Como mudar a lâmina em um quebra-cabeças

Pin
Send
Share
Send

Em algum momento, você precisará trocar a lâmina do seu quebra-cabeças. Embora esse processo não seja terrivelmente difícil, é importante entender como trocar as lâminas da serra com segurança e eficácia para evitar ferimentos ou danos à sua serra.

Como mudar a lâmina em um quebra-cabeças

Quando mudar sua lâmina de serra de vaivém

Se você está se perguntando se é hora de trocar sua lâmina de serra de vaivém, faça as seguintes perguntas:

  • Você notou que precisa se esforçar para empurrar a lâmina através da substância que está cortando?
  • Os dentes da lâmina atual parecem opacos ou arredondados, em vez de pontudos e afiados?
  • Você está achando mais difícil usar ou controlar sua serra?
  • Seus cortes são menos precisos do que costumavam ser?

Se sua resposta para qualquer uma dessas perguntas for "sim", provavelmente é uma boa ideia trocar as lâminas. Você sempre pode comparar visualmente a lâmina antiga com uma nova, para ter certeza.

Precauções de segurança

Antes de trocar a lâmina do seu quebra-cabeças, é importante revisar algumas diretrizes básicas de segurança. Verifique se você possui o equipamento de proteção necessário.

Sempre verifique se o seu quebra-cabeça está desconectado antes de começar a trabalhar nele. Além disso, é uma boa ideia usar luvas de segurança ao manusear quaisquer instrumentos afiados, incluindo as lâminas que você estará trocando e instalando.

Tipos de quebra-cabeças

Os quebra-cabeças vêm em duas configurações básicas. Antes de mudar sua lâmina de serra de vaivém, é importante saber com que tipo de serra de vaivém você está trabalhando, pois existem duas abordagens diferentes para a troca de lâmina, dependendo do tipo.

A maioria das quebra-cabeças inclui um mecanismo de liberação automática para sua lâmina. Se isso for verdade para o seu modelo, você precisará apenas da sua nova lâmina.

No entanto, se o seu modelo não incluir esse mecanismo de liberação automática, você também precisará de uma chave Allen (ou "Chave Hex") para afrouxar a lâmina antiga antes da remoção. Lembre-se de que as chaves Allen vêm em vários tamanhos, portanto, você precisa ter a chave do tamanho correto para sua serra.

Se você não tiver certeza do tamanho que precisa, sua melhor aposta é provavelmente comprar um conjunto de chaves Allen com vários tamanhos diferentes incluídos. Eles são relativamente baratos e é uma boa idéia ter uma variedade disponível.

Como mudar a lâmina do seu quebra-cabeças com uma chave Allen

Se o seu quebra-cabeças não for equipado com uma liberação automática para a sua lâmina, você precisará de uma chave Allen do tamanho correto para os parafusos da sua serra. Siga estas etapas e sempre tome cuidado ao manusear as lâminas de serra novas e antigas:

  1. Certifique-se de que a serra esteja desconectada da fonte de energia antes de continuar.
  2. Use a chave Allen para afrouxar o parafuso que prende a haste da lâmina ao corpo da serra.
  3. Examine a maneira como a lâmina está conectada e posicionada no grampo. Você desejará usá-lo como referência ao substituí-lo pelo novo blade.
  4. Retire a lâmina cega do grampo da sua serra. Descarte-o com cuidado para evitar ferimentos ou danos futuros.
  5. Em seguida, coloque cuidadosamente a nova lâmina no grampo, posicionando-a como a lâmina antiga.
  6. Com a chave Allen, recoloque o parafuso e aperte-o para prender a nova lâmina no grampo.

Como mudar a lâmina do seu quebra-cabeças sem uma chave Allen

Se a sua serra de vaivém incluir um mecanismo de liberação automática, o procedimento de substituição da lâmina será semelhante ao acima. De fato, a única diferença está em como você remove a lâmina antiga e prende a nova.

Como sempre, verifique se o quebra-cabeça está desconectado da fonte de energia e coloque luvas de trabalho para proteger suas mãos e dedos. Em seguida, siga estas etapas:

  1. Observe que algumas serras ejetam a lâmina automaticamente, enquanto outras não. Se você não tiver certeza do que possui, tome precauções extras para manter a lâmina apontada para longe de você antes de soltar a alavanca.
  2. Desengate a alavanca do mecanismo de travamento que mantém a lâmina antiga no lugar. Se você não tiver certeza de onde é ou como fazê-lo, consulte o manual do usuário do seu quebra-cabeças para obter instruções.
  3. Remova com cuidado a lâmina antiga e descarte-a adequadamente.
  4. Mantendo a alavanca pressionada, insira a nova lâmina, com os dentes apontando para fora da estrutura da serra. Quando a lâmina estiver posicionada corretamente, solte a alavanca. A lâmina agora deve estar travada firmemente no lugar.

Pin
Send
Share
Send