Os tanques de propano podem congelar?

Pin
Send
Share
Send

O propano que você usa para acionar seu churrasco e aquecedores está no estado de vapor, mas dentro do tanque está pressurizado, portanto é um líquido. O líquido se transforma em sólido a -186 ° C e, enquanto temperaturas tão baixas podem acontecer em uma noite fria em Marte, elas nunca acontecem no seu quintal.

Crédito: mirror-images / iStock / GettyImages Os tanques de propano podem congelar?

Isso não significa que as temperaturas terrestres não possam causar problemas de congelamento. O ponto de ebulição do propano é -44 ° F (-42 ° C), e se a temperatura for mais baixa do que isso, o líquido dentro do tanque não será vaporizado. Esses tipos de temperaturas ocorrem na Terra, então você precisa estar pronto para eles, porque quando está tão frio, você precisa do seu propano.

Não é apenas o propano que pode congelar

Quando um tanque de propano congela, o líquido dentro do tanque não se vaporiza, mas quando está frio, a água se transforma em gelo. Portanto, se você mantiver seus tanques de propano fora, a temperatura do propano poderá estar quente o suficiente para a vaporização, mas os componentes do tanque poderão congelar. A neve pode assentar na alça, válvula ou regulador, derreter parcialmente durante o dia e congelar após um estalo frio.

Isso pode acontecer mesmo se você mantiver o tanque em um recinto. Se o ar estiver úmido, a condensação pode se depositar no tanque e congelar à noite. A alça pode ficar presa e talvez você não consiga ligar ou desligar o gás. Além disso, o orifício de ventilação no regulador pode ficar bloqueado e, se o regulador não estiver funcionando, você poderá não conseguir obter gás.

Como impedir o congelamento de propano

Em temperaturas acima de -44 ° F, é a pressão dentro do tanque que mantém o propano no estado líquido, mas a pressão cai quando a temperatura cai. Se você mantiver um manômetro no tanque, poderá monitorar essa pressão. O que você faz se notar uma queda significativa na pressão? A resposta é encher o tanque.

É mais provável que um tanque de propano congele quando o suprimento de propano é baixo porque há mais vapor no tanque. Se o tanque estiver cheio, a maior parte do propano já estará no estado líquido, portanto a pressão não será afetada pela temperatura.

Um tanque de propano pode congelar mesmo em temperaturas quentes se você desenhar demais de uma só vez. Quando você deixa o propano sair do tanque, a temperatura no tanque cai porque a evaporação é um processo endotérmico, o que significa que ele extrai calor do ambiente. Os problemas do regulador de propano que permitem a saída excessiva de gás ao mesmo tempo podem ser responsáveis ​​pelo congelamento.

Como proteger tanques de propano em tempo frio

O propano é inflamável, então é perigoso usar fontes de calor convencionais ao redor do tanque de propano. A melhor maneira de manter o tanque quente é envolvê-lo com uma manta aquecida projetada para tanques de propano. Você pode comprar um cobertor para a sua garrafa de 5 litros em pontos de venda de camping ou lojas de ferragens. Alguns deles possuem elementos elétricos para fornecer calor ativo e outros são apenas cobertores isolantes.

Se você mantiver sua garrafa do lado de fora durante a noite durante o tempo com neve, verifique se a manta cobre a válvula e a alça da válvula. Evite a geada do tanque de propano mantendo o regulador em boas condições de funcionamento. A abertura deve estar voltada para baixo para evitar que água, gelo e neve se acumulem ao redor dela.

Em uma pitada, você pode proteger a válvula e o regulador cobrindo-os com uma caixa de leite velha ou um pano. Se você fizer isso, lembre-se de deixar o orifício de ventilação do regulador desobstruído.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Vaporización Natural de Tanques de Gas LP (Abril 2024).