O que causa a fumaça preta ao queimar velas?

Pin
Send
Share
Send

Você pode notar que a parede perto de uma vela tem manchas pretas ou que o suporte de vela está nublado com resíduo preto. O que você vê é fuligem e, embora uma quantidade seja natural, grandes quantidades de fumaça e fuligem são uma preocupação e podem ser evitadas.

Todas as velas produzem pequenas quantidades de fumaça, mas uma vela acesa adequadamente não deve produzir fumaça preta visível.

A causa da fuligem

Pequenas quantidades de fumaça e fuligem são partes naturais do processo de queima. Em uma vela, a cera é o combustível e o pavio é o sistema de fornecimento de combustível. Com velas bem feitas e adequadamente mantidas, a fuligem e a fumaça serão mínimas e não deixarão resíduos pretos. O excesso de fumaça e fuligem são evidências de uma reação química incompleta que pode ser causada por uma variedade de fatores, alguns dos quais podem ser facilmente remediados.

Aparar as mechas

A principal causa da fumaça preta é um pavio excessivamente longo. Quando uma vela queima, a cera perto da chama derrete e a cera líquida é puxada para cima do pavio para alimentar a chama. Se o pavio for muito longo, o equilíbrio de calor e combustível estará desativado. Isso desencadeia a reação química e pode produzir excesso de fuligem e fumaça. Aparar mechas entre 1/8 e 1/4 de polegada antes de acender a vela é a maneira mais fácil de evitar fumaça preta.

Evitar rascunhos

Outra causa comum de fumaça preta é um ambiente com correntes de ar. As chamas das velas tremeluzem; faz parte do apelo deles. Mas se a chama estiver soprando no vento ou tremulando excessivamente com uma corrente de ar, pode resultar em fumaça e fuligem. Se você vir as chamas das velas tremulando excessivamente ou soprando, verifique se há rascunhos. Desligue o ventilador do teto. Feche a janela. Mova a vela para um local mais protegido. Manter as chamas das velas afastadas de muito ar em movimento ajudará a queimar de maneira mais limpa.

Aromas, cores e muito mais

Como uma vela é uma reação química, tudo o que entra nela pode ter um impacto na forma como queima. Ceras diferentes queimam em temperaturas diferentes e requerem um tamanho de mecha diferente para queimar efetivamente. Algumas cores podem entupir o pavio da vela, retardando a entrega de combustível e causando fumaça. Velas fortemente perfumadas podem fumar mais do que as sem perfume, e alguns perfumes podem fumar mais do que outros. Se você verificou todo o resto e sua vela ainda fuma, pode ser por um desses motivos. Compre velas bem feitas e tente primeiro uma pequena vela para ver se produz fumaça.

Pin
Send
Share
Send