Qual é a capacidade de carga de blocos de concreto de diferentes tamanhos?

Pin
Send
Share
Send

As propriedades físicas dos materiais de construção determinam como e por que você as utiliza. Tome, por exemplo, blocos de concreto. Esses blocos assumem vários tamanhos e formas, embora todos exibam um alto grau de resistência em relação ao seu tamanho. Por esse motivo, eles geralmente aparecem em operações de suporte de carga, como colunas de apoio, bases, paredes e fundações. Compreender a capacidade de carga de blocos de concreto requer uma visão completa dos fatores que afetam sua resistência.

Crédito: Polka Dot Images / Polka Dot / Getty Images Nem todos os blocos de concreto parecem blocos de concreto.

O problema

Determinar a capacidade de carga de um bloco de concreto se torna mais ou menos impossível sem contexto. Os blocos de concreto têm tamanhos variados, várias formas e contêm uma variedade de ingredientes. Além das considerações materiais, o contexto estrutural de um bloco de concreto afeta fortemente sua capacidade de carga. Para determinar a capacidade de carga de um bloco, que pode executar uma gama de centenas, senão milhares, de libras, você deve testar o bloco real em seu contexto.

Contexto Estrutural

Vários fatores estruturais afetam o peso que um bloco de concreto pode suportar. Por exemplo, o peso aplicado a um ponto concentrado em um bloco por meio de uma coluna de suporte exibe maior tensão do que o peso espalhado por uma área ampla. Por esse motivo, um bloco usado para suportar uma coluna pode suportar menos peso que o mesmo bloco usado para suportar uma laje. Além disso, os blocos de uma rede de distribuição de peso podem suportar mais peso do que os usados ​​individualmente como unidades de suporte de carga. Por exemplo, uma parede de blocos, particularmente uma reforçada com vigas de aço, pode suportar cargas mais pesadas do que a capacidade total de carga de cada bloco individual.

Considerações materiais

O material usado na construção de um bloco de concreto afeta sua capacidade de carga. Por exemplo, um bloco de concreto de 10 por 8 por 16 polegadas feito com pó de pedra pode suportar mais peso do que um bloco de 15 por 12 por 24 polegadas feito de areia, porque o pó de pedra exibe maior peso e força do que areia. Além disso, alguns blocos de concreto exibem orifícios, enquanto outros compreendem lajes sólidas de material. Um bloco grande com orifícios grandes pode suportar menos peso do que um bloco menor sem orifícios. Um bloco grande distribui peso em uma grande área, no entanto, e potencialmente serve como um meio melhor de distribuição de peso, apesar de sua capacidade de carga.

Padrões

Conforme os padrões publicados em 2003 pela ASTM, uma organização internacional sem fins lucrativos, todos os blocos de concreto devem suportar pelo menos 1.700 libras de peso por polegada quadrada (PSI). Esta norma descreve apenas os requisitos mínimos, no entanto. Um bloco pequeno pode suportar mais peso do que um bloco grande se exibir uma capacidade de suporte de carga alta o suficiente em libras por polegada quadrada. Determinar uma classificação PSI requer aplicar peso a um bloco até que ele se quebre e dividir a pressão que fez o bloco quebrar pelo total de polegadas quadradas no bloco. Isso é mais complicado do que parece, porque as formas tridimensionais, como blocos de concreto, medem em unidades em cubos, e não quadradas.

Pin
Send
Share
Send