Como descobrir ângulos para cortar madeira

Pin
Send
Share
Send

Sentindo-se preso em como cortar ângulos em madeira? A maioria dos marceneiros e carpinteiros conta com uma abordagem prática para calcular ângulos, geralmente se referindo a eles como ângulos de esquadria. A serra de esquadria comum corta a maioria dos ângulos com facilidade. Mas você tem algumas opções diferentes para descobrir como medir um ângulo de canto e cortar a madeira para o seu projeto.

Como descobrir ângulos para cortar madeira

Ângulos padrão

Os ângulos de corte podem parecer intimidadores para um iniciante, mas existem disposições para ângulos padrão quando você usa uma serra de esquadria para o trabalho. Quase todas as serras de esquadria têm uma trava predefinida para os ângulos que os marceneiros usam com mais frequência. Os ângulos mais comuns são 45, 30 e 22,5 graus. Se o seu projeto exigir um dos ângulos predefinidos na sua serra de esquadria, os cortes serão muito mais fáceis.

Graus e Matemática

Cortar ângulos na madeira exige um pouco de matemática, mas não se preocupe se suas habilidades matemáticas estiverem um pouco enferrujadas. Ângulos acumulativos devem somar 360 graus. Em outras palavras, os ângulos em torno de um ponto totalizam 360 graus. Vários ângulos menores podem andar juntos para criar o total de 360 ​​graus. Por exemplo, dois ângulos de 45 graus somam um canto de 90 graus. Quatro cantos de 90 graus equivalem a 360. A mesma idéia se aplica a objetos de seis lados. Se você está criando algo com seis lados iguais, cada um exige um ângulo de meia-esquadria de 30 graus. Dois miters de 30 graus equivalem a um canto de 60 graus. Seis cantos a 60 graus são iguais a 360.

É bom usar uma calculadora para descobrir os ângulos de canto corretos para cortar formas com lados iguais. A fórmula envolve dividir 360 pelo número de lados para calcular o ângulo do canto. Em seguida, divida-o por dois para obter o ângulo da esquadria. Se você estiver criando um projeto de cinco lados com todos os lados iguais, divida 360 por cinco para obter 72 graus. Portanto, cada junta ou canto forma um ângulo de 72 graus. Agora divida isso por dois para obter o ângulo de esquadria de cada uma das duas peças que formarão o ângulo de 72 graus. Como 72 dividido por dois é 36, cada peça teria um corte de meia-esquadria de 36 graus.

Abordagem prática para cortar ângulos

A abordagem prática é o método mais fácil e preciso de calculadora de ângulos para carpintaria ou carpintaria. Mesmo que seus ângulos funcionem em uma calculadora, eles provavelmente não se encaixam sem lacunas. Isso ocorre porque paredes, projetos, armários, molduras e objetos normalmente não são quadrados. Molduras torcer, dobrar e deformar. As serras não são 100% precisas e o erro do operador é comum. Portanto, mesmo que seus ângulos devam ser 30 graus, por exemplo, eles podem não se encaixar exatamente por causa dessas discrepâncias. A abordagem prática explica essas diferenças.

Comece desenhando uma área ocupada de um ângulo em um pedaço de madeira de sucata. Use uma régua para cortar, ou cortar ao meio, o canto na diagonal. A linha diagonal representa o ângulo da esquadria. Portanto, se você tiver um canto de 90 graus, corte-o ao meio com uma linha desenhada com uma régua para obter dois ângulos de esquadria de 45 graus. Faça um modelo colocando duas peças semelhantes de sucata no desenho. Alinhe as extremidades deles juntos, como se eles já tivessem mitros. Transfira a linha diagonal para as extremidades quadradas da sucata com um lápis. A linha não precisa ser perfeita.

Corte os provetes para verificar seus ângulos. Coloque uma das peças na cama de uma serra de esquadria. Gire a lâmina para a esquerda ou direita para coincidir com a linha do lápis. Trave a lâmina e faça o corte. Faça um corte idêntico na outra peça de sucata usando o mesmo ângulo, apenas invertido para a esquerda ou direita, conforme necessário. Coloque as duas peças no desenho, alinhando-as com ele. Verifique o ângulo da esquadria. Se houver uma lacuna no interior, o ângulo é muito nítido. Se houver uma lacuna do lado de fora, o ângulo é muito raso. Ajuste a lâmina 1 ou 2 graus de cada vez e corte as peças de teste novamente até acertar.

Usando um quadrado chanfrado

O quadrado chanfrado, geralmente chamado de localizador de ângulos, é uma lâmina curta e plana que gira e trava em uma alça. Ajuste esta ferramenta para medir os ângulos da carpintaria, desapertando a contraporca no quadrado do chanfro. Alinhe a lâmina com qualquer ângulo determinado em papel ou madeira de sucata ou gire a lâmina para corresponder a um ângulo na madeira. Torça a porca para travar a lâmina no lugar depois de ter o seu ângulo.

Agora você pode transferir o ângulo para a madeira que está cortando. Gire a lâmina da serra de esquadria para a esquerda ou direita ou gire um medidor de esquadria em uma serra de mesa para a esquerda ou direita na direção necessária para corresponder ao ângulo no quadrado do chanfro. Trave a lâmina no ângulo e faça o corte. Corte os provetes usando madeira de sucata e verifique o ângulo usando o quadrado chanfrado. As peças de teste podem parecer um trabalho extra, mas podem economizar dinheiro, porque você não desperdiçará seu bom material se o ângulo não estiver correto.

Opção de ângulo transferidor

Você também pode usar um transferidor para calcular ângulos, mas o uso de um pode ser confuso para molduras e aparar carpintaria. Transferidores leem ângulos do canto. Serras de esquadria e medidores de esquadria leem ângulos da cerca. Por exemplo, o ângulo de meia esquadria comum de 22,5 graus em uma serra é exatamente a mesma coisa que um ângulo de 67,5 graus tirado da esquina com um transferidor.

Cortar ângulos na madeira requer prática, paciência e um pouco de conhecimento de matemática. A tentativa de métodos diferentes ajuda a descobrir qual funciona melhor para você e para seu projeto em particular.

Pin
Send
Share
Send