Qual é a diferença entre compensados ​​B-C e A-C?

Pin
Send
Share
Send

A Hardwood Plywood and Veneer Association estabeleceu os padrões de classificação para madeira compensada nos Estados Unidos. Esses padrões, embora voluntários, são aceitos universalmente para cores uniformes, granulação, tamanho e número de defeitos na face do compensado. O sistema de classificação se aplica em todos os aspectos - desde madeira leve a madeira compensada de madeira dura.

A classificação da madeira compensada geralmente é baseada na aparência.

O Boletim

A classificação do compensado geralmente se refere ao verniz do compensado. A letra A representa madeira de primeira qualidade. É consistente em cor, granulação e aparência. A letra B é semelhante ao grau A, mas permite pequenas variações, como burls, nós e listras. A letra C representa defeitos óbvios, manchas e variações de cores. O sistema de classificação é aplicado principalmente para a estética, mas também se refere a camadas principais, vazios e problemas de fabricação que podem passar despercebidos.

Premium ou inconsistente

A madeira compensada geralmente exibe duas classes, uma para cada lado da madeira compensada. A prática comum é fabricar madeira compensada com um lado bom e um lado com qualidade inferior. O compensado com classificação A-C possui um lado premium e um lado com defeitos visíveis, estrias e / ou nós. O contraplacado A-C é perfeito para portas e batentes de armários, estantes arquitetônicas e madeira para todos os fins. O lado A é consistente e sem defeitos. O lado C tem inconsistências, como variações de cores, nós, burls, redemoinhos e listras ocultas na parte traseira de uma porta, na parte interna de um armário ou embaixo de uma prateleira.

Estruturalmente Igual

O compensado B-C é mais barato que o compensado A-C. A face B do contraplacado possui cores razoavelmente uniformes e inconsistências permitidas, que, na maioria das vezes, podem ser cortadas do compensado, se desejado. O compensado A-C pode parecer melhor, mas O compensado B-C estruturalmente não é diferente de A-C, e pode ser usado em qualquer lugar em que você usaria normalmente o A-C.

Comparações de custos

O compensado com classificação B-C é mais acessível que o A-C ou A-B. O lado B se torna a face proeminente, com alguns defeitos visíveis e variações ou listras de cor. O lado C ou as costas têm defeitos óbvios que podem ser colocados dentro ou atrás das portas. Poupar dinheiro é normalmente a razão pela qual você escolheria o B-C em relação ao compensado A-C.

O mais baixo grau

Shop-grade é o mais baixo grau de madeira compensada disponível e o mais acessível. Possui defeitos visíveis em ambos os lados. Também pode ter inconsistências em comprimento, largura e espessura. O contraplacado de fábrica, por todos os seus defeitos, é de até 85% utilizável. É possível comprar madeira compensada de categoria comercial, contornar os defeitos e economizar dinheiro significativo em A-B, A-C ou B-C.

O que você realmente precisa

Determinar o que você precisa é importante. O compensado de primeira qualidade é consistente, mas alguns o consideram simples. O compensado de qualidade inferior pode economizar dinheiro e adicionar personalidade ao seu projeto. Por exemplo, o contraplacado de pinho nodoso ou amieiro está cheio de nós e é considerado distinto. O compensado de bétula, cheio de redemoinhos, listras e padrões radicais, é uma das opções mais acessíveis de compensado e pode ser melhor com sua decoração preferida.

Pin
Send
Share
Send