Problemas com lareiras a gás sem ventilação

Pin
Send
Share
Send

As lareiras a lenha sem ventilação são unidades de aquecimento que funcionam sem o uso de uma chaminé. Os proprietários apreciam sua operação fácil e que as unidades não necessitam de estocar madeira para queimar. No entanto, é fato que as lareiras sem ventilação não fazem uso de uma chaminé que provocou debates nas indústrias de energia e aquecimento sobre sua segurança e eficácia.

Umidade

A queima de gás natural cria umidade. Se você tiver uma lareira a gás ventilada, essa umidade será direcionada para o exterior à medida que sobe pela chaminé, mas permanece dentro de casa se você tiver uma unidade sem ventilação. A Aliança de Produtos de Gás Sem Ventilação afirma que as lareiras sem ventilação "emitem um nível muito moderado de vapor de água". Além disso, a aliança vê a emissão como um benefício potencial, já que os sistemas de aquecimento central tendem a secar o ar interno até o ponto em que alguns proprietários operam umidificadores no inverno.

Crescimento de fungos

Preocupações foram levantadas sobre o potencial de crescimento de mofo nas residências devido à umidade criada pelas lareiras sem ventilação. De acordo com a Aliança de Produtos de Gás Sem Ventilação, um estudo independente concluiu que os produtos de gás sem ventilação não criam vapor de água suficiente para elevar os níveis de umidade o suficiente para suportar o crescimento de fungos na maioria das residências. Um artigo de Arnie Katz, da empresa sem fins lucrativos Advanced Energy, questiona essas alegações. Katz afirma que, se a umidade de uma unidade sem ventilação entra em contato com uma superfície fria, ela condensa, libera calor e, por fim, cria um "resort de férias perfeito para mofo".

Monóxido de carbono

Katz reconhece em seu artigo que lareiras sem ventilação emitem baixos níveis de monóxido de carbono nas residências. Mesmo assim, ele acrescenta que há uma quantidade crescente de evidências médicas que sugerem que níveis baixos de monóxido de carbono podem criar "sérias conseqüências para a saúde". No entanto, em suas respostas a perguntas de segurança sem ventilação, a Aliança de Produtos de Gás Sem Ventilação cita mais pesquisas que indicam que os produtos sem ventilação atendem a vários requisitos de emissões, mesmo quando usados ​​por longos períodos.

Eficiência energética

Diz-se que as lareiras a gás sem ventilação são eficientes em termos energéticos, porque nenhum calor escapa pela chaminé, como acontece com os modelos com ventilação. Novamente, Katz contesta essa afirmação, porque observa que os manuais do proprietário para lareiras sem ventilação recomendam abrir uma janela quando as lareiras estiverem em uso. No entanto, isso afetaria a eficiência energética à medida que o calor escapasse pela janela.

Limpeza

A Aliança de Produtos de Gás Sem Ventilação aconselha os consumidores a tomar cuidado especial na limpeza de lareiras sem ventilação. A aliança diz que é importante que os usuários retornem os registros de gás para a posição correta sobre os queimadores, conforme exigido pelo fabricante após a limpeza de uma unidade. A fuligem pode se formar a partir da combustão do gás natural se as toras estiverem fora do lugar.

Pin
Send
Share
Send