Como e quando podar petúnias

Pin
Send
Share
Send

As petúnias produzem flores por meses, tornando-as atraentes em cestos pendurados.

Petúnias produzem uma abundância de flores lindas desde o início da primavera até um dia gelado de outono termina sua estação de crescimento. Manter as petúnias no modo de floração é simplesmente uma questão de poda e deadheading regular para incentivar mais crescimento. A poda também pode ajudar a manter a planta um pouco compacta, fazendo com que pareça mais exuberante, pois produz mais caules e flores.

Deadheading Toda semana

Verifique a planta a cada semana para ver se há flores murchas.

As petúnias de deadheading são um pouco diferentes das de algumas outras variedades de flores. O objetivo ao remover as flores mortas de petúnia é também remover as sementes que se desenvolvem abaixo a flor. Verifique a planta a cada semana para ver se há flores murchas. Aperte o caule para quebrá-lo 1/4 de polegada abaixo da flor gasta ou da vagem. Se você preferir usar uma ferramenta, as tesouras de poda afiadas e limpas funcionam bem. Para deadheading e poda, higienizar lâminas de ferramentas primeiro com álcool ou um desinfetante para as mãos barato à base de álcool.

Como várias flores podem estar no mesmo caule, pode ser mais fácil aguardar até que um conjunto completo de flores murcha ou morra antes de eliminá-las. Para separar um ramo de flores, retire ou corte o caule para acima uma flor que ainda está florescendo ou prestes a florescer.

Petúnias mortíferas incentivam o crescimento de novas flores. Algumas variedades, como a maciça grandiflora petúnia, devem ser mortas para manter a planta florescendo profusamente durante toda a estação de crescimento.

  • Nota: Algumas variedades de petúnia, como Wave e super petúnia, não produzem sementes, por isso não é necessário eliminá-las. As flores caem por conta própria. Se não tiver certeza da variedade, verifique o marcador ou etiqueta da planta ou pergunte ao produtor se sua variedade de petúnia produz sementes. Embora o deadheading não seja necessário, essas plantas ainda podem ser deadheaded se você preferir não ver flores murchas em suas plantas.

Como podar petúnias

Crédito: Mónica Ramos Macías / iStock / GettyImages Poda as petúnias quando as hastes parecem pernaltas ou se a planta não produz mais uma abundância de flores.

Como você poda as petúnias varia um pouco, dependendo da variedade; por exemplo, um petúnia espalhado ou ondulado deve desenvolver hastes longas e em cascata, exigindo pouca poda ou manutenção. É normal que as variedades em cascata ou à direita desenvolvam hastes longas, pois essas petúnias são projetadas para se espalhar por uma paisagem ou derramar sobre as laterais de uma cesta ou plantador pendurado. Por outro lado, se uma petúnia montanhosa ou uma variedade como uma grandiflora desenvolve hastes longas e finas e começa a parecer desleixada, é hora de aparar.

Quando as hastes ficam muito pernadas ou crescem demais em praticamente qualquer variedade de petúnia, incluindo tipos em cascata ou à direita, elas podem produzir menos flores. Poda vários centímetros da parte superior das hastes das pernas, ou mesmo as corta até a metade do comprimento, usando suas tesouras afiadas favoritas para poda de mão. Isso incentiva um crescimento novo e mais compacto. Corte as hastes das pernas para uma área logo acima do crescimento das folhas, novos rebentos ou brotos de caule. Desinfete as tesouras primeiro para ajudar a prevenir doenças de plantas.

O meio do verão é a melhor época para fazer uma poda intensiva, pois ainda há muita estação de crescimento para novas flores. Cortá-los de volta incentiva uma forma mais compacta, com energia focada na produção de flores. Regue a planta completamente após qualquer grande poda. Sinta-se livre para fazer pequenas podas de manutenção na planta a qualquer momento, uma vez que esteja bem estabelecida.

As variedades de cascade raramente requerem poda, em muitos casos.

Quando as flores abrandam

Se a petúnia não está produzindo tantas flores quanto costumava e ainda há muita estação de crescimento, uma poda drástica pode estar em ordem. Remova 2/3 do comprimento do caule em várias hastes de baixa produção ao redor da planta, mas essa poda agressiva deve ser realizada em não mais de um terço das hastes de cada vez. Repita o processo em hastes adicionais depois de esperar mais ou menos uma semana e depois mais uma vez em outra semana. Pode levar um mês para que novas flores apareçam nas hastes podadas anteriormente. A planta também produzirá mais crescimento de caule e folhas, fazendo com que pareça mais cheio.

Se a estação de crescimento já estiver terminando, fique à vontade para cortar 2/3 de cada caule em toda a planta, lembrando que ainda leva até um mês para a nova produção de flores. Cortar as hastes antigas no final da temporada incentiva muitos ramos e intenso crescimento de flores para uma impressionante demonstração de cores.

Com qualquer tipo de poda, verifique se o crescimento das folhas permanece nas hastes intactas.

Pin
Send
Share
Send