Como funciona o controle de velocidade de um ventilador de teto?

Pin
Send
Share
Send

Os ventiladores de teto oferecem duas funções importantes em casa: iluminação e circulação de ar. O controle do elemento de iluminação em um ventilador de teto requer nada mais que um interruptor de luz padrão. O controle do ventilador, por outro lado, requer uma fiação mais complexa. Os controles do ventilador permitem que os ventiladores de teto operem em velocidades variáveis ​​e independentemente dos elementos de iluminação. A maneira pela qual um controle de velocidade funciona depende do tipo de tecnologia usada.

O manual do ventilador de teto deve conter informações sobre seus componentes.

Fiação

A fiação de um ventilador de teto é essencial quando se trata de controlar sua velocidade. Para controlar a velocidade do ventilador, o ventilador precisa de seu próprio sistema de fios, separado do elemento de iluminação. Se você instalar um ventilador de teto sem conectá-lo adequadamente, pode ser impossível operar o ventilador sem a luz acesa e vice-versa. A fiação também determina se você controla a velocidade do ventilador a partir de um interruptor de parede, corda ou outro mecanismo conectado à unidade. Considere contratar um profissional para instalar seu ventilador de teto, se você tiver uma experiência limitada.

Controles de velocidade

Existem dois tipos básicos de controles de velocidade para ventiladores de teto: controles de parede e controles na própria unidade. Os controles na unidade geralmente têm um número predeterminado de configurações, como baixo, médio, alto e desligado. Cada vez que você puxa uma corda ou pressiona um botão na unidade, ela muda de uma configuração para a seguinte na linha. Por exemplo, você deve puxar a corda três vezes para passar de "baixo" para "desligado". Os controles de parede, como alternadores circulares e interruptores mais escuros, permitem controlar os ventiladores de teto em um espectro completo de velocidades, variando de desligado ao máximo.

Tecnologia de estado sólido

A maneira como o controle de velocidade do seu ventilador realmente funciona depende se ele possui um capacitor ou um controle de estado sólido. Os controles de estado sólido alteram o nível de energia no motor do ventilador para controlar a velocidade do ventilador. Por exemplo, quando você alterna de médio para alto em um ventilador de estado sólido, o mecanismo de controle de velocidade aumenta a potência do motor. Os controles de estado sólido geralmente são equipados com ventiladores com controles que têm configurações predeterminadas, como baixa, média e alta.

Capacitores

Capacitores controlam o fluxo de energia para um motor de ventilador. Um capacitor recebe 100% da energia fornecida de uma fonte de energia a um motor de ventilador e mede a quantidade de energia que o motor realmente recebe. Por exemplo, se você definir um interruptor de parede com 33% de energia, o capacitor fornecerá ao motor uma quantidade adequada de eletricidade. Isso permite que você defina a velocidade do ventilador em qualquer nível entre desligado e máximo. Por esse motivo, os capacitores aparecem em ventiladores com uma gama completa de configurações de velocidade, de 0% a 100%.

Interruptores de parede

Inúmeras fontes, incluindo os autores do livro "Electrical Wiring Residential", alertam contra o uso de interruptores dimmer para controlar a velocidade de um ventilador. Enquanto tecnicamente falando, você pode conectar um ventilador para funcionar dessa maneira, os interruptores de luz funcionam de maneiras diferentes dos controles de velocidade do ventilador. O uso de um interruptor dimmer para controlar a velocidade do ventilador pode danificar o ventilador e o dimmer. Sempre compre um interruptor de parede projetado especificamente para uso com ventiladores. Alguns comutadores trabalham com tecnologia de estado sólido, outros com capacitores.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Como instalar dimmer no ventilador de teto! Passo a passo! (Abril 2024).