Como descartar a solução de ácido oxálico

Pin
Send
Share
Send

Em algum momento, você pode precisar usar ácido oxálico para um projeto de limpeza em sua casa (é especialmente útil para limpar manchas de ferrugem do concreto). Nesse caso, descarte adequadamente a solução ácida ou ácida que você criou. O ácido oxálico é um produto químico orgânico de classe A, um ácido carboxílico. Embora seja um ácido, é facilmente biodegradável quando adequadamente diluído e neutralizado.

crédito: Digital Vision./Digital Vision / Getty Images

Passo 1

Dilua o ácido oxálico. Despeje o ácido em um recipiente maior de água gelada. Despejar ácido na água elimina o risco de ebulição e respingos que podem resultar do despejo de água no ácido. Sempre despeje ácido na água e não o contrário.

Passo 2

Neutralize o ácido oxálico. Despeje lentamente o bicarbonato de sódio na diluição. Vai começar a borbulhar. Continue adicionando bicarbonato de sódio até parar de borbulhar.

Etapa 3

Teste o pH. Usando papel de tornassol, mergulhe a tira na solução até atingir um pH de pelo menos 5,5. É melhor continuar adicionando bicarbonato de sódio até que a solução atinja um pH de 7 (neutro na escala de pH), mas um pH de pelo menos 5,5 é seguro para derramar pelo ralo.

Passo 4

Derrame pelo ralo. Neste ponto, a solução foi neutralizada e não representa mais um risco de toxicidade. Despeje o ralo enquanto estiver lavando com bastante água em excesso. Até 100 g ou 100 ml de cada vez são adequados para enxaguar o ralo e enxaguar com excesso de água.

Pin
Send
Share
Send