Método de Troca de Gás em um Fungo

Pin
Send
Share
Send

Existem muitos tipos diferentes de fungos crescendo em todo o mundo em uma ampla variedade de ambientes e condições de vida. Os fungos não possuem as estruturas complexas que as plantas possuem, o que permite que elas usem a luz solar de maneira eficiente e produzam grandes quantidades de sua própria energia. Em vez disso, os fungos devem contar com métodos mais flexíveis de absorver os gases necessários e obter energia do ambiente ao seu redor.

Os fungos trocam a maior parte de seus gases no subsolo.

Métodos de aquisição de gases subterrâneos

Os fungos cultivam a maior parte do seu cultivo no subsolo, longe da luz solar e da atmosfera aberta onde as plantas crescem. No entanto, os fungos também respiram como outros tipos de plantas, apesar de existirem no subsolo. Eles gerenciam isso através dos poros naturais do solo. O solo é feito de muitas substâncias diferentes, incluindo partículas de minerais, água, raízes e organismos como fungos. Entre essas partículas existem pequenos bolsões de ar. Esse ar, como o ar na atmosfera superior, contém tudo o que as plantas precisam absorver do ar, especialmente o oxigênio.

Se você removesse uma amostra inteira de fungo do solo, notaria um grande número de raízes semelhantes a fios que compõem a maior parte do corpo do fungo. Essas estruturas capilares são conhecidas como hifas e podem ser tão pequenas que é difícil diferenciá-las do solo ao redor do fungo. Essas hifas podem crescer em espaços que as raízes das plantas não podem e podem absorver o oxigênio das bolsas microscópicas do próprio solo, trocando gases com o solo e não com a atmosfera. Quando um fungo produz cogumelos ou outros crescimentos, eles trocam gás com a atmosfera, assim como as plantas.

Relações parasitárias

Alguns tipos de fungos crescem em relacionamentos muito específicos, apenas com formas de vida. O fungo micorrízico, por exemplo, vive em uma árvore e cresce parasitas micometerófitos. O fungo absorve os nutrientes da árvore e os passa para o crescimento do parasita, levando os nutrientes necessários. Esse tipo de troca de partículas é raro e só se aplica a certas relações de fungos.

Exceções

Alguns tipos de fungos trocam gases com base em seu ambiente. O fermento, por exemplo, conduz a respiração com base na presença de oxigênio. Se houver oxigênio e ar, o fermento absorve o oxigênio através de poros minúsculos na respiração aeróbica. Se não houver oxigênio presente, a levedura realiza respiração anaeróbica, absorvendo os nutrientes que pode e causando fermentação no processo.

Pin
Send
Share
Send