Como transplantar uma árvore de mamão

Pin
Send
Share
Send

O mamoeiro é suscetível ao choque de transplante. Um mamão pode morrer facilmente ao ser transplantado sob um céu ensolarado, se o sistema radicular sofrer algum dano. Novos transplantes com raízes danificadas geralmente começam a murchar dentro de sete dias após serem transplantados durante um período não chuvoso. A maioria dos produtores de mamão inicia suas mudas de mamoeiro em vasos de plástico e as transplanta diretamente no chão, praticamente sem perturbações nas raízes. No entanto, é quase impossível manter as raízes intactas: você está desenterrando um mamão que é muito grande ou cresce muito perto de outras árvores.

O mamoeiro pode ser facilmente danificado durante o processo de transplante.

Passo 1

Aguarde uma chuva forte. As chuvas aumentam a pressão do turgor celular, essencial para manter um mamão vivo. As papaias perdem a pressão do turgor celular durante o transplante sob um céu ensolarado. É melhor esperar até chover, principalmente se você não puder garantir que o sistema radicular de um mamão permanecerá sem riscos durante todo o processo de transplante.

Passo 2

Identifique quais árvores de mamão podem ser transplantadas com segurança durante uma forte chuva. Você pode transplantar um mamoeiro com esse método se tiver crescido pelo menos quatro folhas verdadeiras. Além disso, deve ser levantado em um local ensolarado e aberto.

Etapa 3

Desenterre o papaia com uma pá e mantenha o máximo possível da raiz para minimizar as lesões. Idealmente, a bola da raiz deve ser tão larga quanto a extensão da raiz. Como a propagação da raiz de um mamão plantado no chão é quase tão ampla quanto a propagação das folhas, alguns danos às raízes são inevitáveis ​​se o mamão que você está cavando for muito grande. No entanto, um mamoeiro com raízes podadas pode sobreviver muito bem se você concluir o processo de transplante antes que a chuva pare.

Passo 4

Provoque as raízes dos mamões vizinhos com os dedos. Se as raízes se enredarem, considere lavar o solo grudando nas raízes até que possam ser fisicamente separadas.

Etapa 5

Replantar as papaias em um novo local com espaçamento de cerca de 1 cm. Cavar um buraco para cada mamão que você está plantando. O buraco deve ser profundo o suficiente para conter as raízes e ter o dobro da largura da raiz. Encha o buraco parcialmente com solo escavado. Coloque o mamão no buraco e use uma das mãos para apoiar a árvore na posição vertical. Voltar encher o buraco o resto do caminho com terra escavada. Firme a superfície do solo com as mãos para eliminar as bolsas de ar.

Etapa 6

Cobrir a área ao redor das mamoeiras recém-transplantadas com folhas mortas ou outra matéria orgânica livre de pragas. A camada de cobertura morta destina-se a proteger o solo de ser lavado pelas chuvas. A espessura da cobertura morta não é importante nesta fase. A cobertura morta deve estar livre de pragas, porque o movimento de insetos transmitidos pelo solo pode causar perturbações nas raízes.

Etapa 7

Irrigue os mamões recém-transplantados em intervalos de dois dias, durante um período não chuvoso. As raízes de um mamão são frágeis. É importante não inundar um mamão recém-transplantado com muita água até que seu sistema radicular se torne bem estabelecido.

Etapa 8

Regue as árvores de mamão recém-transplantadas com água com sabão diluída se insetos do solo ameaçarem o crescimento das plantas. A água com sabão diluída pode afastar os insetos transmitidos pelo solo sem matar os mamoeiros.

Etapa 9

Monitore o crescimento das plantas e verifique regularmente se os mamões recém-transplantados crescem novas folhas. Em circunstâncias normais, novas folhas devem emergir do broto superior dentro de quatro semanas. Se for esse o caso, o transplante é bem sucedido. Caso contrário, continue a cuidar dele como de costume até que esteja morto. Um mamão de quase morte pode milagrosamente se recuperar em outro dia chuvoso.

Pin
Send
Share
Send