Melhor extintor de incêndio para sua casa

Pin
Send
Share
Send

Para facilitar a utilização e otimizar a utilidade geral, o melhor extintor de incêndio para uma casa comum é aquele que exibe 3-A; 40-B; C no rótulo. Você pode não saber o que esses números e letras significam, mas depois de se tornarem conhecidas classificações de extintores de incêndio, você as achará fáceis de entender. Por enquanto, basta dizer que o extintor ideal para incêndios domésticos é aquele que pode apagar incêndios com madeira, graxa, óleo e eletricidade, e que é leve o suficiente para qualquer um operar facilmente.

Um extintor de incêndio doméstico deve ser capaz de apagar incêndios em madeira, óleo e energia elétrica.

Os dois extintores mais citados como escolhas ideais para uso doméstico são os Primeiro Alert Pro5 e o mais difícil de encontrar Amerex B402. Ambos excedem as recomendações de tamanho da Associação Nacional de Bombeiros sem serem difíceis de manejar e são recarregáveis. Dos dois, o First Alert Pro5 deve ser o primeiro na maioria das listas de compras, porque é fácil de encontrar. Está disponível em qualquer grande caixa ou loja de ferragens, enquanto o Amerex B402 está disponível principalmente online. Para áreas menores, a publicação "Wirecutter" do New York Times recomenda o Primeiro Alerta Home1 ou o Amerex B417.

Classificações de extintores de incêndio

Ao comprar um extintor de incêndio, você encontrará os tipos de incêndios que ele pode apagar listados na etiqueta. As classificações são as seguintes:

  • Classe UMA: Incêndios em papel, madeira e tecido
  • Classe B: Incêndios com óleo, graxa e gasolina
  • Classe C: Incêndios elétricos
  • Classe D: Incêndios inflamáveis ​​de metal
  • Classe K: Incêndios de óleo animal e vegetal

Os extintores de classe D e K destinam-se a fábricas e cozinhas comerciais e normalmente não são usados ​​em casa, embora não seja uma má idéia manter um extintor de classe K na cozinha para apagar incêndios. Em geral, um bom extintor multiuso para uso doméstico é classificado para incêndios das classes A, B e C.

Além disso, a etiqueta também identifica a quantidade de material extintor no dispositivo, bem como o tamanho máximo do fogo que o dispositivo pode suportar. O número antes do "A" especifica a quantidade de material como um múltiplo de 1,25 galão de água, enquanto o número antes do "B" especifica a área de cobertura efetiva em pés quadrados. Não há número antes do "C", porque essa classificação apenas especifica que o material extintor não conduz eletricidade.

Os dois extintores identificados como ideais para uso doméstico têm a designação 3-A; 40-B; C, o que significa que o tanque contém material extintor não condutor equivalente a 3,75 galões de água que pode cobrir uma área máxima de 40 pés quadrados.

Um extintor de incêndio menor que seria mais apropriado para uso automotivo seria classificado como 1-B; C. Não é um extintor de classe A, uma vez que é improvável que ocorram incêndios em madeira e papel em um carro.

O extintor de incêndio que você mantém no seu carro não precisa ser classificado para incêndios de Classe A.

O extintor que você mantém em sua garagem, por outro lado, precisa ser classificado para incêndios maiores. Como incêndios em madeira e tecido podem e ocorrem em uma garagem, a classificação típica é 4-A; 80-B; C, o que significa que possui o poder de extinção de 5 galões de água e cobre uma área de 80 pés quadrados. É mais pesado e um pouco mais difícil de manusear do que o modelo que você deve manter em casa.

O que há em um extintor de incêndio?

A água obviamente apaga os fogos de madeira, e pode haver água em alguns extintores de classe A. Mas a água é ineficaz contra incêndios das classes B e C e pode até torná-los piores. Os extintores de uso doméstico geralmente contêm gás dióxido de carbono pressurizado ou um produto químico, como bicarbonato de sódio ou potássio, que libera CO2 em contato com o ar ou o propulsor no cilindro. Eles também podem conter uma classe de produtos químicos chamados hidrofluorcarbonetos (HFCs).

Dicas

Se você tem um extintor de incêndio em casa com mais de 20 anos, ele pode conter um gás halon. Os halons, como os clorofluorocarbonetos, foram banidos por causa dos danos que causam à camada de ozônio da Terra. Você deve trocar seu extintor de incêndio mais antigo por um modelo mais recente.

Como usar um extintor de incêndio

Os passos para apagar um incêndio estão resumidos na sigla PASS.

Os extintores de incêndio foram projetados para serem fáceis de usar, mas quando ocorre um incêndio, você precisa pensar e agir rapidamente, por isso é bom se familiarizar com o procedimento antes. O acrônimo PASSAR pode ajudá-lo a se lembrar de tudo que você precisa saber.

  • P: Puxe o pino para destravar o gatilho. Geralmente, possui um anel de metal redondo para facilitar a identificação e a tração.
  • UMA: Aponte o extintor de incêndio para a base das chamas. Certifique-se de manter uma distância segura. Se o rótulo não especificar a distância mínima, assuma que seja de 1 metro.
  • S: Aperte o gatilho. Segure-o e mantenha o cilindro na vertical enquanto o extintor de incêndio descarrega.
  • S: Varrer o bico do extintor sobre a base das chamas, movendo-se de um lado para o outro, até o cilindro secar.

Dicas

Independentemente do produto químico ativo que seu extintor contenha, evite inalar a saída. Mantenha o bico apontado para longe de você e de outras pessoas o tempo todo.

Depois de descarregar um extintor, você deve recarregá-lo ou substituí-lo. Nunca deixe um extintor de incêndio vazio em casa. Você pode esquecer que está vazio e deixar descansar por anos até que outro incêndio aconteça e você descobre que não pode apagá-lo. Você pode recarregar os extintores de incêndio com válvulas de metal por cerca de US $ 15. Extintores de incêndio com válvulas de plástico não podem ser recarregados - eles devem ser substituídos.

Lista de verificação de inspeção de extintores de incêndio

Verifique com frequência se a agulha do manômetro permanece dentro da faixa segura.

Os extintores de incêndio não duram para sempre, mas muitas pessoas assumem que o fazem. Eles compram um novo, colocam no armário e esquecem. Essa é uma receita para o desastre. Os extintores duram de 5 a 15 anos e devem ser substituídos quando a vida útil especificada na etiqueta expirar.

Os extintores de incêndio não precisam de muita manutenção, mas devem ser inspecionados regularmente. As companhias de seguros dos proprietários de imóveis estão particularmente interessadas em garantir que os extintores de incêndio estejam em condições de manutenção. Aqui está uma lista das coisas que uma empresa recomenda verificar:

  • Localização. O extintor de incêndio é facilmente acessível e fácil de encontrar? Caso contrário, encontre um local adequado para ele em um armário, armário ou canto da sala.
  • Pressão. O extintor tem pressão adequada? Alguns modelos possuem um medidor que você pode verificar para garantir que a pressão esteja dentro da faixa recomendada pelo fabricante, conforme exibido na etiqueta.
  • Danificar. O extintor sofreu algum dano físico? Verifique o gatilho quanto a amassados, a mangueira quanto a dobras e o cilindro quanto a ferrugem. Se encontrar algum dano, tome cuidado e substitua o extintor de incêndio.
  • Limpeza. Um extintor de incêndio tende a coletar graxas e óleos do ar, especialmente se você o armazenar na cozinha. Esses contaminantes podem dificultar o manuseio do extintor. Limpe-os periodicamente com água e sabão.

Quando você precisar usar um extintor de incêndio para apagar um incêndio - especialmente um incêndio elétrico - é importante verificar a etiqueta para garantir que está classificada para o tipo de incêndio que você precisa apagar. Usar o extintor errado pode facilmente piorar o incêndio. Se você possui um extintor classificado para incêndios das classes A, B e C, nunca precisará se preocupar com isso.

Pin
Send
Share
Send