O que dissolve a resina de fibra de vidro?

Pin
Send
Share
Send

A fibra de vidro é um material compósito feito de filamento de vidro e uma resina plástica. O filamento de vidro é feito de fibras finas de vidro com menos de 25 micrômetros de diâmetro. A maior parte da fibra de vidro é feita desse filamento. A resina mantém os filamentos juntos para formar um pedaço sólido de material. O poliéster é a resina mais comum, com epóxi sendo um pouco menos comum. O poliéster pode ser dissolvido por muitos produtos químicos diferentes, mas o epóxi é mais resistente aos produtos químicos mais comuns.

A fibra de vidro se desfaz quando a resina se dissolve.

Etanol

Alguns tanques de armazenamento são feitos com fibra de vidro. O etanol pode fazer com que a resina se dissolva se for colocada em um tanque de fibra de vidro com uma resina de poliéster. Às vezes, o etanol é misturado com outros produtos químicos, portanto a dissolução da fibra de vidro pode ser inesperada. Por exemplo, os tanques de combustível de fibra de vidro nos barcos começaram a ter problemas com o combustível corroendo a parede do tanque após a adição de etanol à gasolina. É um dos produtos químicos mais comumente encontrados que podem dissolver fibra de vidro. O etanol não pode dissolver fibra de vidro de resina epóxi.

Ácidos Fortes

A maioria dos ácidos fortes pode dissolver a resina de poliéster, mas eles têm pouco ou nenhum impacto na resina epóxi. Ácidos fortes incluem ácido acético, ácido carbólico, ácido clorídrico, ácido nítrico e ácido sulfúrico. A concentração do ácido tem um impacto direto na dissolução da resina e em que taxa. Por exemplo, uma solução que contém 10% de ácido clorídrico não dissolve a resina de poliéster. Uma solução com 38% de ácido clorídrico dissolve lentamente a resina quando em contato com a fibra de vidro. O ácido clorídrico concentrado dissolveria rapidamente a resina.

Bases Fortes

As bases mais fortes dissolvem a resina de poliéster, mas não afetam a resina epóxi. Bases fortes incluem hidróxido de potássio e hidróxido de sódio. Bases fortes não precisam ser tão concentradas quanto os ácidos para dissolver a resina de poliéster. Uma solução de 30% de hidróxido de potássio ou hidróxido de sódio dissolveria rapidamente a resina, enquanto um ácido comparativo dissolveria o mesmo pedaço de fibra de vidro a uma taxa muito mais lenta.

Aqua Regia

Aqua regia é uma mistura de ácido nítrico e ácido clorídrico que é extremamente corrosivo. O nome significa "água real" em latim, referindo-se à sua capacidade de dissolver os metais nobres que podem resistir a quase todos os outros produtos químicos. O Aqua regia dissolveria rapidamente a resina de poliéster. Ao contrário dos dois ácidos usados ​​para fazê-lo, o aqua regia também pode dissolver epóxi.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Aprenda a diluir Resina Cristal de um jeito fácil! (Abril 2024).