O que é um jardim de chuva e como eu faço um?

Pin
Send
Share
Send

Um jardim de chuva é uma forma de jardinagem especializada que envolve a escavação de uma área para criar uma depressão profunda de 10 a 15 cm e o plantio de plantas perenes, gramíneas e arbustos nativos nessa depressão. Este jardim de bacia rasa está posicionado de forma a coletar o escoamento da água da chuva de telhados, calçadas, calçadas e ruas. Em seguida, a água da chuva absorve o solo e é absorvida pelas raízes das plantas, evapora-se na atmosfera e drena lentamente do jardim em cerca de 48 horas. As plantas de jardim filtram os poluentes e também podem fornecer alimento e abrigo para pássaros e borboletas. Como se isso não bastasse, um jardim de chuva também adiciona um belo ponto de interesse à paisagem de uma casa. Como medida de conservação, esse tipo de gestão da água da chuva é preferível a sistemas de drenagem caros e é muito melhor para o meio ambiente do que permitir que a água da chuva desça pela rua, coletando poluentes da superfície da estrada e despejando em córregos ou lagos.

Os jardins de chuva beneficiam o meio ambiente com água mais limpa e apoiam a vida dos pássaros e insetos - Foto: Jodi Jacobson / Vetta / GettyImages

Rain Garden Localização e tamanho

O caminho para criar um jardim de chuva bem-sucedido começa com o mantra da jardinagem: plantas certas, lugar certo. O planejamento adequado no início simplificará a manutenção do jardim ao longo dos anos.

Depois de saber onde estão os serviços subterrâneos, considere as seguintes diretrizes para localizar e dimensionar seu jardim aquático:

  • Deixe distância de 10 pés ou mais de qualquer edifício.
  • Deixe uma distância de pelo menos 35 pés dos campos de drenagem do sistema séptico e 50 pés dos poços de água potável.
  • Jardins de chuva localizados no jardim da frente devem ser construídos a 10 pés da casa, mas perto o suficiente para captar água proveniente de uma calha.
  • Jardins de chuva localizados no quintal devem ser construídos a 30 pés ou mais da parte de trás da casa para coletar água da chuva da calha e do gramado.
  • Escolha um local plano cheio ou parcialmente ensolarado.
  • Complemente todo o projeto paisagístico e posicione o jardim de chuva para permitir a visualização em ambientes internos.
  • Evite áreas de recreação ou áreas de tráfego para evitar o risco de pessoas tropeçarem.

Você também deve determinar se o solo drena adequadamente. Cavar um buraco de 6 polegadas de profundidade e preenchê-lo com água. Deve secar dentro de 24 horas. Caso contrário, o solo provavelmente possui um alto teor de argila e não é adequado para um jardim de chuva. Você pode tentar corrigir o solo removendo cerca de 12 "do solo superficial do jardim e substituindo-o por uma mistura de areia e composto.

Existem vários cálculos que você pode fazer para determinar o tamanho do seu jardim de chuva, mas o objetivo é gerenciar 100% do escoamento da água da chuva enquanto permite que ninguém flua pelas ruas ou esgotos. Um jardim de chuva típico ocupa uma área de 100 a 300 pés quadrados de tamanho e é de 10 a 20 cm abaixo do resto do quintal. O tamanho real também depende do tamanho do seu quintal, do clima, de quanto dinheiro você planeja gastar no projeto (incluindo escavação, reforma do solo, material vegetal e cobertura vegetal) e do tamanho do jardim que você deseja manter . Maior nem sempre é melhor, pois mesmo um pequeno jardim de chuva pode gerenciar até 90% do escoamento de água.

A escavação de um jardim aquático sozinha pode levar o dia todo; portanto, peça ajuda a um amigo para acelerar o processo.

A melhor época do ano para construir um jardim de chuva é a primavera, porque o solo é mais macio para escavar e as novas plantas terão uma estação de crescimento inteira para se estabelecer. Prepare o terreno para escavar removendo a grama estabelecida. Uma maneira fácil de fazer isso é cobrindo a área com uma folha de plástico preto até a grama morrer. Em seguida, retire o solo da área do jardim para construir uma berma nos três lados do jardim, voltados para o lado de coleta de água da chuva. O objetivo é canalizar a água para o jardim e impedir que ela flua.

A altura total da berma deve estar na mesma altura do lado da subida do jardim e deve ter cerca de 30 cm de largura. Compacte a berma pisando nela. Os lados da berma devem se inclinar suavemente para integrá-la naturalmente no quintal ao redor. Plante grama ou outra cobertura do solo na parte superior e externa da berma. A base do jardim na parte inferior da depressão deve estar nivelada para que a água não se acumule.

Plantas De Jardim

Para melhores resultados, escolha plantas nativas da sua área. Ao selecionar uma variedade, considere as seguintes características e crie uma mistura de plantas para que seu jardim sempre pareça interessante.

  • Tempo de floração
  • Altura da planta
  • Cor
  • Textura geral

Compre plantas maduras em vez de mudas jovens, porque as plantas maduras terão um sistema radicular maior, necessário para um jardim de chuva. Coloque os vasos de plantas na área do jardim, agrupando três a sete da mesma espécie. Isso produzirá bolsões de cores em todo o jardim. Certifique-se de incluir juncos, juncos ou ervas para formar a massa necessária de raízes em todo o jardim. Você pode usar uma grade de um pé aproximada ao definir todas as plantas, depois recuar e avaliar se as plantas precisam ser movidas. Quando estiver satisfeito com o arranjo, cavar um buraco para cada planta com o dobro da largura da raiz da planta e igual em profundidade. Coloque a planta no buraco para que o topo da raiz fique nivelado com o nível do solo na base do jardim. Adicione o solo para preencher o espaço restante ao redor da planta e coloque-o no lugar. Repita o processo para cada planta.

Escolha plantas nativas da sua região que atraiam pássaros e borboletas ao longo do ano.

Adicione uma camada grossa de cobertura de aparas de madeira, com cerca de 10 cm de profundidade, para reter a umidade e impedir o crescimento de ervas daninhas. Observe que a cobertura vegetal da casca não é adequada para um jardim de chuva, porque geralmente repele a água e é mais baixa em nutrientes do que a cobertura da madeira. Regue o jardim inteiro completamente com um aspersor, mangueira de imersão ou varinha de rega anexada a uma mangueira de jardim.

Rain Garden Maintenance

Regue o jardim regularmente durante os dois primeiros anos, enquanto as plantas estabelecem seus sistemas radiculares. Mantenha os 6 a 12 polegadas de solo úmidos o tempo todo, usando rega suplementar sempre que chuvas naturais não forem suficientes ... Geralmente, os jardins de água requerem 2,5 cm de água por semana. Para testar a umidade do solo, coloque o dedo no solo próximo à planta, com cerca de 5 cm de profundidade. Se estiver seco, regue o jardim.

Remova as ervas daninhas à mão, com uma espátula ou com uma pá pontiaguda, conforme necessário. A remoção de ervas daninhas é especialmente importante na primavera, quando as ervas daninhas são pequenas, antes de espalharem sementes ou corredores. O jardim da chuva ainda cumprirá seu propósito se contiver ervas daninhas, mas as plantas do jardim se tornarão menos saudáveis ​​à medida que competem por nutrientes, água e luz solar. Além disso, jardins sem ervas daninhas são mais atraentes.

Redistribua a cobertura existente, se necessário, e adicione mais cobertura a cada dois ou três anos à medida que ela se desfaz. Não use fertilizantes químicos ou pesticidas, pois eles contaminam a água da chuva.

Se algumas plantas perenes ficarem dormentes no outono, você pode cortá-las ou deixar caules e cabeças de sementes no lugar para alimentar as aves durante o inverno e depois cortá-las no início da primavera, quando o novo crescimento começar. Podar arbustos no início do outono. Você pode decidir se deseja remover as ervas ornamentais mortas ou deixá-las como material de nidificação para os pássaros.

Pode ser necessário usar uma pá de jardim para manter a altura de entrada e saída do jardim, à medida que o solo e as rochas mudam e assentam. Mantenha a água circulando livremente pelo jardim. E lembre-se, seu plano original pode mudar à medida que as plantas crescem.

Pin
Send
Share
Send