O que é queda de concreto?

Pin
Send
Share
Send

O concreto é tradicionalmente feito de uma mistura de cimento, água, areia e cascalho. As modernas misturas de concreto também adicionam outros ingredientes, como fibras, plásticos e várias misturas químicas. Os ingredientes e a proporção da mistura determinam as propriedades do concreto, incluindo a queda.

Definição

Slump é uma medida da trabalhabilidade ou consistência do concreto. Em outras palavras, mede a facilidade com que o concreto é empurrado, moldado e alisado. Assim, sua classificação de queda indica para qual aplicação de construção o concreto é bom. Quanto maior a queda, mais viável o concreto. Se a queda de concreto for muito baixa, ela não será moldada com muita facilidade. Se estiver muito alto, você corre o risco de deixar o cascalho, a areia e o cimento fora da mistura, tornando-a inutilizável.

Queda e Qualidade

Quanto menor a quantidade de água em uma mistura tradicional de concreto, menor a sua queda. Os baixos valores de slump nas misturas tradicionais geralmente significam concreto de maior qualidade. Os ingredientes adicionais nas modernas misturas de concreto tornam impossível determinar a qualidade do concreto a partir da queda. Concreto com plastificantes e uma alta queda pode realmente ter menos água do que uma mistura de concreto tradicional com uma baixa queda. Devido a esses ingredientes adicionais, você pode definir a queda de um lote de concreto para praticamente qualquer valor, mantendo uma mistura de alta qualidade.

Teste de Quedas

Slump é testado com um cone de slump. Este é um cone truncado de 12 polegadas de altura aberto na parte superior e na parte inferior. A parte superior tem 4 polegadas de largura e a parte inferior tem 8 polegadas de largura. Para testar a queda, você preenche o cone de queda até 1/4 da sua altura e pressiona com 25 movimentos de uma haste de aço de 3/4 de polegada. Em seguida, você preenche o cone até a metade do caminho e pressiona-o com mais 25 movimentos. Depois disso, preencha-o até o ponto 3/4 e pressione-o novamente. Enchida até o topo com uma última camada, a mistura obtém 25 movimentos finais. Meça da parte superior do cone até a base. Puxe o cone de queda para fora do concreto e meça até que ponto o concreto molhado afunda, ou cai, para baixo, medindo até o topo da pilha e o chão. Subtraia essa medida da altura original do cone de queda. A distância caída é chamada de nível de queda.

Aviso

Não use o nível de slump para comparar a qualidade de uma mistura de concreto com uma mistura diferente. Use-o apenas para comparar a qualidade de diferentes lotes da mesma mistura. Este teste não indica nada sobre a força da mistura.

Pin
Send
Share
Send