Como cuidar de macieiras

Pin
Send
Share
Send

Convidar uma macieira para o pomar em casa pode trazer grandes recompensas nos próximos anos. Se seus sonhos de maçã se inclinam para esmagar frutas diretamente da árvore ou cortá-las em tortas recém-assadas, uma macieira o levará até lá. Você também vai se deliciar com as espumantes e perfumadas flores da primavera. Embora as maçãs estejam entre o tipo mais fácil de cultivar e manter árvores frutíferas, prestar atenção às necessidades da árvore aumentará e estenderá sua colheita.

crédito: Mikola249 / iStock / GettyImages

Plantando uma macieira

Selecione uma variedade de maçã que funcione bem com o seu clima. Encontre uma que prospere em sua zona de resistência, mas também escolha uma árvore que produza frutos na estação de crescimento que sua região oferece. Verifique com o Serviço de Extensão Cooperativa local se não tiver certeza do que comprar. Prepare-se para plantar a árvore na primavera ou no outono.

Escolha um local de plantio com cuidado. Não plante sua árvore em um "bolsão de geada" baixo, onde o ar frio se instala. Escolha um local mais alto com exposição ao sol. Embora as macieiras não sejam prima donnas, elas precisam de pelo menos seis horas de sol direto todos os dias no verão para produzir frutos. No que diz respeito ao solo, uma boa drenagem é obrigatória, enquanto o solo orgânico é discricionário, mas uma grande vantagem. Trabalho composto orgânico no solo a uma profundidade de 12 a 18 polegadas antes de plantar. Remova todas as ervas daninhas da área.

Cavar um buraco de plantio duas vezes mais largo que as raízes da árvore e cerca de dois metros de profundidade, afrouxando o solo nas paredes para permitir que as raízes passem facilmente. Se a árvore for cultivada em um recipiente, remova a panela e coloque a bola de raiz no buraco. Se a árvore estiver com raiz nua, espalhe as raízes no solo e substitua-o para cobri-las, reafirmando-a ao remover as bolsas de ar. Encha o buraco e irrigue bem. Não fertilize ainda.

Irrigação e Fertilização

A água é fundamental para uma árvore frutífera recém-plantada. Irrigue a árvore sempre que as 2 polegadas superiores do solo estiverem secas. Sua rega deve diminuir à medida que o sistema radicular da árvore se desenvolve, mas a árvore ainda precisará de imersão profunda regular. Isso pode ser fornecido pela chuva ou por uma mangueira de água e, se possível, use um sistema de gotejamento, pois é adequado para pomares domésticos. Cobrir com palha ajuda a manter a umidade no solo.

Não fertilize demais. Os cultivadores comerciais de maçãs alimentam suas árvores regularmente, mas os cultivadores domésticos precisam apenas fazer uma alimentação mínima e somente se necessário. Se sua árvore está crescendo bem, ela tem todos os nutrientes de que precisa. Se o seu crescimento estiver atrasado, aplique um fertilizante com alto teor de nitrogênio no início da primavera.

Podando uma árvore madura

Deixe os podadores escondidos na caixa de ferramentas pelos primeiros anos. A poda diminui a vitalidade de uma árvore jovem e retarda a frutificação. Remova apenas galhos mortos ou danificados durante as primeiras temporadas após o plantio da árvore. Quando a árvore amadurece e tem uma copa cheia produzindo frutos, é hora de começar a poda anual. Mas pense em poda moderada, nada dramático ou extremo.

Podar uma macieira madura no início da primavera, quando estiver dormente. Apare as vigorosas hastes verticais que você vê no alto da copa das árvores; retire os galhos fracos que pendem do fundo dos membros e encurte os caules caídos. Faça isso todos os anos sem falhas. Depois que a árvore está com você há uma década, os galhos grossos que ela frutifica precisam ser atualizados. Encurte alguns deles e remova os mais decrépitos. Se um membro inteiro parar de frutificar vigorosamente à medida que envelhece, corte-o novamente para permitir que galhos mais jovens tomem seu lugar.

Dilua a colheita da maçã

Pode machucar seu coração fazê-lo, mas o desbaste implacável das maçãs é do seu interesse a longo prazo. Fina quando as maçãs são do tamanho de uma moeda de dez centavos. Retire maçãs suficientes para permitir 10 cm entre as frutas restantes.

Pragas e Doenças

Seja proativo em um esforço para combater doenças e pragas. Para esse fim, mantenha um pomar limpo, colhendo folhas caídas e capinando regularmente. Podar a árvore para deixar entrar luz e ar. Sempre que aparar, esterilize as podadoras com uma solução a 10% de alvejante doméstico antes e depois do uso. Pulverize a árvore com óleo adormecido a cada primavera, ao primeiro sinal de folhear, para abafar insetos adultos e ovos.

Fique de olho na árvore. Se você vir insetos como a larva da maçã, prenda-os com bolas revestidas por armadilhas emaranhadas penduradas em galhos no verão. Se você tiver outros problemas com insetos, determine o que está acontecendo e selecione um tratamento integrado de manejo de pragas. Um programa de pulverização regular pode manter a alta qualidade da fruta. Use um spray de pomar pré-misturado em sua loja de jardinagem.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Como fazer sua macieira jovem crescer mais (Abril 2024).