O que é cola de resina?

Pin
Send
Share
Send

A cola de resina é um tipo de adesivo usado na indústria da construção que fornece recursos de ligação superiores. Devido ao seu longo tempo de cura de até dez horas, é ideal para aplicações em madeira, que exigem montagem sem pressa e cuidadosa. É fabricado nas formas em pó, spray, emulsão e líquido.

As colas de resina são mais comumente usadas em aplicações de construção em que a durabilidade é necessária

Resinas Fenólicas

Também conhecido como cola de resina de formaldeído, este adesivo é um dos polímeros sintéticos mais antigos, desenvolvido pela primeira vez em 1872. Como uma das colas menos caras, geralmente é usado para unir finas folhas de madeira para formar compensado ou lasca de madeira para fazer aglomerados . Adesivos de poliuretano ou epóxi substituíram as colas de resina fenólica em algumas aplicações nas últimas décadas. As vantagens incluem adesão superior à maioria dos substratos, boas propriedades de alta temperatura, resistência à água e às intempéries, resistência à queima e alta resistência. Às vezes, as resinas fenólicas são usadas como resina base ou modificador em uma formulação adesiva.

Melamina / formaldeído

Esse tipo é usado para melhorar a durabilidade de um produto e para torná-lo à prova d'água e resistente a solventes, calor e chamas. As aplicações incluem moldagem por compressão para móveis e louças de plástico rígido e a união de celulósicos na fabricação de fórmica, melmac e produtos similares.

Resinas Alifáticas

Comumente conhecido como cola amarela ou cola de carpinteiro, esse adesivo é semelhante à cola branca comum, mas foi modificado na estrutura para ser mais forte e mais resistente à umidade. É particularmente eficaz em madeiras castanhas e fornece forte aderência inicial e ajuste rápido para diminuir o tempo de fixação. Não afetado pelos acabamentos, este adesivo pode ser totalmente lixado. As resinas alifáticas podem ser usadas apenas em materiais porosos, secam rapidamente e são fáceis de limpar.

Resinas de uréia

Disponíveis em formas em pó ou líquidas, as colas de resina de uréia são usadas para laminação e revestimento. Esta cola é ideal para aplicações de construção resistentes à água e ao calor. Na forma líquida, possui um catalisador em pó, enquanto a versão em pó possui os componentes de uréia e formaldeído já misturados. Geralmente, os respiradores são recomendados ao misturar a versão em pó, pois é tóxica. Essas colas geralmente não precisam de endurecedores quando misturadas. Uma das maiores vantagens da cola de resina de uréia é sua longa vida útil, o que significa que o recipiente pode ficar aberto por um longo tempo enquanto estiver usando o produto sem secar ou tornar-se rígido.

Outras aplicações

As colas de resina também são usadas em aplicações de construção que não envolvem produtos de madeira. Isso inclui pisos de caminhões e contêineres de carga, adesivos para aplicações em oficinas de madeira e juntas de móveis e como aglutinante para pellets de ração, núcleo e areia de fundição, fertilizantes vegetais e rodas usadas para cortar vidro.

Pin
Send
Share
Send