Como tirar fotos de elevação da pesquisa

Pin
Send
Share
Send

Um tiro de elevação de pesquisa, uma ferramenta importante na engenharia e na construção, determina a elevação de um ponto desconhecido referenciando um ponto conhecido, chamado de referência ou BM. Um tiro de elevação da pesquisa consegue isso medindo distâncias verticais entre pontos diferentes, lendo uma haste de nivelamento através da mira do nível de um engenheiro. Os topógrafos usam esse processo em levantamentos topográficos e construção de estradas, casas e esgotos. Essa tarefa requer que um parceiro segure a haste de nivelamento.

Técnicos de pesquisa certificados realizam levantamentos em canteiros de obras.

Passo 1

Encontre um ponto de elevação conhecido - uma referência ou BM - ao qual você fará referência às fotos de elevação da pesquisa. Você pode usar qualquer objeto ou ponto como referência, desde que saiba sua elevação exata.

Passo 2

Rotule cinco colunas em seu livro de campo com os títulos Visão posterior (BS), Altura do instrumento (HI), Visão frontal (FS), Elevação (ELEV) e Descrição (DESC).

Etapa 3

Prenda o nível do engenheiro ao tripé com o parafuso de fixação e nivele-o usando os parafusos de nivelamento fino. Defina o nível em um local onde você possa ver o BM e a área em que deseja determinar uma elevação.

Passo 4

Instrua seu parceiro a segurar a haste niveladora verticalmente no BM. Observe a haste com o nível do engenheiro e registre a leitura no livro de campo. Este é o seu BS. Para determinar a HI, adicione essa leitura à elevação da BM e registre esse número no livro de campo na coluna ELEV.

Etapa 5

Instrua seu parceiro a mover a haste niveladora para os outros pontos em que deseja determinar as elevações. Registre as leituras da haste de nivelamento em FS no livro de campo. Inclua uma descrição na coluna DESC para cada ponto que permitirá que você lembre qual FS corresponde a cada local.

Etapa 6

Subtraia o FS gravado do HI gravado. Registre os valores na coluna ELEV do seu livro de campo. Agora você tem elevações de cada ponto em que você disparou.

Pin
Send
Share
Send