Pias de ferro fundido vs. Pias de aço inoxidável

Pin
Send
Share
Send

O aço inoxidável é uma opção leve que combina com praticamente qualquer decoração.

Ferro fundido e aço inoxidável são metais, mas como materiais de pia, eles não poderiam ser mais diferentes. Ou eles poderiam? A disparidade mais óbvia é o peso, que pode ser um fator limitante no estilo de montagem, mas outras características, como cor, requisitos de manutenção e durabilidade, não são tão diferentes quanto você imagina. O fato de mais pessoas escolherem pias de aço inoxidável do que qualquer outra sugere que esse material sairia por cima de um confronto direto com ferro fundido, mas isso não é necessariamente verdade. Como em qualquer outro equipamento doméstico, isso depende do que você está procurando.

Crédito: KohlerCast ferro pode ser pesado, mas é elegante.

Durabilidade e resistência a manchas

Quando se trata de resistência ao impacto e pura longevidade, não é possível encontrar um material de pia melhor do que o ferro fundido. No entanto, praticamente todas as pias de ferro fundido são revestidas com esmalte de porcelana, e esse revestimento pode lascar. Um momento descuidado com uma panela pesada pode deixar sua pia com uma mancha feia que requer reparo profissional. Sem mencionar que o ferro fundido é tão difícil que quase caiu a louça. Isso pode ser problemático em uma cozinha movimentada.

O aço inoxidável, por sua vez, não lasca, e as pias mais pesadas são quase impossíveis de serem amolgadas, mas flexíveis o suficiente para poupar a louça. Apesar do nome, no entanto, o aço inoxidável faz mancha, e algumas das manchas podem ser permanentes. O aço inoxidável é vulnerável às soluções de alvejante e cloreto de cloro, das quais a água salgada é um exemplo. Eles causam um tipo de corrosão conhecido como pitting, que deixa o metal brilhante parecendo permanentemente opaco.

O ferro fundido revestido de porcelana não é vulnerável a manchas de cloreto, mas as manchas de água dura podem descolorá-lo, assim como fazem com qualquer outro material, incluindo aço inoxidável. As manchas no esmalte da porcelana tendem a se destacar mais do que no aço inoxidável, especialmente as manchas de ferro acastanhado. Você pode remover manchas de ferro e água dura do esmalte da porcelana e do aço inoxidável usando vinagre ou um pó de limpeza à base de ácido oxálico.

Dicas

Uma coisa importante a ter em mente é que as pias de aço inoxidável de bitola leve (bitola de 22 a 20) são barulhentas. Eles podem parecer uma tempestade em um telhado de metal. Evite o ruído, limitando suas opções a pias feitas de metal pesado de 19 a 16 bitolas. (Lembre-se de que um número de bitola inferior significa um metal mais pesado e mais espesso.) É claro que você nunca terá problemas de ruído com uma pia de ferro fundido.

Estilos de peso e montagem

Uma pia típica de ferro fundido pesa muitas vezes mais do que uma pia de aço inoxidável do mesmo tamanho e isso pode colocar um limite no tipo que seu gabinete pode suportar. Tanto o ferro fundido quanto o aço inoxidável são usados ​​para pias de montagem embutida, inferior e de fazenda, mas os estilos de montagem são os mais práticos e fáceis de instalar para os bricolage. Os lavatórios têm uma borda que repousa sobre a bancada, o que permite que a bancada suporte o peso. Os dissipadores de undermount recebem apoio de postes ou suportes presos à parte inferior da bancada. Você pode pensar que o ferro fundido é muito pesado para essa opção de montagem, mas as sub-montagens de ferro fundido são realmente bastante comuns. Se você estiver pensando em um suporte inferior de ferro fundido, verifique as especificações para garantir que sua bancada possa acomodar os postes que o acompanham.

O acabamento de porcelana lisa do ferro fundido funciona bem com bancadas em pedra.

Pias para quinta estão prontamente disponíveis nos modelos de aço inoxidável e ferro fundido. As pias de quinta apresentam um avental frontal que se estende para além da frente do balcão e geralmente são mais profundas do que outros tipos de pias. Eles contam com uma estrutura de suporte embutida no gabinete. Obviamente, essa estrutura precisa ser mais robusta para suportar uma pia de ferro fundido do que para uma de aço inoxidável; portanto, é aconselhável projetar e construir o gabinete da pia especificamente para a pia que ele deve suportar.

O peso extra de uma pia de ferro fundido apresenta desafios durante a instalação. Uma pia de cozinha grande de ferro fundido geralmente é pesada demais para uma única pessoa levantar; portanto, se você estiver planejando instalar uma, conte com a ajuda de uma elevador para colocar a pia no lugar. Uma pia de aço inoxidável, por outro lado, é tão leve que quase qualquer um pode levantar uma grande.

Dicas

Você também pode comprar pias integradas de aço inoxidável, que consistem em uma bancada e pia fundidas em uma única peça. Pias integradas de ferro fundido quase nunca são vistas.

Cor

Como as pias de ferro fundido são revestidas com esmalte, você pode escolher cores. O branco é o mais comum, mas outros estão disponíveis, dependendo do fabricante. Kohler, por exemplo, apresenta pias de ferro fundido em preto, índigo e esbranquiçado. A CECO também oferece preto, juntamente com vários tons de bege.

Uma pia de aço inoxidável também é um complemento elegante para uma bancada de pedra.

Quando se trata de aço inoxidável, um velho ditado diz o melhor: você pode ter qualquer cor, desde que seja prata metálica. É uma cor neutra que combina com quase tudo, e uma pia de aço inoxidável polido melhora quase qualquer decoração, mas não são possíveis variações. Se a prata simplesmente não funcionar, você não poderá manchar ou colorir sua pia de aço inoxidável, mas poderá pintá-la. Você precisará de equipamento de pulverização e um uretano de duas partes carregado com VOCs para aplicar um acabamento duradouro, portanto, essa não é uma tarefa de bricolage a ser levada em consideração.

Cuidado e manutenção

O ferro fundido revestido de porcelana e o aço inoxidável têm acabamentos suaves e brilhantes que podem ser embotados pelo uso de abrasivos durante a limpeza. Esponjas de nylon, panos de microfibra e escovas plásticas são geralmente seguras, mas evite esfregá-las com palha de aço ou produtos de limpeza metálicos, que podem arranhar a superfície. Em particular, o uso de lã de aço para limpar o aço inoxidável pode danificar a camada protetora de óxido de cromo na superfície e causar manchas de ferrugem.

O limpador recomendado para a maioria das pias é o bicarbonato de sódio.

Se você espera usar ácidos fortes ou soluções de cloro em atividades ao redor da pia, é melhor usar uma pia de ferro fundido. Soluções ácidas com um pH menor que 1,0 que pode causar manchas permanentes de aço inoxidável provavelmente não prejudicam o acabamento da porcelana em uma pia de ferro fundido. Além disso, a porcelana não é vulnerável à corrosão por cloretos.

O método de limpeza recomendado para uma pia de aço inoxidável é esfregar ao longo das linhas polidoras com um pano úmido e um pouco de bicarbonato de sódio. Este limpador também trabalha com ferro fundido revestido de porcelana, embora não seja necessário prestar atenção à direção do curso.

Pias de aço inoxidável geralmente custam menos

O custo médio de uma pia de cozinha de aço inoxidável é de cerca de US $ 200, com modelos de barganha disponíveis por menos de US $ 100 e modelos de alta qualidade que custam mais de US $ 400. Obviamente, os modelos premium podem custar muito mais que isso. Os preços para pias de ferro fundido começam em cerca de US $ 200. Em média, você deve pagar cerca de US $ 600 por um modelo de montagem ou desmontagem e US $ 1.000 ou mais por um modelo de casa de fazenda.

Pin
Send
Share
Send