O que é um multímetro?

Pin
Send
Share
Send

credit: O multímetro elétrico-4-UA é uma ferramenta de diagnóstico de circuito multifuncional.

Dispositivos para medir tensão elétrica, corrente e resistência existem desde o tempo de Michael Faraday, o físico que descobriu a indução eletromagnética no início do século XIX. Faraday mediu a tensão e a corrente usando um galvanômetro, um dispositivo que empregava uma bobina de indução para mover uma agulha de medição. O princípio da indução também pode ser usado para medir a resistência - a quantidade de corrente elétrica é reduzida pelo material pelo qual ela flui, fornecendo uma pequena corrente de valor conhecido através de uma carga e medindo a mudança na corrente.

Não foi até 1920 que essas três funções foram incorporadas em um único dispositivo. Foi quando o engenheiro dos correios britânico Donald Macadie apresentou o avometer (AVO significava amperes, volts e ohms). Era um dispositivo analógico que empregava uma agulha em movimento, e seu design não era muito diferente do de um analógico moderno multímetro. Com o advento dos circuitos de estado sólido, era apenas uma questão de tempo até que um multímetro digital fosse lançado no mercado. Isso aconteceu em 1977, quando a Fluke lançou o multímetro digital 8020A.

Hoje, os multímetros analógicos e digitais estão amplamente disponíveis, e ninguém trabalhando em qualquer campo eletrônico ou elétrico ficaria sem um. É uma ferramenta indispensável para solucionar problemas de circuitos elétricos. E não são apenas os eletricistas que precisam de multímetros. Empreiteiros, pessoas à mão, proprietários de imóveis e quem faz trabalhos elétricos em casa deve ter um para diagnosticar problemas e testar circuitos. Um multímetro também é essencial para diagnosticar falhas no aparelho, testar circuitos de automóveis e uma série de outros propósitos.

Por que você precisa de um multímetro

crédito: Especialistas em circuitosUse um multímetro para solucionar problemas elétricos domésticos.

Se você trabalha na indústria eletrônica ou é eletricista, ninguém precisa lhe dizer por que você precisa de um multímetro. Se você é proprietário de casa ou pessoa útil, no entanto, provavelmente não usará um dispositivo de medição elétrico todos os dias, e a necessidade de um pode não ser aparente imediatamente. Mas mantenha um multímetro no armário de ferramentas e você ficará surpreso com a frequência com que o usa. Aqui estão apenas algumas situações nas quais um multímetro será útil:

  • Testando pontos de venda: Quando um aparelho parece não estar funcionando, você pode configurar o multímetro para testar a voltagem e inserir os fios nos slots do receptáculo. Se o multímetro não mostrar voltagem, você sabe que tem um problema no circuito que está impedindo o fluxo de corrente. Ou você pode achar que mover as sondas ao redor faz com que o medidor salte, o que significa que a tomada precisa ser substituída. Por outro lado, você pode obter uma leitura de tensão, mas uma muito menor do que deveria ser - isso indica um defeito no circuito que precisa de atenção.
  • Reparação de aparelhos: Os aparelhos modernos estão cheios de elementos de circuito sensíveis que podem dar errado. Quando um aparelho não funciona, um multímetro é a ferramenta essencial para se concentrar no componente que está causando o problema.
  • Teste de baterias e lâmpadas: Tem um monte de pilhas velhas ou lâmpadas incandescentes? Use a função voltímetro para testar as baterias e determinar quais são boas e quais você deve jogar fora. Defina o medidor para medir continuidade ou resistência para testar as lâmpadas. Resistência infinita ou resultado de continuidade negativa significa que a lâmpada não é boa.
  • Interruptores de teste: Se você acha que um interruptor está com defeito, pode usar a função ohmímetro no multímetro para testá-lo. Desligue o disjuntor e desconecte a chave, depois configure o medidor para medir a resistência a e toque as sondas nos terminais da chave. Quando o interruptor está aberto, a resistência deve estar próxima de zero. Se a resistência é muito alta, é hora de um novo interruptor.

Selecionando portas em um multímetro

A maioria dos multímetros possui 4 portas de entrada.

Os modelos de multímetros variam um pouco entre os fabricantes, mas o design básico é sempre o mesmo. Um par de cabos de teste - um preto e um vermelho - se conectam às portas de entrada. Geralmente, existem quatro portas, e as que você selecionar dependem do que estiver medindo. Um chumbo - geralmente o preto - sempre entra no porta comum (COM).

Se estiver medindo tensão ou resistência, ou se estiver testando um diodo, insira o outro condutor no porta volts / ohms (VΩ). Se o medidor tiver uma função de teste de diodo, essa porta também exibirá o símbolo de um diodo, que é um triângulo com uma linha passando por ele.

Quando você precisar medir a amperagem atual, escolha uma das outras duas portas. Escolha o porta miliamperes / microamp (mA / µA) para medir circuitos eletrônicos sensíveis ou o amperes (A) porta para medir corrente até a capacidade do medidor, que geralmente é 20A. Você normalmente escolhe a porta de amperagem ao medir a amperagem atual em circuitos residenciais.

Configurando o Dial

Além da função, o mostrador também permite selecionar a sensibilidade.

As configurações de discagem em muitos multímetros são preenchidas com símbolos enigmáticos, mas não são adiadas por eles. Todo multímetro possui três funções básicas: medição de volts (V), amperes (A) e ohms (Ω). Você verá as configurações de cada função e também poderá ver uma faixa de sensibilidade, comum em medidores analógicos. Escolha o intervalo de acordo com a leitura esperada. Se o intervalo for muito pequeno, a agulha saltará para o final da escala e, se for muito grande, você obterá uma leitura imprecisa.

Uma fonte de confusão em medidores de alta qualidade é a capacidade de diferenciar entre tensão e corrente CA e CC. Eles têm escalas de medição para ambos. Um símbolo de tensão (V) ou corrente (A) com uma linha ondulada sobre ele (˜) significa corrente CA. Às vezes, você encontrará o rótulo VAC usado para indicar tensão CA. Essa é a configuração a ser usada para testar circuitos residenciais. Uma combinação de uma linha reta e pontilhada sobre o símbolo significa corrente DC. Use esta configuração para testar baterias e circuitos eletrônicos.

Os medidores de alta qualidade também têm várias outras funções. Se você pode usar o medidor para testar diodos, encontrará o símbolo do diodo como uma das opções possíveis. Alguns medidores podem medir capacitância - a capacidade de um componente para armazenar uma carga elétrica. Este símbolo é um par de linhas verticais cruzadas por uma única linha horizontal. Se o medidor for realmente avançado, ele poderá ter toda uma gama de configurações de capacitância graduadas em farads (F), milifarads (mF) e microfarads (µF). Se o medidor tiver uma _continuidade , você encontrará o símbolo Ω ao lado do símbolo para um sinal de áudio. Quando você escolhe essa configuração, o medidor soa uma campainha quando detecta a continuidade do circuito.

Usando um multímetro

crédito: Electrical-4-UO seletor de multímetro seleciona a função que você precisa.

Deseja usar seu multímetro para medir Voltagem em, por exemplo, uma tomada? Insira o fio preto na porta comum (onde sempre vai) e o fio vermelho na porta VΩ e ajuste o dial para medir volts CA na faixa apropriada. Toque um fio em um terminal ou slot de parafuso quente e o outro no neutro ou no terra e verifique o medidor. A leitura será em volts (V), milivolts (mV) ou microvolts (µV), dependendo da sensibilidade.

Um ohmímetro ou testador de continuidade é uma ótima ferramenta para diagnosticar um termostato que não está funcionando corretamente. Testar resistência, mantenha os fios nas mesmas portas (a porta comum e a porta VΩ) e altere o dial para uma configuração de resistência. Você obterá a leitura em ohms (Ω). Se você estiver usando um modelo digital, e o visor exibir OL (linha aberta), é o mesmo que uma leitura de resistência infinita em um medidor analógico. Se o medidor tiver uma função de continuidade e você a selecionar, a campainha não tocará, porque não há continuidade.

A capacidade de um multímetro para medir a amperagem da corrente é útil quando você está construindo ou diagnosticando circuitos eletrônicos. Mude a sonda vermelha para a porta de amp (A) ou miliampère / microamp (mA / µA) e ajuste o dial para a sensibilidade apropriada. O teste de circuitos eletrônicos requer alguns cuidados, porque muitas vezes você precisará medir a corrente contínua, não a corrente alternada. Além disso, se você escolher um alcance muito sensível, um fusível embutido no medidor poderá explodir. Se isso acontecer, o medidor não funcionará até você substituir o fusível.

Pin
Send
Share
Send