O que causa morangos a mofo?

Pin
Send
Share
Send

O fungo mofo cinza é a principal causa de mofo nos morangos (Fragaria x ananassa). Molde cinzento, Botrytis cinerea, geralmente afeta os morangos que crescem em condições frias ou úmidas e os torna não comestíveis. O contato com o material vegetal deteriorado também ajuda a espalhar o mofo cinza. Os morangos crescem nas zonas de resistência 2 a 11 do Departamento de Agricultura dos EUA, dependendo da variedade. A compra de plantas novas e livres de doenças todos os anos ajuda a reduzir os problemas com mofo.

As plantas de morango produzem mais frutos quando plantadas em locais ensolarados.

Causas de mofo

Mould overwinters em detritos de plantas e em plantas vivas que carregam a doença e infecta morangos quando as condições são adequadas. Morangos maduros, vermelhos ou morangos verdes verdes podem sofrer de mofo, mas o fungo afeta mais rapidamente os frutos maduros.

O contato com o solo, folhas mortas e frutas infectadas espalha o fungo do molde. Os esporos de fungos também podem se espalhar pelas pessoas que tocam nas frutas infectadas, depois nas saudáveis ​​e no vento. O mofo cinza se desenvolve quando as temperaturas estão entre 70 e 80 graus Fahrenheit. Clima úmido, alta umidade e rega aérea também incentivam o crescimento de fungos. O excesso de fertilização das plantas de morango cria um crescimento exuberante e macio, vulnerável a ataques de mofo.

Sintomas de infecção

Morangos infectados com mofo cinza desenvolvem sintomas menores que pioram gradualmente. As infecções geralmente começam sob as pequenas folhas ao redor dos caules do morango. Aparecem manchas marrons claras, que crescem e desenvolvem mofo cinza e empoeirado que cobre toda a fruta. Os frutos de morango infectados com mofo cinza geralmente mantêm sua forma. Frutas infectadas não se recuperam. Em condições desfavoráveis, como ar seco e quente e boa circulação de ar, a doença progride lentamente. Os beirais e as hastes da planta de morango geralmente parecem normais, embora mofo cinza possa espalhar talos de morango.

Prevenção de mofo

Evitar locais aglomerados e sombreados e usar outros controles = ajudam a evitar mofo nos morangos. Cultive plantas de morango 2 pés de distância em fileiras a 18 polegadas de distância em locais abertos e com sol pleno. Escale as plantas de maneira que fiquem diagonalmente opostas em suas fileiras.

Regue os morangos com mangueiras de irrigação por gotejamento ou de imersão, e não com um regador, mangueira de jardim ou aspersores. Espalhe uma folha de plástico tecido que permita que a água penetre, ou outra cobertura morta, entre as plantas para impedir que as frutas toquem o solo. As coberturas adequadas incluem palha limpa, serragem e papel. Não fertilize os morangos na primavera, mas espere até depois da colheita dos frutos. Aplique um fertilizante 16-16-16 a uma taxa de 1 1/2 libra para cada 100 pés quadrados, quando as folhas de morango estiverem secas. Não permita que o fertilizante toque as folhas.

Remover frutas e folhagens mortas e doentes também ajuda a impedir que o mofo cinza se espalhe. Esterilize as tesouras de poda limpando as lâminas com um pano embebido em álcool, antes e depois da poda dos morangos.

Molde de tratamento

A pulverização regular com um fungicida ajuda a proteger os morangos do mofo. Coloque calças compridas, camisa de mangas compridas, óculos de segurança e luvas antes de pulverizar morangos com fungicidas.

Num dia seco e calmo da primavera, quando um novo crescimento aparecer nos morangos, dilua um fungicida contendo 48,9% de N-triclorometiltio-ciclo-hexeno-1,2-dicarboximida a uma taxa de 2 colheres de sopa niveladas por 1 galão de água. Um galão de solução trata 100 pés quadrados de plantas de morango. Pulverize as plantas, cobrindo todas as superfícies da planta e pulverize-as novamente a cada sete dias até a colheita. As instruções dos fabricantes variam de produto para produto, portanto, sempre leia o rótulo do produto e siga as instruções. Verifique se qualquer produto que você compra é seguro para uso em produtos comestíveis.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Manejo biológico do mofo cinzento e ácaro em morango orgânico - Dia de Campo na TV (Abril 2024).