que acompanha o kit de teste. Coloque também o pano úmido na bolsa.
  4. Sele a bolsa e anote a hora e o local da coleta na frente da bolsa com um marcador.
  5. Coloque a sacola em uma segunda sacola e feche-a também.

Etapa 3 Limpeza

  1. Dobre cuidadosamente o plástico que cobre o chão, trabalhando devagar para garantir que não haja poeira no ar. Coloque-o em um saco plástico e feche-o com fita adesiva.
  2. Aspire o chão e qualquer área em que as fibras possam ter pousado.
  3. Retire o saco de vácuo quando terminar e coloque-o em um saco separado, depois feche-o com fita adesiva. Se você usar um aspirador sem saco, bata no recipiente plástico dentro do saco plástico, limpe-o com um pano úmido e jogue o pano dentro do saco, junto com a poeira.
  4. Pinte a área da qual você cinzelou uma amostra para impedir que as fibras soltas se separem. Se você removeu a textura da parede, cubra a área da qual você removeu a textura. Use um pincel descartável e jogue-o no saco de lixo, junto com o lixo a vácuo.
  5. Remova cuidadosamente o macacão, a máscara e as luvas, coloque-as em um terceiro saco de lixo e feche o saco com fita adesiva para descarte.
  6. Se não quiser jogar fora os óculos, limpe-os com um pano úmido e jogue-o com o restante do material descartado.
  7. O saco de lixo selado pode ser descartado com o lixo doméstico.

Envie a amostra para um laboratório

É necessário um técnico treinado para identificar positivamente o amianto.

O kit de teste deve fornecer um meio para enviar a amostra, como uma caixa ou envelope pré-endereçado. Você também pode encontrar um laboratório de testes consultando o site do Programa Nacional de Acreditação do Laboratório Voluntário. Se você o enviar para um desses laboratórios, será necessário preencher um formulário de declaração on-line que pode ser impresso. Os testes geralmente levam cerca de três semanas.

Se o teste for positivo para o amianto, consulte as autoridades locais para regulamentar os regulamentos antes de fazer seus planos para removê-lo. Você geralmente não pode fazer esse trabalho sozinho e pode estar sujeito a multas se o fizer. No entanto, algumas autoridades locais podem permitir procedimentos de correção limitados sob certas circunstâncias. Na maioria dos casos, é melhor contratar um técnico de remoção licenciado.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Telha de Amianto x Telha Fibra Sintética (Abril 2024).