Como baixar os níveis de bromo na água da piscina

Pin
Send
Share
Send

O bromo é uma alternativa ao cloro, mas é usado com mais frequência em banheiras de hidromassagem do que em piscinas por três razões: custa mais que o cloro; não pode ser estabilizado tão facilmente; funciona melhor em água quente. O bromo é quimicamente semelhante ao cloro e, como o cloro, pode queimar roupas de banho para a pele e a água sanitária se a concentração for muito alta. Por ser volátil, a maneira mais fácil de reduzir os níveis de bromo é deixar a água sair. Você também pode diminuir a concentração adicionando mais água ou neutralizando o bromo. Você neutraliza adicionando tiossulfato de sódio à água.

O bromo funciona melhor que o cloro na água quente e é o desinfetante preferido dos spas.

Desinfecção com bromo

Localizado logo abaixo do cloro na tabela periódica dos elementos, o bromo é um dos halogênios, com uma valência de 1. É altamente reativo e, quando adicionado à água, forma ácido hipobromoso (HOBr) da mesma forma que o cloro forma ácido hipoclorídrico (HOCl). Ambos os ácidos se dissociam para produzir íons que se combinam com compostos de amônia para formar aminas, mas as bromaminas - diferentemente das cloraminas - ainda podem funcionar como desinfetantes. Esse fato, juntamente com o fato de que a dissociação de HOBr é menos afetada pelo pH do que a dissociação de HOCl, provavelmente torna o bromo um desinfetante melhor que o cloro, em geral.

O principal problema do bromo - além do seu custo - é que ele não é afetado pelo estabilizador que protege o cloro da degradação pela luz solar. Consequentemente, não dura muito tempo em um pool aberto e você precisa continuar adicionando mais. Como o bromo é mais estável a altas temperaturas que o cloro, é mais útil para higienizar spas e banheiras de hidromassagem - que geralmente têm coberturas - do que piscinas abertas.

Os níveis de bromo podem ser muito altos?

Na sua forma pura, o bromo é corrosivo e fedorento. De fato, seu nome vem da palavra grega "bromos", que significa "fedor". Embora as bromaminas não sejam tão odoríferas quanto as cloraminas, uma alta concentração de bromo em uma piscina ou banheira de hidromassagem produz um odor discernível e desagradável, especialmente depois que a água fica imperturbável por um período de tempo. Acrescente a isso a possibilidade de olhos lacrimejantes, coceira na pele e "erupção cutânea de bromo" nas coxas e na barriga, bem como a corrosão dos metais na piscina e no sistema de circulação, e você pode apreciar a necessidade de manter os níveis de bromo dentro do cofre. intervalo de 2 a 4 partes por milhão.

Testando os níveis de bromo

Você pode usar o testador de cloro no seu kit de teste de piscina comum para verificar o nível de bromo. Alguns kits incluem uma escala para indicar o nível de bromo, mas se o seu não for, simplesmente multiplique o número na escala de cloro livre por 2,25 para determinar o nível de bromo.

Diminuindo os níveis de bromo

O bromo é volátil e evapora rapidamente da superfície de uma piscina ou banheira de hidromassagem, especialmente quando a água é exposta à luz solar. Conseqüentemente, a maneira mais fácil de diminuir os níveis de bromo é simplesmente aguardar a evaporação. Se você tiver uma banheira de hidromassagem, deixe-a descoberta e opere a bomba de circulação para acelerar o processo.

Se você estiver com pressa para nadar ou mergulhar, e não quiser esperar a piscina ou a banheira com gás, você pode diluir a água para diminuir a concentração de bromo, mas isso geralmente é impraticável. Em vez disso, adicione tiossulfato de sódio à água para neutralizar o bromo. Embora cada produto seja diferente e tenha suas próprias instruções de uso, geralmente é necessário adicionar uma ou duas onças por 10.000 galões para diminuir o nível de bromo em 1 ppm.

Para a ação neutralizante mais rápida, agite os grânulos em um recipiente de água até que eles se dissolvam, despeje a água no escumadeira e acione a bomba de circulação.

Pin
Send
Share
Send