Ferramentas para cortar madeira

Pin
Send
Share
Send

Remover fatias finas, aparar ou reduzir a espessura da madeira pode significar coisas diferentes. Pode significar raspar um pouco de uma porta pegajosa, aparar um pedaço de molde para encaixar ou cortar um encaixe para trava ou dobradiça. Algumas ferramentas são projetadas especificamente para remover pequenas quantidades de madeira; outras ferramentas que você provavelmente tem na sua caixa de ferramentas podem ser usadas para realizar a mesma coisa.

Um cinzel é uma das ferramentas de barbear mais comuns.

Bloco de Avião

Crédito: Gary Ombler / Dorling Kindersley RF / Getty ImagesUm avião de bloco sendo usado para raspar madeira.

Com uma lâmina afiada que se projeta da parte inferior em ângulo, o plano de bloco permite raspar a menos de 1/32 de polegada de quase qualquer pedaço de madeira. Os carpinteiros usam o plano de bloco para raspar a madeira pelas laterais das portas, para que não grudem. Os marceneiros usam o plano de bloco para aparar as peças ao montar um projeto para ajustá-las, retirando quantidades controladas apenas quando necessário. A lâmina é ajustável em termos de ângulo e profundidade, afrouxando uma alavanca e torcendo uma alça. O plano de bloco produz longas e onduladas fitas de madeira quando é perfeitamente ajustado.

Serra de esquadria

Crédito: erniedecker / iStock / Getty Images Homem usando uma serra de esquadria.

Algumas das melhores ferramentas de barbear vêm em pacotes poderosos. As serras de esquadria são capazes de aparar pontas ou arestas limpas e nítidas na moldagem e no acabamento. Em vez de cortar uma vez e instalar, corte o molde longo e retire pedaços finos até que o molde se encaixe. O procedimento pode levar quatro ou cinco fatias antes que as peças se encaixem. Se o molde estiver vazio, e estiver claro que o ângulo está desligado, ajuste a serra 1/2 grau de cada vez e apare as pontas novamente até que os ângulos correspondam. As serras de esquadria cortam melhor quando estão equipadas com uma lâmina de corte transversal, combinada ou de marceneiro. Se a lâmina tiver 60 dentes ou mais, é bom aparar; isso também vale para lâminas de serra de mesa. As serras de mesa equipadas com medidores de esquadria e a lâmina direita são tão boas ou melhores quanto uma serra de esquadria. As serras de mesa geralmente usam lâminas maiores, e lâminas maiores significam cortes mais limpos.

Formão

Um cinzel que está sendo usado para esculpir um design - Foto: Johann Helgason / Hemera / Getty Images

Quase nada se barbeia com mais precisão do que um cinzel de mão. O cinzel comum - se for afiado - pode raspar a madeira simplesmente balançando-a enquanto a cutuca para frente. Algumas aplicações, como entalhar um atacante, incluem bater no cinzel com um martelo pequeno para cortar um buraco retangular na lateral de uma porta. O nariz achatado e angular do cinzel é fácil de controlar e não é necessário força excessiva para cortar profundamente, raspar ou aparar pequenas fatias à medida que você vai mais fundo. O cinzel multifuncional é uma das ferramentas mais usadas para carpinteiros e carpinteiros.

Faca Utilitária

Crédito: belchonock / iStock / Getty Images

Apare ou depile projetos delicados usando uma faca. Uma faca utilitária é útil ao cortar lâminas finas para remendar ou aparar bujões feitos sob medida para encaixar goivas ou furos na madeira. A faca tem uma lâmina afiada e pontiaguda, com espinha dorsal suficiente para cortar madeira até cerca de 1/4 de polegada. Se você tiver uma área arrancada ou esmagada na madeira, use a faca para aparar fibras, lascas e material solto antes de criar um remendo com um pedaço de madeira novo.

Arquivos e Grosas

Crédito: jojobob / iStock / Getty ImagesCarpenter arquivando uma cadeira de madeira.

Use uma lima ou lima para raspar espigas que não se encaixam em encaixes ou cavilhas que não se encaixam nos orifícios correspondentes. Um problema pode ocorrer no momento errado, quando as peças são coladas e a montagem está em andamento. A espiga ou o passador não cabem no orifício correspondente e você só tem alguns minutos para apará-lo antes que a cola seque. Mantenha um arquivo ou lima - ou cinzel - à mão para um barbear rápido, para que você monte o projeto antes que a cola seque. Encaixe a seco todas as peças antes do tempo. Se você achar que algumas peças não se encaixam da maneira que deveriam, use uma lima, uma lixa ou um cinzel para aparar o canto, a borda ou o ponto alto, para que tudo se encaixe.

Lixa de barbear

Crédito: chorboon_photo / iStock / Getty Images

As lâminas de serra nem sempre cortam juntas retas e limpas. Às vezes, cortam em ângulo, lascam ou lascam a extremidade ou o lado de um pedaço de madeira. Quando as duas peças são montadas, revela uma rachadura na linha do cabelo. Quando isso acontece, nada funciona melhor do que uma lixa enrolada em um bloco de madeira para achatar e esquadrar uma junta ou extremidade. Se a rachadura for substancial, uma lixadeira orbital remove a madeira de forma mais agressiva - mas tenha cuidado com uma lixadeira elétrica, pois é fácil raspar muito. Para pontos altos, lascas ou lascas que não se deitam, as ferramentas oscilantes fazem maravilhas para um barbear preciso, removendo o material apenas onde você precisar removê-lo.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Ferramentas para Corte de Madeira (Abril 2024).