Importância das Treliças na Construção

Pin
Send
Share
Send

Com o passar do tempo, os engenheiros tornaram-se cada vez mais ambiciosos com projetos de construção. Projetos maiores se mostraram difíceis. Uma pressão tremenda foi colocada em materiais que eram incapazes de suportar peso significativo. Consequentemente, os engenheiros desenvolveram a treliça. As treliças são estruturas em forma de teia usadas para suportar um peso tremendo. Utilizadas em edifícios e pontes de todos os tamanhos, as treliças permitem que os construtores ampliem as dimensões das estruturas e criem formas interessantes.

Os telhados assimétricos são normalmente construídos usando a treliça de dupla inclinação.

História

Antes do amplo uso do ferro na Revolução Industrial, a construção de pontes não havia mudado significativamente desde 100 aC. Quando o ferro, uma alternativa muito mais barata ao material de ponte tradicional, como a pedra, foi adotado para a construção de pontes, novas técnicas de engenharia foram necessárias para suportar o peso maciço das pontes. Infelizmente, muitos designs de ferro falharam. Os engenheiros decidiram então usar madeira, que provou ser bem-sucedida. Depois de provar que eram úteis para pontes, as treliças foram adotadas em outras áreas da construção, especialmente na construção de residências e empresas.

Materiais

Hoje, a maioria das treliças usa a madeira como material principal. A madeira serrada para as treliças deve ser de alta qualidade e capaz de tolerar grandes quantidades de estresse. A maior parte da madeira é classificada por máquinas, que avaliam sua qualidade. Certos governos, como o Canadá, têm requisitos de classificação para madeira. As placas são um material secundário em treliças. São peças resistentes de metal, geralmente aço galvanizado, usadas para manter a madeira unida nas juntas. As placas transferem o estresse das vigas de madeira da trança para a junta. Isso permite que a treliça tolere mais peso.

Usos de treliças

Nos edifícios, as treliças permitem que os engenheiros criem grandes espaços abertos com menos materiais. O uso de menos materiais também permite que os empreiteiros construam mais barato. Os espaços nas treliças permitem que tubos e fios passem facilmente pelo teto. Apesar de serem específicos no projeto, existem muitos tipos diferentes de treliças que os engenheiros podem usar. Isso permite que eles ainda sejam criativos e incluam estruturas como tetos abobadados. Nos prédios e nas pontes, as treliças são populares porque são incrivelmente fortes. De fato, as treliças de madeira são frequentemente usadas com concreto, um material considerado muito mais forte que a madeira serrada.

Tipos de treliças

Hoje existem muitos estilos diferentes de treliças. As treliças mais comuns são as treliças Howe, Fink e triangulares. Eles são relativamente simples e geralmente não se estendem além de três metros. Uma treliça mais complexa é a treliça invertida. Ele tem a forma de um triângulo obtuso e é usado principalmente para tetos segmentados e abobadados e tetos abobadados que se curvam. Muitas casas utilizam o fardo do sótão para seus sótãos. Seu design permite espaço no centro da treliça. Um dos projetos mais complexos de treliça é a treliça de meia tesoura. Esse design, diferentemente da treliça inversa, cria a aparência de um verdadeiro teto abobadado e plano.

Pin
Send
Share
Send