Detectores de umidade e fumaça

Pin
Send
Share
Send

As companhias de seguros e os bombeiros estaduais exigem que você tenha detectores de fumaça em sua casa e, quando alguém faz seu trabalho e o alerta sobre um incêndio, ficará feliz em tê-los. Até que isso aconteça, o melhor detector de fumaça é silencioso. Infelizmente, porém, ocorrem alarmes falsos. Uma causa é alta umidade. Para entender por que isso acontece e como evitá-lo, é útil entender como os detectores de fumaça funcionam. A breve explicação é que alguns detectores de fumaça têm dificuldade em distinguir as partículas de umidade no ar da fumaça.

Detectores de umidade e fumaça - Foto: NikkiKtok / iStock / GettyImages

Como funcionam os detectores de fumaça

Os detectores de fumaça empregam duas tecnologias básicas: ionização e fotoeletricidade. Um detector de fumaça por ionização contém uma pequena quantidade de material radioativo que ioniza continuamente o ar entre um par de placas detectoras. Quando as partículas de fumaça se ligam às moléculas de ar ionizado, a corrente elétrica que passa pelo ar ionizado é interrompida e o alarme soa. Em um detector de fumaça fotoelétrico, um feixe de luz passa entre um par de sensores, assim como ocorre entre os sensores de segurança de um abridor de porta de garagem. O alarme dispara quando a fumaça interrompe o feixe de luz.

Os alarmes de fumaça por ionização não são tão comuns como costumavam ser, em parte por causa dos problemas associados ao descarte de resíduos radioativos. No entanto, a ionização é uma tecnologia melhor para detectar incêndios com flash, então os fabricantes comercializam alarmes duplos que incorporam ambas as tecnologias, e os agentes de incêndio os recomendam.

Fumaça e Água

Uma névoa fina de partículas de água atomizada flutua no ar úmido e, embora a pessoa comum não possa detectá-lo, um detector de fumaça pode. A névoa pode atrapalhar um feixe de ionização ou fotoelétrico da mesma maneira que a fumaça, com resultados impressionantes. A umidade pode estar pairando em um corredor com pouca ventilação ou pode estar saindo da lavanderia. Os secadores são famosos por vomitar ar úmido.

O vapor do chuveiro é realmente visível aos olhos, o que aumenta ainda mais a possibilidade de disparar um alarme de fumaça. Os detectores de ionização são mais propensos a confundir a umidade com a fumaça do que os fotoelétricos. Isso ocorre porque as partículas de água aderem às partículas de ar ionizadas e interrompem o fluxo elétrico da placa do sensor da mesma maneira que a fumaça.

O botão silencioso é seu amigo quando ocorre um alarme falso. Alguns estados, incluindo a Califórnia, exigem que os fabricantes forneçam esse recurso. Geralmente está localizado diretamente na frente da capa e pressioná-lo impede que a buzina soe.

Prevenção de alarmes falsos

Muitos alarmes falsos são cansativos e irritantes, e também podem ser perigosos. A familiaridade com o ruído pode impedir uma resposta adequadamente rápida em uma emergência real. Se você mora em um clima quente e úmido e a umidade é um fato da vida, considere aumentar a ventilação em torno dos alarmes de fumaça que disparam frequentemente para manter o ar em movimento. Pode ser necessário fechar as janelas para manter o ar úmido do lado de fora. Geralmente, você pode impedir que o alarme de fumaça no corredor fora do banheiro seja acionado, mantendo a porta do banheiro fechada durante o banho e abrindo as janelas para dispersar o vapor. Se você tiver um exaustor no banheiro, use-o enquanto estiver tomando banho e mantenha-o ligado até o vapor acabar.

Se você tem um alarme de fumaça mais antigo que dispara com frequência por causa da alta umidade, provavelmente é do tipo ionização. Para verificar, procure a letra "i" na capa ou a etiqueta na lateral da unidade. Substitua por um modelo fotoelétrico e durma melhor à noite.

Pin
Send
Share
Send