Como parar a condensação no Windows

Pin
Send
Share
Send

Você pode não se importar tanto com o que causa condensação em suas janelas quanto com como controlá-lo, mas é mais fácil controlar algo se você o entender, e a condensação é fácil de entender. Para simplificar, a condensação é basicamente chuva. Como você provavelmente sabe, a chuva ocorre quando uma massa de ar quente e úmido encontra uma massa de ar frio. Como o ar frio retém menos umidade que o ar quente, a umidade do ar quente condensa em gotículas de água à medida que o ar esfria.

Em casos graves, é possível que a condensação fique tão pesada que a água escorra das molduras das janelas.

Por que isso acontece nas suas janelas? É porque o vidro é um isolante térmico relativamente ruim; portanto, no inverno, ele irradia calor para o exterior. No verão, quando você usa o ar condicionado, o vidro irradia o ar quente de fora para dentro de sua casa. O vidro mais frio faz com que a umidade no úmido mais quente seja condensada em sua superfície. É toda a umidade do ar que precisa se condensar em gotas de água. É como um mini sistema climático em suas janelas.

As janelas isoladas consistem em dois painéis de vidro separados por um pequeno espaço preenchido com um gás inerte, como o argônio. Eles são projetados para reduzir a transmissão térmica, mas, ocasionalmente, é possível encontrar condensação entre os painéis. Esse é um problema diferente da condensação da superfície e é mais difícil de lidar.

Dica 1: reduza a umidade

Se você puder reduzir a umidade do ar, haverá menos água para precipitar nas janelas. Você não pode fazer muita coisa com a umidade do ar externo, mas existem várias maneiras de reduzir a umidade em ambientes fechados.

As plantas próximas à janela podem piorar a condensação.
  • Afaste as plantas das janelas. As plantas transpiram umidade para o ar; portanto, se você perceber a condensação atrás da sua samambaia favorita, considere movê-la para outra parte da sala. Espero que você possa encontrar um local ensolarado sob uma clarabóia ou contra uma parede ensolarada em frente à janela.
  • Execute um desumidificador. Um desumidificador pode reduzir significativamente a umidade em uma sala com um problema de condensação. Se você estiver usando um umidificador porque o ar está muito seco, abaixe-o.
  • Verifique seu sistema de gás. O vapor de água é um subproduto da combustão de propano e gás natural. Ele deve ser ventilado com segurança para fora, mas se o sistema tiver um vazamento, o respiradouro pode estar incompleto e a umidade em sua casa pode ser muito alta. Aviso: Se você notar que as janelas estão desenvolvendo muita condensação quando o forno ou o forno está funcionando, isso pode indicar alguns problemas de ventilação bastante sérios e possíveis problemas de monixido de carbono (CO). Peça a um técnico que verifique se isso ocorre com frequência.
  • Use um dessecante. Você pode comprar absorvedores de umidade passivos na maioria das lojas de ferragens. Estes consistem em recipientes cheios de sílica gel. Coloque uma ou duas dessas janelas sob as janelas com problemas para reduzir a umidade do ar ao redor delas.

Dicas

O cloreto de cálcio também é um bom dessecante e, como é usado para derreter o gelo, você pode comprá-lo a granel em qualquer loja de ferragens. Para fazer um grande absorvedor de umidade, prenda um pedaço de tela de fibra de vidro sobre a abertura de um balde de plástico de 1 galão, usando um cordão elástico. Coloque uma ou duas xícaras de cloreto de cálcio na tela e a água que absorver escorrerá para o balde.

Dica 2: melhorar a circulação de ar

O funcionamento do ventilador de teto melhora a circulação de ar e controla a condensação.

A condensação se forma mais facilmente quando o ar está estagnado, como costuma acontecer durante os meses de inverno, quando é necessário manter as janelas fechadas. Se você puder manter as viúvas rachadas e ainda assim ficar confortável, poderá notar uma melhora no vidro, mas o ar frio pode promover a formação de condensação no peitoril da janela e na moldura. É melhor manter as janelas fechadas e usar os ventiladores que você já possui. Esses fãs incluem:

  • Exaustores de cozinha e banheiro. Execute-as sempre que tomar um banho, usar a máquina de lavar louça ou fazer qualquer coisa que aumente a umidade do ar.
  • Ventiladores de teto. Operar os ventiladores de teto no inverno não é apenas uma boa maneira de circular o ar pelas janelas, mas também ajuda a distribuir o calor que tende a se acumular próximo ao teto.
  • Ventiladores de duto. Melhore o fluxo de ar do seu sistema de ar central, instalando ventiladores de duto. As mais fáceis de instalar são projetadas para substituir as tampas de dutos existentes. Simplesmente levante a tampa, coloque o ventilador no lugar e conecte o ventilador.
  • Ventiladores de mesa ou de chão. Melhore a circulação de ar em torno de uma janela com problemas, apontando um pequeno ventilador com eficiência de energia em sua direção geral.

Se o ar da sua casa estiver habitualmente obsoleto, considere instalar um trocador de ar, o que também melhorará a circulação em torno das janelas. Você pode adicionar um ao seu sistema de ar central existente ou instalar um sistema autônomo que atenda a uma ou mais salas ou a casa inteira.

Dica # 3: reduza o gradiente de temperatura na janela

Crédito: sergeyryzhov / iStock / GettyImages Janelas isoladas reduzem drasticamente o gradiente de temperatura.

Dependendo da temperatura externa, a diferença de temperatura entre o lado quente e o frio da janela varia e, se houver uma grande diferença, é garantido que ela produz condensação do ar que é moderadamente úmido. Lembre-se de que você não deseja que o ar da sua casa esteja muito seco ou a pele e o sistema respiratório sofrerão. A umidade interna deve ficar em torno de 40%.

Em vez de reduzir a umidade a níveis desconfortáveis, você pode reduzir a condensação reduzindo o gradiente de temperatura na janela. Aqui estão algumas maneiras de fazer isso:

  • Use janelas de tempestade. As janelas de tempestade, assim como a camada de ar entre elas e a janela principal, fornecem uma camada extra de isolamento.
  • Calafetar as janelas e instalar calafetagem. Pequenas lacunas nas janelas permitem que o ar quente do interior entre em contato direto com o ar externo frio, aumentando a probabilidade de condensação.
  • Isole as folgas entre a moldura da janela e a moldura da parede . Remova a carcaça da janela e preencha as lacunas com fibra de vidro ou isolamento de espuma. Além de controlar a condensação, isso também reduzirá suas contas de energia.
  • Substitua as janelas por outras isoladas. Janelas isoladas reduzem a perda de calor e controlam a condensação. Muitas vezes, você pode obter um crédito fiscal de eficiência energética para esse tipo de melhoria.

Dicas

Se você já possui janelas isoladas e se formou condensação entre os painéis, substitua-os. A vedação entre os painéis falhou e o gás tampão vazou. Não há maneira fácil de reparar isso.

Lidar com a condensação externa

Crédito: omersukrugoksu / iStock / GettyImagesGreenery promove a condensação ao bloquear a circulação de ar.

Quando você usa o ar condicionado no verão, o gradiente de temperatura nas janelas reverte e a condensação pode se formar na parte externa do vidro. Como a parte externa da janela é projetada para resistir à chuva, há menos probabilidade de danos por podridão ou mofo, mas ninguém quer olhar através de janelas nubladas.

Não é tão fácil evitar a condensação externa, porque você não pode controlar a umidade ou a circulação de ar no exterior. No entanto, há algumas coisas que você pode fazer:

  • Apare a vegetação pendente. Remova galhos e trepadeiras que impedem a circulação de ar e bloqueiam o sol. Você quer ser seletivo quanto a isso, para deixar alguma sombra na parte mais quente do dia.
  • Spray de água repelente no vidro . Isso fará a umidade se transformar em gotículas que caem no peitoril e escorrem.
  • Calafetar as janelas. O calafetar de silicone reduz a troca de ar entre o interior e o exterior da casa. Impede que o escoamento escorra para dentro da moldura da janela e a apodreça e diminui sua conta de refrigeração.

Pin
Send
Share
Send