O vapor pode acionar um detector de fumaça?

Pin
Send
Share
Send

Os detectores de fumaça são uma ferramenta vital para ajudar a proteger você e sua família do fogo. No entanto, eles também podem ser irritantes quando se apagam acidentalmente por outros motivos, como quando você está cozinhando.

Cada casa deve estar equipada com um detector de fumaça.

Como eles funcionam?

Os tipos de detector de fumaça mais baratos e amplamente disponíveis no mercado são os detectores de ionização. Essas unidades consistem em duas placas de metal conectadas a uma bateria e uma pequena quantidade de um elemento radioativo seguro, que ioniza os átomos de oxigênio e nitrogênio que existem entre as duas placas. Esse processo de ionização separa os átomos de nitrogênio e oxigênio em íons e elétrons que são atraídos para uma das duas placas de metal.

Durante um incêndio

Se a fumaça entra na câmara, as partículas se ligam aos íons oxigênio e nitrogênio e os transformam novamente em átomos. Isso cria uma mudança na corrente elétrica que passa entre as duas placas de metal, que por sua vez aciona o alarme.

Vapor

Às vezes, esses detectores de fumaça podem ser "enganados" pelo vapor no ar, principalmente durante o cozimento. Às vezes, as partículas no vapor podem se comportar de maneira semelhante às partículas de fumaça que devem ativar o detector, e é por isso que você geralmente recebe alarmes falsos. Se isso acontecer muito, talvez seja necessário afastar o detector de fumaça da cozinha.

Pin
Send
Share
Send