Como Compostar

Pin
Send
Share
Send

Crédito: sarayut / iStock / GettyImagesCompost ajuda a nutrir o solo e as plantas.

Adicionar adubo é uma das melhores maneiras de aumentar a capacidade de um jardim prosperar sem o uso de produtos químicos nocivos. Esta emenda rica e caseira do solo adiciona todos os tipos de nutrientes benéficos ao solo do jardim, reduzindo os itens que, de outra forma, podem acabar no lixo. A chave para a compostagem bem-sucedida é equilibrar as matérias "verde" e "marrom" adicionadas à lixeira. Juntos, esses componentes criam uma reação à base de calor que decompõe a matéria orgânica de forma relativamente rápida, transformando-a em um material rico em nutrientes benéfico.

A ciência por trás da compostagem

A matéria verde e marrom se transforma em composto à medida que os micróbios quebram o material.

A compostagem eficaz não é uma questão justa, permitindo que pilhas de matéria orgânica morta se decomponham por conta própria; é um processo científico que ocorre quando materiais ricos em carbono, itens ricos em nitrogênio, umidade e ar trabalham juntos para quebrar as coisas mais rapidamente do que por conta própria. Matéria rica em carbono, ou "marrom", inclui itens como casca de árvore, folhas, galhos e papel. A matéria "verde" rica em nitrogênio inclui aparas de grama e a maioria das substâncias à base de produtos como núcleos e cascas de maçã. Camadas de duas partes de matéria marrom com uma parte de matéria verde, além de adicionar umidade suficiente para umedecer a pilha, ajudam no processo de compostagem.

Microrganismos como bactérias, já presentes na matéria em decomposição, trabalham juntos para quebrar a pilha. Ao fazer isso, a pilha esquenta, matando patógenos e sementes de ervas daninhas enquanto acelera o processo de compostagem. Arejar a pilha girando-a com um forcado ou pá ajuda a criar bolsas de ar na pilha, necessárias para o processo de decomposição. Uma pilha de composto bem equilibrada produz composto utilizável em várias semanas a vários meses, dependendo do tamanho da pilha.

Matéria "marrom" que você pode adubar

A imagem está disponível para download em alta resolução por até 1920x1080.

Além de galhos de árvores, casca e papel, a matéria marrom que você pode adubar pode incluir outros materiais ricos em carbono e vegetais, como agulhas de pinheiro, serragem ou aparas de madeira não tratadas de um projeto de carpintaria, espigas de milho e caules de milho e outras plantas. As folhas secas também se enquadram na categoria carbono quando se trata de compostagem, portanto, salve-as em vez de prepará-las para a coleta na calçada. Palha, papel picado e pedaços de papelão ondulado comum também são excelentes complementos de matéria marrom para sua pilha ou caixa de composto.

  • Nota: Quebre itens grandes, como galhos de árvores e caules de milho, em pedaços menores para acelerar o processo de compostagem. Quaisquer peças com mais de 1 cm de diâmetro devem ser lascadas ou cortadas para acelerar o processo.

Grande matéria "verde" que você pode adubar

Os resíduos de cozinha à base de produtos fornecem nitrogênio para a pilha de composto.

Enquanto caídos, galhos mortos contam como matéria marrom, recortes de jardim frescos, como pedaços de arbustos podados, são matéria verde. Frutas e legumes congelados velhos, além do seu auge, também são matéria verde que é boa para adubar. Até os pêlos de animais resgatados da escova de limpeza adicionam nitrogênio à pilha de composto. As borra de café também são ricas em nitrogênio; portanto, salve seus filtros de café cheios de borra para a pilha de composto. O filtro de papel conta como matéria marrom, completamente bem-vindo na pilha.

Até algumas ervas daninhas retiradas do quintal podiam ser compostadas, com cuidado. Uma pilha de composto que esquenta como deveria matará qualquer semente de maconha presente. No entanto, se uma pilha for jogada e não for mantida, essas sementes de ervas daninhas poderão brotar e espalhar mais ervas daninhas no seu quintal.

O que não adubar

Alguns tipos de materiais devem Nunca entre na pilha de compostagem porque eles podem atrapalhar o processo de compostagem ou atrair vermes. Pães, massas, laticínios e produtos à base de carne, ossos, resíduos de animais e graxa ou óleos de cozinha não devem ser adicionados a uma lixeira. Isso inclui qualquer tipo de manteiga de noz. Embora o desperdício animal tecnicamente possa beneficiar o solo à medida que se decompõe, também pode conter parasitas e patógenos que não são mortos pelo processo de compostagem. Os ovos também não devem ser adicionados à pilha, pois podem atrair vermes, mas as cascas de ovos enxaguadas adicionam nutrientes ao composto à medida que se decompõem.

As plantas doentes ou infestadas de insetos também não devem entrar na pilha de composto. As espécies invasoras de plantas também não devem entrar na pilha de composto, caso elas se espalhem.

Além disso, evite colocar qualquer material tratado com produtos químicos potencialmente nocivos na pilha de composto, pois eles podem matar os micróbios que ajudam a quebrar a matéria ou podem introduzir produtos químicos nocivos no composto e nas áreas onde o composto é espalhado. Tais itens a serem evitados incluem matéria vegetal tratada com pesticidas químicos, bem como madeira tratada ou pintada, serragem e aparas de madeira. Novos plásticos compostáveis ​​feitos de materiais como milho maio quebrar em uma pilha de compostagem em casa. Tente com moderação no início para garantir que eles se quebrem em um período de tempo razoável.

Iniciando uma pilha ou caixa de compostagem

Um cilindro simples feito de tecido de hardware serve como um recipiente de pilha de composto.

Comece selecionando uma área sombreada que seja facilmente acessível, pois você adicionará materiais e água a ela de tempos em tempos. Uma pilha independente funciona bem, mas sinta-se à vontade para criar um contêiner para a sua área de compostagem a partir de madeira não tratada ou mesmo pano de ferragem. O pano de hardware ao longo do fundo também impede que criaturas escavadoras entrem no composto.

  • O tamanho ideal da pilha de composto é de aproximadamente um metro e meio de largura, comprimento e altura, pois leva mais tempo para o material quebrar se a pilha for muito maior ou menor que isso. Esse quintal cúbico de matéria esquenta mais rápido do que pilhas de outros tamanhos.

Comece criando camadas de matéria marrom úmida com materiais verdes, usando porções iguais ou duas partes de marrom para uma parte de verde - uma proporção de duas para uma é ideal. A matéria marrom deve estar molhada primeiro, como uma esponja levemente úmida. Sempre cubra a matéria verde com 10 cm ou mais de marrom para ajudar a manter os insetos e os vermes afastados. Uma camada de composto existente ou solo de jardim adicionado ao topo da pilha ajuda a iniciar o processo de compostagem.

Aguarde cerca de duas semanas antes de transformar o material com um forcado ou pá e vire a pilha a cada duas a quatro semanas. Isso ajuda a arejar a pilha, fornecendo oxigênio para os micróbios que quebram as coisas. Polvilhe a pilha com água se ela estiver muito seca ou sempre que você adicionar matéria marrom seca. Sinta-se à vontade para adicionar mais material sempre que quiser, fazendo o possível para manter as proporções de marrom a verde em não mais que três para um. Uma lona por cima da pilha não é necessária, mas ajuda a manter a umidade.

Se você acha que uma pilha de compostagem ou uma lixeira caseira é muito bagunçada ou difícil de manusear, considere uma lixeira de compostagem pré-fabricada, como o estilo em forma de barril, projetado para rolar ou girar um eixo. Se estiver usando esse tipo, leia o manual que o acompanha para obter detalhes, pois alguns são mais elaborados que outros.

Seja usando contêineres de compostagem caseiros ou comprados em lojas, o composto estará pronto quando os materiais na parte inferior (ou ao longo) da pilha parecerem terra escura e rica. Espere que demore vários meses até que o composto em uma pilha de um metro e meio esteja pronto. O composto não fede; se sua pilha cheirar a materiais podres, reavalie o que você está adicionando à pilha. Pilhas de composto fedorento também podem ter muita água; cobri-los com uma lona durante períodos chuvosos pode ajudar.

Usos para adubo

O composto é considerado ouro no jardim e possui vários usos:

  • Adicione composto fresco ao redor das plantas do jardim em camadas de até 3 polegadas de profundidade como uma cobertura morta. Utilizado como cobertura morta, o composto não apenas fornece uma fonte contínua de nutrientes, mas também ajuda a temperaturas moderadas do solo e níveis de umidade.
  • Misture o composto no solo antes de plantar. O adubo possui dois benefícios principais como alteração do solo: Ajuda na textura do solo, melhorando a friabilidade dos solos densos; e melhora a capacidade de retenção de umidade do solo, especialmente se for muito arenoso.
  • O composto pode ser um excelente componente para fazer seu próprio solo de envasamento. Misture um composto bom e bem deteriorado com partes iguais de turfa e vermiculita ou perlita. Ou misture uma parte igual do composto com o solo de envasamento comercial. O resultado será um solo de envasamento fino que permitirá que as plantas em recipientes prosperem.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Cómo hacer compost o humus y qué materia orgánica usar para compostar - Jardinatis (Abril 2024).