Quanta redução de som o vidro temperado possui?

Pin
Send
Share
Send

Ao escolher janelas para sua casa ou veículo, você deve decidir o tipo de vidro que deseja. Tipos comuns de vidro incluem recozido, laminado e temperado. Cada tipo tem um objetivo específico e a compreensão do objetivo pode ajudá-lo a tomar decisões informadas. Um painel padrão de vidro temperado, por exemplo, oferece pouca redução de ruído. No entanto, alguns tipos de janelas de vidro temperado podem fornecer algum isolamento acústico.

Crédito: Jupiterimages / Creatas / Getty ImagesPeça ao fabricante do vidro especificações de redução de som.

Vidro temperado

Os fabricantes criam vidro temperado aquecendo rapidamente o vidro recozido, ou painel padrão, a temperaturas de até 1150 graus Fahrenheit e resfriando-o rapidamente. Esse processo faz com que o vidro se expanda e contraia rapidamente, criando uma superfície comprimida. A compressão do material torna o vidro temperado muito forte e adequado para aplicações que exigem resistência ao impacto. Além disso, quando o vidro temperado quebra, ele se despedaça em inúmeras peças minúsculas com bordas rombas, eliminando virtualmente o risco de laceração que surge quando outras formas de vidro se quebram.

Redução de som

Como os fabricantes projetam vidro temperado especificamente para aumentar a resistência, existem poucas informações sobre suas habilidades de redução de som. De acordo com um artigo apresentado no Congresso Internacional e Exposição de Engenharia de Controle de Ruído de 2002, o vidro temperado em aplicações como janelas de automóveis apresenta problemas de redução de ruído e, em alguns casos, até facilita a transmissão de ruído em determinadas frequências. Além disso, um gráfico publicado no livro "The Automotive Body: Volume I: Components Design" mostra que o vidro temperado apresenta pouca ou nenhuma redução de som superior a 40 decibéis - cerca de 20 decibéis a menos do que o nível de conversação comum.

Vidro com redução de som

Os fabricantes normalmente usam vidro laminado em aplicativos projetados especificamente para redução de som. O vidro laminado consiste em dois painéis de vidro fundidos com calor para formar um painel único, com uma camada de material plástico transparente, como o polivinil butiral ou PVB, colocado entre eles. A composição do vidro laminado amortece a transmissão de ruído através das janelas e também pode impedir a penetração da luz ultravioleta. Além de proporcionar redução de som, o vidro laminado é difícil de romper porque a camada PVB exibe um alto grau de flexibilidade. Mesmo que o vidro se quebre, o PVB mantém sua forma e mantém os cacos de vidro quebrado no lugar.

Janelas de vidro temperado

O vidro temperado como matéria-prima oferece pouca ou nenhuma redução de som, embora as janelas de vidro temperado possam oferecer alguma redução de som. Por exemplo, uma janela com vidros duplos consiste em dois painéis de vidro separados por uma lacuna cheia de ar ou outro gás. O gás nessa lacuna pode proporcionar uma redução sonora à medida que passa do painel externo de vidro para o painel interno. Como alternativa, você pode comprar uma janela com vidros duplos com um painel de vidro temperado e um painel de vidro laminado, proporcionando proteção sonora e durabilidade.

Pin
Send
Share
Send