Como preparar sementes frescas para plantio

Pin
Send
Share
Send

Jardinagem é o hobby preferido de muitas pessoas, mas os jardineiros ávidos sabem que também pode ficar caro. Uma maneira de reduzir o custo e cultivar variedades únicas é plantar as sementes que você colhe das plantas existentes. No entanto, plantar sementes frescas não é tão simples quanto colocá-las no chão. Depois de colher as sementes, você deve tomar várias medidas para prepará-las para o plantio. Essas etapas aumentam a chance de germinação e crescimento bem sucedido das plantas.

Cultivar sementes é uma maneira econômica de cultivar.

Passo 1

Coloque as sementes que ainda estiverem dentro das vagens em um saco de papel e dobre a tampa para baixo. Agite o saco vigorosamente para remover as sementes da vagem. Abra a sacola, escolha as vagens e jogue-as fora. Despeje as sementes em um pedaço de jornal.

Passo 2

Encha uma tigela com água fria e insira as sementes que possuem uma membrana úmida, como sementes de tomate ou abóbora. Esses tipos de sementes parecerão viscosos ao toque. Esfregue a superfície das sementes com os dedos para remover a membrana. Retire as sementes e coloque-as em uma camada de jornais.

Etapa 3

Insira um pedaço de lixa de grão médio em uma jarra de vidro e posicione-a de forma que o lado áspero fique voltado para o interior da jarra e o papel fique contra as laterais. Coloque as sementes de uma única variedade dentro da jarra e coloque a tampa na jarra. Agite o frasco vigorosamente para escarificar as sementes. A escarificação arranha a camada externa das sementes, possibilitando a germinação. Não escarifique sementes minúsculas, como a papoula.

Passo 4

Encha uma tigela com água e coloque as sementes que você está preparando para plantar na água para que elas fiquem submersas. Deixe as sementes de molho por duas horas para absorver a umidade e retire-as para plantar imediatamente. Use tigelas separadas para cada variedade de sementes.

Etapa 5

Mergulhe as sementes de legumes em uma solução desinfetante após o banho anterior para matar qualquer fungo e bactéria que possa crescer mais tarde e matar a planta. Encha uma banheira com 1 litro de água sanitária e 3 litros de água. Coloque as sementes na solução de água sanitária e deixe de molho por um a dois minutos. Retire as sementes e coloque-as em um jornal até secar.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: COMO OBTER SEMENTES DE TOMATE PARA PLANTAR (Abril 2024).